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Exercícios sobre a terceira revolução industrial (com gabarito)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira a lista com 7 exercícios feitos no modelo ENEM sobre a Terceira Revolução Industrial. Os exercícios abordam aspectos sobre o período em que ocorreu, transformações sociais e econômicas, além de características essenciais deste período e outros assuntos sobre o tema.

Lembre-se de conferir o gabarito e a explicação ao final de cada exercício.

Exercício 1

"No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa."
— SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

O conceito de “globalização perversa”, mencionado por Milton Santos, relaciona-se diretamente à Terceira Revolução Industrial, pois expressa:

A) a integração comercial que proporciona equidade entre os países.

B) a ampliação das desigualdades sociais em escala global, apesar dos avanços tecnológicos.

C) à visão de Milton Santos de que existe um lado dos países bons e um lado de países maus na globalização.

D) o isolamento dos mercados nacionais diante da hegemonia cultural.

E) o fortalecimento de comunidades locais diante da lógica do capital internacional.

Gabarito explicado

Gabarito: B) a ampliação das desigualdades sociais em escala global, apesar dos avanços tecnológicos.

Explicação:

Milton Santos denuncia os efeitos negativos da globalização, que mesmo com os avanços tecnológicos, gera exclusão e desigualdade em larga escala.

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Exercício 2

"O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as ʼmarchas-à-réʼ que a ʼnaturezaʼ nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas."
— GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).

A crítica presente no texto evidencia uma das contradições da Terceira Revolução Industrial ao destacar:

A) a necessidade de maior controle social e ético sobre o uso das tecnologias avançadas.

B) a democratização do acesso à energia nuclear nos países subdesenvolvidos.

C) o avanço das discussões sociais e ambientais desde o início do processe de industrialização.

D) a valorização da natureza como força de contenção do progresso científico.

E) a prioridade dada ao meio ambiente nas decisões empresariais do mundo globalizado.

Gabarito explicado

Gabarito: A) a necessidade de maior controle social e ético sobre o uso das tecnologias avançadas.

Explicação:

Guattari questiona os riscos ambientais e sociais de um avanço técnico sem ética e sem controle coletivo, de forma que a natureza seja afetada de forma negativa pelo desenvolvimento, principalmente entre as camadas mais pobres da população.

Exercício 3

"O intercâmbio de ideias, informações e culturas, através dos meios de comunicação, imprimem mudanças profundas no espaço geográfico e na construção da vida social, na medida em que transformam os padrões culturais e os sistemas de consumo e de produção, podendo ser responsáveis pelo desenvolvimento de uma região."
— HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998.

O papel dos meios de comunicação descrito no texto está associado à Terceira Revolução Industrial pela:

A) fragmentação das redes sociais e reforço da produção local.

B) ampliação do alcance cultural e econômico promovida pelas tecnologias da informação.

C) valorização as culturas locais e minoritárias.

D) estagnação dos fluxos culturais entre regiões.

E) uniformização absoluta de culturas tradicionais e locais.

Gabarito explicado

Gabarito: B) ampliação do alcance cultural e econômico promovida pelas tecnologias da informação.

Explicação:

A citação mostra como a informação circula e transforma o espaço geográfico e os modos de vida, no entanto, prioriza algumas culturais (principalmente dos países desenvolvidos) colocando-as como "culturas globais".

Exercício 4

“Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com seu avô
Rodovia, hidrovia, ferrovia
E agora chegando a infovia
Para alegria de todo o interior”
— GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br, 2010.

Na canção de Gilberto Gil, observa-se a transição das infraestruturas tradicionais para a infovia digital, típica da Terceira Revolução Industrial. Esse processo reflete:

A) a concentração de meios de transporte no campo.

B) a maior importância dos avanços da primeira e da segunda revolução industrial perante as demais.

C) a expansão das redes de comunicação como instrumento de inclusão territorial.

D) a decadência do uso das tecnologias de informação nas regiões centrais.

E) a limitação da conectividade digital apenas aos grandes centros urbanos.

Gabarito explicado

Gabarito: C) a expansão das redes de comunicação como instrumento de inclusão territorial.

Explicação: Gil aponta a chegada da internet ao interior como uma nova revolução da conectividade, fortalecendo o meio técnico-científico-informacional.

Exercício 5

"Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. [...] Também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação."
— BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998.

O desafio da alfabetização eletrônica mencionado no texto representa, no contexto geográfico da Terceira Revolução Industrial:

A) a massificação imediata do acesso às tecnologias digitais nas zonas rurais.

B) está ligado à falta de acesso à internet, tido hoje como instrumento essencial à alfabetização dos mais jovens.

D) o colapso das formas tradicionais de ensino frente às novas mídias.

E) a homogeneização total da cultura e da educação global.

E) a necessidade de inclusão digital como fator de redução das desigualdades regionais.

Gabarito explicado

Gabarito: E) a necessidade de inclusão digital como fator de redução das desigualdades regionais.

Explicação:

Brigagão destaca a importância da alfabetização digital como inclusão social e cultural, pois, atualmente, o meio digital é essencial para realização de determinadas tarefas, acesso às informações, mobilizações sociais, etc.

Exercício 6

"A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. [...] Com a automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho."
— Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales, Univ. de Barcelona, 2004.

O impacto da automação microeletrônica descrito no texto refere-se à:

A) valorização crescente do trabalho manual nas indústrias.

B) substituição de grandes grupos de operários por máquinas, alterando as relações de trabalho.

C) ao estímulo criado pelo avanço do setor informático nas organizações operárias.

D) redução da produtividade industrial em função da informatização.

E) resistência tecnológica por parte dos trabalhadores organizados.

Gabarito explicado

Gabarito: B) substituição de grandes grupos de operários por máquinas, alterando as relações de trabalho.

Explicação:

A automação, marca da Terceira Revolução, altera o mundo do trabalho, diminuindo empregos operários devido à automação e a mecanização do trabalho, não apenas na indústria, mas também no campo.

Exercício 7

“Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalarização do trabalho [...] A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora [...]”
— CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

A descentralização mencionada no texto evidencia um traço da Terceira Revolução Industrial relacionado à:

A) concentração fabril em regiões periféricas.

B) criação de mais postos de trabalho em diversos setores industriais.

C) flexibilização do trabalho e da produção por meio das redes informacionais.

D) valorização das hierarquias tradicionais no mundo corporativo.

E) padronização dos modos de produção nos territórios nacionais.

Gabarito explicado

Gabarito: C) flexibilização do trabalho e da produção por meio das redes informacionais.

Explicação:

Castells fala da descentralização e personalização das atividades econômicas a partir da conectividade e do avanço da tecnologia.

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Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.