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Exercícios sobre os povos Andinos (com respostas explicadas)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Teste seus conhecimento sobre os povos andinos com os exercícios abaixo. Confira as respostas e aprenda mais lendo as explicações que acompanham o gabarito. Bons estudos!

Questão 1

"A partir de Cuzco, um sistema de comunicações sem paralelo no mundo antigo, ou quem sabe só comparável ao de Roma, se estende por cerca de 40.000km, desde Quito, no Equador, em direção ao sul, até o Chile e a Argentina. O império inca foi o Estado de maior extensão em toda a América pré-Colombiana. (...) Em algumas regiões, fez-se bem-vindo o cultivo do milho e do algodão; em outras, se produziu a batata, presente do Peru à Europa. E, no planalto, desenvolveu a única pecuária das Américas, o mundo da lhama, do guanaco e da alpaca, companheiros inseparáveis dos índios andinos"...

(FUENTES, Carlos. O Espelho Enterrado. Rocco: Rio de Janeiro, 2001. p.121)

No excerto acima, o destaque dado ao povo inca ocorre por:

a) Valorização de aspectos políticos e religiosos.

b) Triunfo militar perante os invasores espanhois.

c) Sofisticação em obras de engenharia e complexidade econômica.

d) Prática pecuária de animais introduzidos pelos europeus, como a Alpaca.

e) Centralização política e capacidade bélica.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O texto não menciona aspectos de ordem religiosa, mas sim obras de engenharia e elementos econômicos.

b) Incorreta. Não há menção a conquistas militares contra os espanhóis.

c) Correta. Sofisticação em obras de engenharia (como o sistema de estradas) e variedade econômica (cultivo diversificado e pecuária típica dos Andes) são destacadas no texto.

d) Incorreta. A alpaca já fazia parte do mundo andino antes da chegada dos europeus.

e) Incorreta. A centralização política e capacidade bélica não são o foco do excerto.

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Questão 2

"Pouco antes da morte do inca Huayna Cápac, (...) ocorrida por volta de 1525, seus domínios (...) se estendiam desde a fronteira da atual Colômbia até partes do norte do Chile e da atual República Argentina. De um extremo ao outro havia cerca de quatro mil quilômetros, em grande parte interligados pelos famosos “caminos del incario”. O Tahuantinsuyu, “a terra dos quatro quadrantes ou caminhos do mundo”, tinha alcançado enorme prosperidade, graças a uma rígida administração política e econômica, que tinha em Cuzco seu “umbigo” ou centro. Sua riqueza era conhecida. Os conquistadores espanhóis bem logo haveriam de ter notícias dela."

(LEÓN-PORTILLA, Miguel. A Conquista da América Latina vista pelos índios: relatos astecas, maias e incas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987. p. 87)

Segundo o autor, a prosperidade atingida pela sociedade Inca estava diretamente ligado ao(a):

a) Centralização política na figura do Sapa Inca, epicentro administrativo do império.

b) Geografia da região, marcada por uma topografia majoritariamente plana e fértil.

c) Rápida aproximação e aliança com os conquistadores espanhóis.

d) Utilização de mão-de-obra escrava nas lavouras, o que favoreceu o rápido enriquecimento.

e) A adoção de princípios federalistas dentro do império, garantia autonomia aos povos dominados.

Gabarito explicado

a) Correta. O texto ressalta a centralização administrativa em Cuzco e uma gestão rígida que levou à prosperidade, vinculadas ao Sapa Inca - líder político deste povo.

b) Incorreta. A topografia da região incaica era montanhosa, não plana. Tal povo vivia na região da Cordilheira dos Andes.

c) Incorreta. O trecho não apresenta qualquer aspecto da relação entre o povo andino e os espanhois.

d) Incorreta. Não há menção à escravidão como fator de enriquecimento.

e) Incorreta. O império era centralizado, e não federalista - isto é, com ampla autonomia às regiões.

Questão 3

"A fortaleza de Las Piedras é uma prova concreta da presença Inca em territórios muito além de Cuzco. O fato de estar a cerca de 700 quilômetros da capital imperial parece ir ao encontro da versão das fontes históricas de que os Incas teriam chegado a aproximadamente 1.000 quilômetros de Cuzco. Apesar de até o momento não existirem evidências arqueológicas que comprovem que os Incas teriam avançado mais adiante de Las Piedras, até o rio Paucarmayo ou atual Madeira, não seria insensato sugerir que tendo Las Piedras como um posto avançado, os Incas poderiam facilmente usar os rios Beni e Madeira para alcançar territórios ainda mais distantes..."

(MARTINS, Cristiana Bertazoni. Andes e Amazônia: história e arqueologia Inca no baixo Rio Madre de Dios. IN Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 19: 273-283, 2009. p. 278)

Para sugerir o alcance incaico em regiões amazônicas, a autora utiliza como evidência:

a) A presença de cidades incas na região do Rio Madeira.

b) A fortaleza de Las Piedras como evidência arqueológica e o uso estratégico dos rios para expansão territorial.

c) Relatos orais de populações indígenas amazônicas contemporâneas.

d) Mapas cartográficos produzidos pelos próprios incas.

e) Registros deixados pelos conquistadores espanhóis na região.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O excerto afirma que não há evidência de cidades incas no rio Madeira.

b) Correta. A autora usa especificamente a fortaleza de Las Piedras como "prova concreta" e sugere o uso dos rios Beni e Madeira como rotas de expansão territorial inca.

c) Incorreta. O texto não menciona relatos orais de populações indígenas como fonte de evidência utilizada pela autora.

d) Incorreta. Não há referência no texto sobre mapas cartográficos incaicos como evidência utilizada pela pesquisadora.

e) Incorreta. O texto não cita registros espanhóis como fonte de evidência para a análise do alcance inca na região amazônica.

Questão 4

"Entre o ano 900 e o ano 200 a.C., surgiu nos planaltos elevados e junto à costa a civilização chavin, a qual se dispersou numa variedade de civilizações regionais. Entre o ano de 100 a.C. e o ano 600 d.C., floresceu na costa norte a civilização mochica, com suas grandes pirâmides e belos artigos de barro, enquanto na costa sul a civilização dos paracas se transformara na civilização nazca. Nas terras altas, os habitantes do lago Titicaca construíram uma cidade muito importante: Tiahuanaco..."

(BURLAND, C.A. Os Incas. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p. 12)

O texto descreve a ocupação territorial de diferentes civilizações andinas ao longo dos séculos. Considerando as relações de poder no espaço geográfico andino, pode-se afirmar que:

a) A civilização Chavin exerceu domínio político direto sobre todas as civilizações posteriores, mantendo controle militar das rotas comerciais entre costa e planalto.

b) As diferentes civilizações disputaram violentamente o controle do lago Titicaca, resultando na destruição completa da cidade de Tiahuanaco pelos mochicas.

c) A complexidade geográfica da região andina favoreceu o desenvolvimento de múltiplos centros de poder, cada um adaptado às características específicas de seu território.

d) A civilização Nazca conquistou militarmente todo o território costeiro, submetendo os mochicas e estabelecendo um império unificado no litoral peruano.

e) As civilizações andinas mantiveram-se completamente isoladas umas das outras, sem qualquer tipo de contato ou influência cultural recíproca.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A civilização Chavin não controlou politicamente todas as posteriores. Pelo contrário, o texto destaca a diversidade de civilizações andinas, não a dominação de uma sobre as outras.

b) Incorreta. Não há menção a conflitos violentos pelo controle do lago Titicaca nem à destruição de Tiahuanaco.

c) Correta. O texto mostra que várias civilizações floresceram em diferentes regiões, indicando que a geografia andina favoreceu múltiplos centros adaptados ao ambiente local.

d) Incorreta. Não há evidência de conquista nazca sobre os mochicas. Além disso, o texto destaca transformações culturais, não expansão militar.

e) Incorreta. O isolamento absoluto entre as civilizações não é sustentado pelo texto, que mostra continuidade e transformações ao longo do tempo.

Questão 5

"A civilização Nazca é famosa pelas grandes "Linhas de Nazca", desenhos antropomórficos e geométricos de grande escala marcados no solo nas áreas desérticas da região de Nazca. Algumas dessas linhas podem estar relacionadas a rituais ligados à água, uma preocupação e foco importante para os Nazca. Talvez outras tenham significado astronômico."

(Adaptado de: KNOX, Walter. Nazca. In: ARIZONA MUSEUM OF NATURAL HISTORY. Disponível em: https://www.arizonamuseumofnaturalhistory.org. Acesso em: 24 jun. 2025.)

A partir da análise do texto sobre as Linhas de Nazca, é possível interpretar que essas manifestações culturais da civilização andina revelam:

a) A predominância de práticas religiosas voltadas exclusivamente para o culto aos mortos, conforme evidenciado pelos desenhos antropomórficos que representavam figuras humanas mumificadas.

b) A ausência de conhecimentos astronômicos avançados, uma vez que os geoglifos serviam apenas como marcos territoriais para delimitar fronteiras.

c) A integração entre necessidades práticas e dimensões simbólicas da cultura, expressa na possível relação entre a demanda hídrica e as observações astronômicas.

d) O desenvolvimento de uma sociedade mercantil, que utilizava as linhas como mapas de rotas comerciais através do deserto peruano.

e) A influência direta da colonização europeia na criação desses símbolos, que misturavam elementos indígenas com tradições cristãs impostas pelos conquistadores.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Embora houvesse práticas funerárias na cultura Nazca, o texto destaca principalmente preocupações com água e astronomia, não o culto aos mortos.

b) Incorreta. O texto sugere possíveis significados astronômicos para os geoglifos, o que contradiz a ideia de ausência de conhecimentos avançados.

c) Correta. A interpretação do texto propõe que as linhas combinavam aspectos práticos (água) e simbólicos (astronomia), demonstrando uma integração cultural complexa.

d) Incorreta. Não há menção a uso comercial ou de rotas mercantis nas Linhas de Nazca.

e) Incorreta. As linhas são anteriores à colonização europeia e não há qualquer influência cristã nelas.

Questão 6

“As práticas de subsistência eram focadas em tubérculos e grãos de alta altitude, caça e criação de cuys (porquinhos-da-índia) domesticados e rebanhos de camelídeos para obtenção da proteína cárnea necessária. Muitos assentamentos estão cercados por extensos vestígios de sistemas agrícolas, que variam de grandes terraços de terra a campos com sulcos e terraços com muros de pedra em ravinas protegidas.”

(CHURCH, Warren; HAGEN, Adriana. Chachapoyas: Cultural Development at an Andean Cloud Forest Crossroads. 2008. DOI: 10.1007/978-0-387-74907-5_45.)

As práticas descritas no texto estabelecem continuidade com manifestações culturais andinas atuais, principalmente na:

a) Substituição dos cultivos tradicionais por agricultura comercial moderna.

b) Manutenção do cultivo de tubérculos e do uso de terraços agrícolas.

c) Adoção exclusiva de métodos industriais de produção agrícola.

d) Transformação das áreas rurais em centros urbanos industrializados.

e) Importação de alimentos devido às condições climáticas de altitude.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O texto destaca práticas tradicionais e não sua substituição por agricultura comercial.

b) Correta. O uso de terraços e o cultivo de alimentos adaptados à altitude continuam presentes em comunidades andinas até hoje, mostrando uma forte continuidade cultural.

c) Incorreta. As técnicas descritas são tradicionais e manuais, não industriais.

d) Incorreta. O texto trata de áreas rurais com agricultura tradicional, e não da urbanização dessas regiões.

e) Incorreta. Apesar das condições difíceis, as comunidades se adaptaram e não dependem exclusivamente de alimentos importados.

Questão 7

“Essa obsessão por portais, muitos deles decorados com figuras móveis flutuando horizontalmente, correndo ou caminhando, revela uma arquitetura projetada para conferir significado cívico e religioso a espaços seculares e sagrados, por meio de movimentos rituais e passagens controladas. Trata-se de um monumentalismo a serviço de desfiles rituais através de lugares sacrossantos e em direção a (...) estruturas veneradas e protegidas.”

(Adaptado de: RODRÍGUEZ, José Berenguer. Tiwanaku: Señores del Lago Sagrado. Santiago: Museu de Arte Precolombino, 2000. p. 29.)

A descrição da arquitetura Tiwanaku revela que a função da arte nessa civilização estava relacionada a:

a) Controle de movimentos rituais e organização do espaço sagrado.

b) Decoração puramente estética dos ambientes urbanos.

c) Demonstração de técnicas construtivas avançadas.

d) Representação de cenas cotidianas da população.

e) Proteção militar de territórios conquistados.

Gabarito explicado

a) Correta. O texto destaca que a arquitetura Tiwanaku organizava os espaços de modo a orientar os rituais e os percursos sagrados, revelando uma arte funcional e simbólica.

b) Incorreta. O texto não trata exclusivamente de uma estética decorativa, mas de função ritual e simbólica.

c) Incorreta. Apesar de a construção ser sofisticada, o foco do texto está no simbolismo e uso ritual, não na técnica.

d) Incorreta. As figuras nos portais têm sentido ritual, não representam cenas cotidianas.

e) Incorreta. O objetivo da arquitetura descrita não é militar, mas espiritual e cerimonial.

Para praticar mais: Questões sobre os Astecas, Maias e Incas (com gabarito e comentários)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.