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Exercícios sobre as funções da partícula 'se' (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Neste material, você encontrará exercícios práticos com gabarito comentado, que vão ajudá-lo a identificar e entender cada uso do “se” em diferentes contextos.

Questão 1

Em tempos de redes sociais, muitos usuários expõem-se constantemente, compartilhando detalhes de suas vidas pessoais. Essa exposição pode trazer tanto reconhecimento quanto críticas, dependendo da recepção do público.

No trecho "muitos usuários expõem-se constantemente", a partícula "se" exerce a função de:

a) índice de indeterminação do sujeito.

b) pronome reflexivo.

c) partícula apassivadora.

d) pronome recíproco.

e) conjunção subordinativa condicional.

Gabarito explicado

Alternativa certa: b) pronome reflexivo.

Os pronomes reflexivos indicam que o sujeito praticou e recebeu uma ação verbal sobre si mesmo.

Neste caso, o sujeito “muitos usuários” compartilham detalhes nas redes sociais, que são detalhes da sua própria vida.

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Questão 2

Leia o texto a seguir:

Durante a crise econômica, notou-se um aumento significativo no número de pessoas que recorreram ao comércio informal como forma de sobrevivência. Vende-se de tudo: roupas, alimentos, eletrônicos. Nas ruas, improvisam-se lojas, vitrines, propagandas. Mas também se observa o aumento da vulnerabilidade social.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as três ocorrências da partícula “se” destacadas no texto.

a) partícula apassivadora – índice de indeterminação do sujeito

b) índice de indeterminação do sujeito – partícula apassivadora

c) partícula apassivadora – pronome reflexivo

d) partícula apassivadora – partícula apassivadora

e) pronome reflexivo – partícula apassivadora

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) partícula apassivadora – partícula apassivadora.

"notou-se um aumento..." é partícula apassivadora, porque está complementando o verbo notar, que é transitivo direto (quem nota, nota algo). Quando “se” é índice de indeterminação do sujeito, o verbo é intransitivo, transitivo indireto ou verbo de ligação.

"Vende-se de tudo" é partícula apassivadora, porque está complementando o verbo vender, que é transitivo direto (quem vende, vende algo). Quando “se” é índice de indeterminação do sujeito, o verbo é intransitivo, transitivo indireto ou verbo de ligação, como por exemplo: “Precisa-se de tudo” (quem precisa, precisa de algo, ou seja, precisa é transitivo indireto).

Questão 3

Ao longo do tempo, percebeu-se que o comportamento do consumidor mudou drasticamente. Hoje, trata-se da clientela com rapidez e personalização. Se essas expectativas não são atendidas, não há clientes.

Com base no texto acima, as funções da partícula "se" nas três ocorrências são, respectivamente:

a) pronome reflexivo – partícula apassivadora – conjunção subordinativa condicional.

b) índice de indeterminação – partícula apassivadora – partícula apassivadora.

c) partícula apassivadora – partícula apassivadora – partícula apassivadora.

d) partícula apassivadora – índice de indeterminação do sujeito – conjunção subordinativa condicional.

e) partícula apassivadora – pronome reflexivo – pronome recíproco.

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) partícula apassivadora – índice de indeterminação do sujeito – conjunção subordinativa condicional.

"percebeu-se que..." é partícula apassivadora, porque está complementando o verbo perceber, que é transitivo direto (quem percebe, percebe algo). Quando “se” é índice de indeterminação do sujeito, o verbo é intransitivo, transitivo indireto ou verbo de ligação.

"trata-se da cliente..." é índice de indeterminação do sujeito, porque o verbo tratar está na 3ª pessoa do singular e é transitivo indireto (quem trata, trata de algo).

"Se essas expectativas..." é uma conjunção subordinativa condicional porque está indicando a condição para que algo aconteça que, neste caso, é ter clientes.

Questão 4

Relacione as colunas com base nas funções da partícula “se” nos enunciados abaixo:

I – Partícula apassivadora
II – Conjunção subordinativa integrante
III – Índice de indeterminação do sujeito
IV – Pronome reflexivo
V – Partícula expletiva

a) Ele perguntou se o projeto estava pronto.
b) Os estudantes machucaram-se durante o treino.
c) Vendem-se ingressos para o show.
d) Precisa-se de ajuda urgente no local do acidente.
e) Foram-se os dias de tranquilidade.

a) II – IV – I – III – V

b) III – IV – I – II – V

c) II – III – IV – I – V

d) I – IV – II – III – V

e) II – V – I – III – IV

Gabarito explicado

Alternativa certa: a) II – IV – I – III – V.

a) Ele perguntou se o projeto estava pronto. - é conjunção subordinativa integrante, porque tem a função de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

b) Os estudantes machucaram-se durante o treino. - é pronome reflexivo, porque indica que o sujeito “estudantes” praticaram e receberam uma ação sobre si mesmos.

c) Vendem-se ingressos para o show. - é partícula apassivadora, porque está complementando o verbo vender, que é transitivo direto (quem vende, vende algo).

d) Precisa-se de ajuda urgente no local do acidente. - é índice de indeterminação do sujeito, porque o sujeito é indeterminado, sendo que o verbo precisar é transitivo indireto (quem precisa, precisa de algo) e está na 3ª pessoa do singular.

e) Foram-se os dias de tranquilidade. - é partícula expletiva, porque o “se” é dispensável, ou seja, se não utilizado, não causa nenhum prejuízo ao sentido da frase (foram os dias de tranquilidade).

Questão 5

Leia o texto:

Na praça antiga, sob o sol do meio-dia, os velhos conversavam nas sombras das árvores. Ao longe, uma criança distraída ria-se das bolhas de sabão que o vento arrastava. Era como se o tempo, por instantes, detivesse-se em meio à correria do mundo.

A função da partícula "se" em “ria-se das bolhas de sabão...” é:

a) partícula apassivadora

b) conjunção subordinativa integrante

c) índice de indeterminação do sujeito

d) partícula expletiva

e) pronome reflexivo

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) partícula expletiva.

Em “ria-se das bolhas de sabão”, o “se” é dispensável, ou seja, se não utilizado, não causa nenhum prejuízo ao sentido da frase (uma criança ria das bolhas de sabão que o vento arrastava). Neste caso, como está sendo usado apenas para dar mais ênfase, “se” é uma partícula expletiva ou de realce.

Questão 6

Assinale a alternativa em que o "se" tem função de índice de indeterminação do sujeito:

a) Admira-se a dedicação dos pesquisadores.

b) Conquistou-se o título com muito esforço.

c) Vive-se bem nesta cidade pequena.

d) Percebeu-se que o erro era grave.

e) A criança feriu-se com o brinquedo quebrado.

Gabarito explicado

Alternativa certa: c) Vive-se bem nesta cidade pequena.

Neste caso, o "se" tem função de índice de indeterminação do sujeito, porque o sujeito é indeterminado, sendo que o verbo é intransitivo e está na 3ª pessoa do singular.

Quanto às alternativas restantes:

a) Foi-se embora sem dizer nada. (partícula expletiva)
b) Verifique se não falta nada. (conjunção integrante)
d) Percebeu-se que o erro era grave. (partícula apassivadora)
e) A criança feriu-se com o brinquedo quebrado. (pronome reflexivo)

Questão 7

Em todas as alternativas abaixo, a partícula “se” atua como partícula apassivadora, exceto:

a) Contratam-se professores com experiência.

b) Aqui se come muito bem.

c) Observa-se um aumento da inflação.

d) Analisam-se dados estatísticos diariamente.

e) Vendem-se ingressos na bilheteria.

Gabarito explicado

Alternativa certa: b) Aqui se come muito bem.

Neste caso, o "se" tem função de índice de indeterminação do sujeito, porque o sujeito é indeterminado, sendo que o verbo é intransitivo e está na 3ª pessoa do singular.

Veja também: Funções do se

Para mais exercícios: Exercícios sobre as funções da partícula 'que' (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).