Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Exercícios sobre recursos naturais (com respostas explicadas)

Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia

Confira as atividades de Geografia para o 9º ano do Ensino Fundamental, e para o Ensino Médio, elaboradas conforme as habilidades indicadas na BNCC.

As atividades apresentam exercícios sobre recursos naturais, sua utilização, sua disponibilidade e características.

Exercício 1

Os recursos naturais fazem parte da vida humana e do desenvolvimento das sociedades. Considerando uma definição mais completa, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de recursos naturais.

a) Elementos exclusivamente renováveis da natureza, como a água e o ar, utilizados pelo ser humano de forma ilimitada.

b) Apenas os elementos minerais e energéticos extraídos da natureza com fins comerciais.

c) Todos os elementos da natureza que o ser humano pode usar para satisfazer suas necessidades, sejam eles renováveis ou não, incluindo água, solo, vegetação, minerais, ar e energia.

d) Recursos produzidos artificialmente pelo ser humano para substituir o que a natureza não fornece.

e) Elementos naturais intocados e não utilizados pela sociedade, como áreas de preservação ambiental.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) Todos os elementos da natureza que o ser humano pode usar para satisfazer suas necessidades, sejam eles renováveis ou não, incluindo água, solo, vegetação, minerais, ar e energia.

Explicação: Recursos naturais são elementos disponíveis na natureza e que possuem valor de uso para as sociedades. O uso pode ser através do consumo direto, como os alimentos e água, ou para geração de energia, como o petróleo e o carvão.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Exercício 2

Os recursos naturais são fundamentais para a manutenção das atividades humanas. Eles podem ser classificados em renováveis e não renováveis. No entanto, o uso intensivo desses recursos tem gerado debates sobre sustentabilidade e esgotamento ambiental. Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo:

a) Recursos não renováveis, como a energia solar e os ventos, estão se tornando escassos devido ao consumo industrial e urbano.

b) Recursos renováveis, como a água e o solo, são inesgotáveis, pois se regeneram automaticamente, independentemente do uso humano.

c) O petróleo é considerado um recurso renovável, pois pode ser substituído por biocombustíveis em curto prazo.

d) Apesar de serem naturalmente renováveis, recursos como a água potável e as florestas podem se tornar escassos se utilizados de forma predatória.

e) Apenas os recursos não renováveis oferecem riscos ambientais, já que os renováveis não causam impactos quando explorados.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Apesar de serem naturalmente renováveis, recursos como a água potável e as florestas podem se tornar escassos se utilizados de forma predatória.

Explicação: Os recursos renováveis são aqueles que tem a capacidade de se renovarem durante o tempo de vida humana, ou seja, são ou podem ser repostos. Por exemplo, a água, a madeira, a energia solar, o vento. Já os recursos não renováveis possuem um tempo maior de reposição, que não acompanha a vida humana, como por exemplo o petróleo e o carvão mineral, que demoram milhões de anos para serem formados. Ou, ainda, são recursos que não podem ser repostos, como por exemplo o ouro, que tem origem estelar.

Exercício 3

O sistema capitalista influenciou diretamente a forma como os recursos naturais são explorados em escala global. Essa dinâmica tem gerado impactos sociais e ambientais. Sobre essa relação, assinale a alternativa correta:

a) O sistema capitalista prioriza a preservação ambiental, utilizando apenas recursos renováveis para garantir a sustentabilidade das futuras gerações.

b) No capitalismo, os recursos naturais são considerados bens comuns, geridos coletivamente para o benefício de toda a sociedade.

c) A economia capitalista busca reduzir o consumo de recursos naturais ao mínimo, promovendo o decrescimento como modelo global.

d) O capitalismo aboliu a dependência dos recursos naturais ao desenvolver tecnologias totalmente autossuficientes e sustentáveis.

e) A lógica capitalista impulsiona a exploração intensiva dos recursos naturais, muitas vezes sem considerar os limites ecológicos e sociais.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) A lógica capitalista impulsiona a exploração intensiva dos recursos naturais, muitas vezes sem considerar os limites ecológicos e sociais.

Explicação: A lógica capitalista de lucro e produtividade constantes e progressivos precisa se alimentar de recursos para manter essa produção. Logo, a exploração intensiva dos recursos naturais acontece sem levar em consideração o tempo da natureza e os seus limites.

Exercício 4

O Brasil possui uma grande variedade de recursos minerais, distribuídos de forma desigual pelo território. O aproveitamento desses recursos tem importância estratégica para a economia do país e influencia diretamente a ocupação do espaço e a infraestrutura das regiões. Sobre a distribuição dos principais recursos minerais brasileiros, assinale a alternativa correta:

a) A região Sudeste, especialmente o estado de Minas Gerais, destaca-se na produção de ferro, ouro e bauxita.

b) A região Sul é a principal produtora de ferro do Brasil, concentrando as maiores jazidas em áreas como o Vale do Rio Doce.

c) O petróleo brasileiro é explorado majoritariamente na região Norte, com destaque para a província mineral de Carajás.

d) A região Centro-Oeste é a principal produtora de carvão mineral, utilizado em larga escala na siderurgia nacional.

e) A maior produção de manganês e cassiterita ocorre na região Sul, com forte presença de jazidas em Santa Catarina.

Gabarito explicado

Resposta correta: a) A região Sudeste, especialmente o estado de Minas Gerais, destaca-se na produção de ferro, ouro e bauxita.

Explicação: O Quadrilátero Ferrífero é uma região de Minas Gerais com grande produtividade mineral, especialmente de minério de ferro, além do ouro e da bauxita. A alternativa b) está errada porque a região Sul não é a maior produtora de ferro do Brasil, e sim a região Sudeste. A alternativa c) está errada porque a maior parte do petróleo brasileiro é explorada na região Sudeste. A província de Carajás produz muito ferro, bauxita, cobre, dentre outros, mas não produz petróleo. A alternativa d) está errada porque a maior produtora de carvão mineral é a região Sul e não o Centro-Oeste. A alternativa e) está errada porque a maior produção de mangânes e cassiterita ocorre na região Norte.

Exercício 5

O Oriente Médio é uma região estratégica devido às suas vastas reservas de petróleo. Essas reservas influenciam diretamente sua importância geopolítica global. Sobre a relação entre as jazidas de petróleo no Oriente Médio e as tensões políticas e econômicas mundiais, assinale a alternativa correta:

a) O petróleo do Oriente Médio é irrelevante para a economia global, pois a maior parte do petróleo consumido mundialmente vem da América do Sul.

b) A grande dependência global do petróleo do Oriente Médio torna essa região alvo de disputas geopolíticas, intervenções internacionais e conflitos armados.

c) A concentração de jazidas de petróleo no Oriente Médio contribui para a estabilidade política e econômica da região, reduzindo os conflitos.

d) Países do Oriente Médio são os únicos produtores de petróleo no mundo e, por isso, controlam totalmente os preços internacionais.

e) O Oriente Médio exporta petróleo apenas para países vizinhos da Ásia e da África, sem relevância para os mercados da Europa ou América do Norte.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) A grande dependência global do petróleo do Oriente Médio torna essa região alvo de disputas geopolíticas, intervenções internacionais e conflitos armados.

Explicação: Mesmo com a introdução de novas fontes de energia mais sustentáveis na economia global, o petróleo ainda é o principal recurso natural utilizado. O Oriente Médio é a maior região produtora do mundo, concentrando grande número de reservas. É uma região globalmente estratégica, o que a torna alvo também de disputas militares, territoriais, pressões econômicas e conflitos armados.

Exercício 6

Transição energética diz respeito à substituição das fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis por fontes renováveis. O objetivo da transição é reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável. Apesar dos avanços tecnológicos, diversos obstáculos ainda dificultam essa transição em escala global. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:

a) A transição energética é fácil de ser implementada, já que as fontes renováveis são abundantes e independem de recursos naturais.

b) A substituição das fontes fósseis por renováveis já é uma realidade nos países pobres, que lideram a produção de energia limpa por terem menos indústrias.

c) Um dos principais desafios da transição energética é o alto custo inicial de instalação das tecnologias renováveis e a dependência de minerais estratégicos, como lítio e cobalto.

d) O uso de fontes renováveis não depende de condições ambientais específicas, podendo ser aplicado com eficiência em qualquer região do planeta.

e) A transição energética é apenas uma questão técnica, não sofrendo influência de interesses econômicos e geopolíticos ligados aos recursos naturais.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) Um dos principais desafios da transição energética é o alto custo inicial de instalação das tecnologias renováveis e a dependência de minerais estratégicos, como lítio e cobalto.

Explicação: A transição energética não envolve apenas a troca de uma energia por outra, mas é preciso também modificar a estrutura de produção e distribuição energética de cidades e países inteiros. As tecnologias necessárias para a transição energética são caras e, muitas vezes, utilizam minerais estratégicos como lítio, cobalto, níquel, dentre outros.

Exercício 7

As terras raras são minerais essenciais para a fabricação de tecnologias modernas, como smartphones, carros elétricos, turbinas eólicas, etc. Esses minerais possuem importância estratégica para o desenvolvimento tecnológico e econômico mundial. Sobre as terras raras e suas implicações geopolíticas, assinale a alternativa correta:

a) As terras raras são abundantes e distribuídas uniformemente pelo mundo, não gerando dependência econômica entre países.

b) As terras raras são minerais facilmente substituíveis por outros materiais em tecnologias atuais, diminuindo sua importância estratégica.

c) O uso de terras raras não apresenta impactos ambientais significativos durante sua extração e processamento.

d) O controle da produção e exportação das terras raras está concentrado em poucos países, o que pode provocar tensões geopolíticas e disputas comerciais.

e) Todos os países possuem reservas suficientes de terras raras para suprir suas necessidades tecnológicas, eliminando a necessidade de importações.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) O controle da produção e exportação das terras raras está concentrado em poucos países, o que pode provocar tensões geopolíticas e disputas comerciais.

Explicação: Terras raras são um conjunto de dezessete elementos químicos utilizados em diversas tecnologias atuais, como: smartphones, painéis solares, turbinas eólicas, dentre outros. Apesar do nome, não é que os minerais sejam extremamente raros, mas a sua extração é difícil e complexa. Além disso, estão concentrados em poucos países. A China, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da produção mundial. Essa concentração cria dependência econômica e tecnológica dos demais países em relação à China.

Continue praticando de acordo com o ano de escolaridade:

Exercícios de Geografia para 9º ano (com respostas explicadas)

Exercícios de Geografia para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Exercícios de Geografia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Exercícios de Geografia para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas explicadas)

Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia, com Mestrado em Geografia e Meio Ambiente. Atua como professora desde 2013 e cria conteúdos educacionais online desde 2014.