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Exercícios sobre agentes do relevo (internos e externos) com gabarito

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira a lista com 7 exercícios feitos no modelo ENEM sobre os agentes internos e externos do relevo, abordando o conceito, a importância socioeconômica, o processo histórico, entre outros assuntos sobre o tema.

Lembre-se de conferir o gabarito e a explicação ao final de cada exercício.

Exercício 1

A Cordilheira do Himalaia tem mais de 50 milhões de anos, sendo classificada como a maior cordilheira do planeta. Originário da língua sânscrito, comum na região, seu nome quer dizer “morada da neve”. É possível encontrar nessa cordilheira as quinze maiores montanhas do mundo. Ao todo, existem mais de cem picos, que contam com altitudes bem maiores que 7 000 m. O Everest, considerado o ponto mais alto da Terra, tem nada menos que 8 848 m de altitude, e continua crescendo, aproximadamente, 0,8 mm a cada ano.

Disponível em: https://meioambiente.culturamix.com. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).

O Himalaia é uma das cordilheiras mais jovens e altas da Terra, resultado de um processo geológico de grande escala que ainda está em curso.

Esse tipo de formação geológica é resultado direto da atuação de qual agente do relevo?

A) Movimento eólico de grandes proporções.

B) Erosão por geleiras continentais.

C) Sedimentação fluvial em zonas de planícies.

D) Choque entre placas tectônicas continentais.

E) Ação do intemperismo físico em climas áridos.

Gabarito explicado

Gabarito: D) Choque entre placas tectônicas continentais.

Explicação: O Himalaia resulta do choque entre placas tectônicas da Índia e da Ásia. Isso ocorre com todas as formações montanhosas terrestres do planeta, que formam-se pelo choque de placas tectônicas.

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Exercício 2

As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.

BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).

A atuação dos agentes externos do relevo gera modificações significativas na paisagem ao longo do tempo geológico. Essas ações envolvem transformações químicas e físicas das rochas, que geram sedimentos transportados e depositados em outros locais.

A transformação descrita no texto é comumente denominada:

A) Epigênese litorânea.

B) Intemperismo e sedimentação.

C) Derretimento tectônico.

D) Vulcanismo estrutural.

E) Inversão orogênica.

Gabarito explicado

Gabarito: B) Intemperismo e sedimentação.

Explicação: O texto descreve processos típicos do intemperismo (quebra das rochas) e sedimentação, processo que ocorre mais rapidamente em contato com a água (intemperismo químico).

Exercício 3

A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).

As dunas são formadas a partir da movimentação de sedimentos finos por meio da ação constante de um agente modelador, especialmente em regiões onde há pouca cobertura vegetal.

Esse agente do relevo responsável pela formação das dunas é:

A) A chuva.

B) A chuva torrencial.

C) O gelo dos glaciares.

D) O transporte eólico.

E) A movimentação sísmica.

Gabarito explicado

Gabarito: D) O transporte eólico.

Explicação: O transporte eólico (ação dos ventos) forma as dunas, principalmente em climas áridos.

Exercício 4

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

O terremoto que atingiu o Chile em 2010 teve como consequência o deslocamento de cidades inteiras, como Concepción e Santiago, evidenciando a intensa movimentação da crosta terrestre.

Esse fenômeno se relaciona diretamente com qual agente do relevo?

A) A ação erosiva da chuva em áreas costeiras.

B) O tectonismo, responsável pela movimentação das placas.

C) A sedimentação marinha durante marés altas.

D) O intemperismo químico em camadas sedimentares.

E) A abrasão glacial de antigas geleiras.

Gabarito explicado

Gabarito: B) O tectonismo, responsável pela movimentação das placas.

Explicação: O terremoto citado decorre da movimentação das placas tectônicas, um agente interno. Este tipo de processo desloca a placa como um todo, portanto, também a superfície do solo, afetando cidades e construções humanas que estiverem no local.

Exercício 5

Erosão com queda dʼágua - V. Leinz

A imagem ilustra a queda de um curso d’água que atua sobre um terreno em camadas rochosas, evidenciando um processo erosivo ao longo do tempo.

A principal forma de atuação do agente modelador ilustrado na imagem é:

A) Intemperismo químico promovido por reações na água.

B) Erosão fluvial com desgaste progressivo das camadas rochosas.

C) Erosão eólica pela ação do vento em encostas.

D) Vulcanismo causado por calor interno.

E) Movimentação tectônica com falhamento.

Gabarito explicado

Gabarito: B) Erosão fluvial com desgaste progressivo das camadas rochosas.

Explicação: A queda d’água provoca erosão fluvial nas camadas rochosas, acelerando o processo de degradação da rocha (intemperismo).

Exercício 6

Gráfico sobre inundação do Instituto Geológico

O gráfico mostra a diferença entre dois tipos de inundações quanto à velocidade e ao tempo de duração. As inundações mais bruscas estão geralmente associadas à rápida impermeabilização do solo e ao excesso de chuvas em um curto espaço de tempo.

Esse tipo de evento está diretamente relacionado à:

A) Erosão glacial em cordilheiras altas.

B) Ação de ondas em zonas costeiras.

C) Impactos do reflorestamento sobre o solo.

D) Atuação do escoamento superficial em áreas urbanizadas.

E) Pressão antrópica sobre dunas móveis.

Gabarito explicado

Gabarito: D) Atuação do escoamento superficial em áreas urbanizadas.

Explicação: As inundações bruscas são típicas de áreas urbanizadas com escoamento superficial intenso. Isso ocorre devido à impermeabilização do solo causada pelas construções humanas (asfalto, calçadas, etc.).

Exercício 7

Relevo com nascentes hídricas - D.M.A. Suertegaray

A imagem apresenta uma elevação do relevo de onde parte um fluxo de água que percorre vales até alcançar áreas mais baixas. Esse processo é comum em regiões montanhosas, onde a água da chuva ou do degelo se acumula e dá origem aos cursos d’água que esculpem o relevo ao longo do tempo.

O fenômeno representado está relacionado ao processo de:

A) Desertificação, causada pela ação dos ventos em áreas semiáridas.

B) Erosão fluvial, com a formação de rios a partir do escoamento das águas superficiais.

C) Vulcanismo, com liberação de lava e formação de cones montanhosos.

D) Intemperismo químico, relacionado à decomposição de rochas por substâncias ácidas.

E) Glaciação, provocada pela movimentação de geleiras em altas latitudes.

Gabarito explicado

Gabarito: B) Erosão fluvial, com a formação de rios a partir do escoamento das águas superficiais.

Explicação: a imagem apresenta uma região elevada de formação sedimentar sendo esculpida, principalmente, pela atuação dos rios (erosão fluvial).

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Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.