10 questões sobre tipos de vegetação (com gabarito e comentários)

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

Cada região do mundo, a depender de fatores climáticos, abrigará um tipo específico de vegetação. Portanto, vegetação nada mais é que o tipo de cobertura vegetal existente em um determinado espaço geográfico.

É muito comum a associação dos tipos de vegetação com o seu respectivo bioma. Por exemplo, vegetação do Cerrado, ocorre no bioma do Cerrado. Contudo, é possível testar os conhecimentos entendendo as características de cada um dos tipos de vegetação.

Pratique seus conhecimentos com a atividade abaixo.

1) O termo Campinarana diz respeito a:

a) tipo de vegetação que ocorre em solos pobres em nutrientes, arenoso, encharcado e rico em ácido húmico com ocorrência comum em região Amazônica

b) tipo de vegetação que ocorrem em solo rico em nutriente e seco, normalmente situada na Caatinga

c) tipo de vegetação natural de Campos, com solo fértil, com presença de calcário e rica em húmus

d) tipo de vegetação que ocorre na região Sudeste do Brasil, comumente encontrada em solo úmido, rico em nutrientes e matéria orgânica

e) tipo de vegetação que ocorre no Cerrado brasileiro, caracteriza-se por possuir solo que sofre de xeromorfismo oligrotrófico.

Gabarito explicado

Resposta correta: letra a.

É um tipo de vegetação que acontece, principalmente, na Floresta Amazônica. Trata-se de um habitat que apresenta uma vegetação com sub-bosque de baixo porte com muitas aberturas, presença de árvores pequenas e finas, lianas e epífitas.

2) Bioma caracterizado por elevadas latitudes, sem árvores, vegetação rasteira, formado, principalmente, por líquens, musgos e espécies herbáceas.

Marque a opção abaixo que se refere às características da vegetação supracitada.

a) Taiga

b) Tundra

c) Estepes

d) Savana

e) Pradarias

Gabarito explicado

Resposta correta: letra b - Tundra.

A Tundra é um bioma que ocorre próximo ao Círculo Polar Ártico, portanto, ocorre em elevadas altitudes. Contudo, encontra-se também nos Andes e nas montanhas do Himalaia, ilustrando o princípio de que o ambiente de elevadas altitudes simula o de elevadas longitudes.

3) Nesse bioma, localizado no hemisfério norte, encontram-se, principalmente, Gimnospermas e algumas Angiospermas decíduas. De que bioma se trata e qual é o seu tipo de vegetação dominante?

a) Taiga / Floresta de Coníferas

b) Floresta Temperada / Floresta de Coníferas

c) Mata de Araucária / Floresta de Coníferas

d) Mata de Araucária / Pinheiros e Sequoias

e) Tundra / Floresta de Coníferas

Gabarito explicado

Resposta correta: letra a - Taiga / Floresta de Coníferas.

Esse bioma fica localizado logo ao sul da Tundra, pois temperaturas baixas, abriga animais como a raposa, lebres, linces e pequenos roedores. Sua cobertura vegetal é, majoritariamente, de pinheiros, por isso, também é conhecida como Floresta de Coníferas.

4) A Floresta Decídua Temperada é encontrada no hemisfério norte. Possui solo fértil e razoável biodiversidade.

Marque a opção que caracterize a sua vegetação.

a) Possui vegetação estratificada e sua principal característica é a perenidade foliar

b) Possui vegetação Ombrófila Densa Submontana com plantas perenifolias

c) Possui vegetação estratificada e sua principal característica é a caducidade foliar

d) Possui vegetação heliófila com estações do ano pouco demarcadas e caducidade foliar

e) Possui vegetação arbustiva ciófila com perinidade foliar

Gabarito explicado

Resposta correta: letra c - Possui vegetação estratificada e sua principal característica é a caducidade foliar.

Na Floresta Decídua Temperada, há uma ótima demarcação das estações do ano. Na primavera ocorre muitas chuvas, contribuindo para a exuberância da vegetação, o verão é quente e o inverno rigoroso. No outono, ocorre a mudança na coloração das folhas, que tomam um tom amarelado e ao final acastanhado, conferindo ao bioma sua principal característica, a caducidade foliar.

5) Marque a opção que contenha as características da vegetação dos biomas Savana e Estepes.

a) Predominância de espécies vegetais arbóreas e arbustivas com presença de herbáceas / somente gramas

b) Predominância de arbustos e árvores, com ampla distribuição de gramíneas / somente gramíneas

c) Espaço aberto e amplo com presença somente de gramíneas / com presença de ervas

d) Presença de estrato arbóreo, porém esparso, e estrato herbáceo / presença majoritária de gramíneas

e) Estrato arbustivo esparso / árvores bem distribuídas e ervas espalhadas

Gabarito explicado

Resposta correta: letra d - Presença de estrato arbóreo, porém esparso, e estrato herbáceo / presença majoritária de gramíneas.

Na Savana ocorrem dois estratos. Em um existem árvores, distantes umas das outras, e em outro a presença de espécies herbáceas. Nos Estepes, também conhecidos por Pampas Gaúchos ou Campo de Gramíneas, a ocorrência majoritária, como o nome sugere, é de gramas (gramíneas).

6) Representa 10% do território brasileiro, é composto por espécies vegetais xerofíticas, com árvores e arbustos caducifólios.

Marque a opção correta:

a) Cerrado

b) Mata de Araucária

c) Savana

d) Deserto

e) Caatinga

Gabarito explicado

Resposta correta: letra e - Caatinga.

A Caatinga é considerada o deserto brasileiro. Está presente no Nordeste e parte de Minas Gerais (Norte) e possui um clima semi-árido, ou seja, com chuvas escassas, cerca de 300 a 800 mm/ano.

7) São características do Cerrado:

a) Árvores esparsas, troncos retorcidos, com folhas coriáceas, solo ácido com aparente xeromorfismo, alguns vegetais com características de higrofitismo

b) Arbustos esparsos, com tronco retorcido, folhas papiráceas, solo ácido com xeromorfismo oligotrófico, vegetais higroscópicos

c) Árvores e arbustos abundantes, troncos retorcidos, folhas finas, solo alcalino com xeromorfimo oligrotrófico

d) Presença de gramíneas, solo rico em matéria orgânica e alcalino

e) Presença de árvores, arbustos e ervas, folhas grossas e coriáceas, solo alcalino e xeromórfico.

Gabarito explicado

Resposta correta: letra a - Árvores esparsas, troncos retorcidos, com folhas coriáceas, solo ácido com aparente xeromorfismo, vegetais com características de higrofitismo.

Apesar de existir arbustos e ervas no Cerrado, sua principal característica é a presença de um solo ácido e pobre em nutrientes e seco (xeromorfismo oligotrófico).

8) Vegetação exuberante, com árvores muito grandes, higrofitismo presente. Na região ocorre muitas chuvas ao longo do ano, está presente do Rio Grande do Norte ao sul do Brasil. Espécies típicas: manacá-da-serra, gupuruvu, cambuci e suinã.

Marque a opção que contenha o tipo de vegetação descrita acima.

a) Floresta Amazônica

b) Cerrado

c) Mata de Cocais

d) Mata Atlântica

e) Pantanal

Gabarito explicado

Resposta correta: letra d - Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é uma Floresta Tropical, portanto, possui grande biodiversidade. Apesar de ter sofrido, ao longo do tempo, enorme devastação, possuindo atualmente cerca de 8% de sua cobertura original, continua abrigando uma enorme concentração biológica.

Trata-se de um bioma de grande importância para a vida e um alvo de importantes pesquisas para pesquisadores brasileiros.

9) Fitofisionomia geograficamente paralela aos litorais brasileiros, com plantas adaptadas à escassez de O2. Com raízes especiais, tais como, pneumatóforos e raiz/caule do tipo escora.

De qual tipo de vegetação o texto acima se refere?

a) Mata Atlântica

b) Floresta Amazônica

c) Zona de Cocais

d) Mata de Araucárias

e) Manguezal

Gabarito explicado

Resposta correta: letra e - Manguezal.

Os mangues encontram-se paralelos ao litoral brasileiro. Suas espécies vegetais são profundamente adaptadas aos baixos índices de oxigênio, portanto, suas espécies possuem adaptações a isso. Raízes pneumatóforas auxiliam aos vegetais obter oxigênio da atmosfera, pois uma característica do mangue é possuir solo sempre encharcado.

As raízes escora, auxiliam na fixação dos exemplares vegetais ao solo. No texto da pergunta foi inclusa a palavra caule, isso porque uma pesquisadora da Universidade de São Paulo, Nanuza Luiza de Menezes, evidenciou, em conjunto com sua equipe, que, na verdade, a estrutura de escora, antes denominada raiz, se assemelha mais a um prolongamento do caule, do que uma raiz propriamente dita.

10) São características dos Pampas:

a) Vegetação predominantemente de gramíneas, chuvas distribuídas regularmente, estações do ano bem definidas.

b) Vegetação de gramíneas e arbustos esparsos, grandes períodos de seca, estações do ano bem definidas.

c) Vegetação de árvores e arbustos, minoritariamente, ervas, chuvas bem distribuídas no território e estações do ano com duas marcações, quente e extremo frio.

d) Vegetação de gramíneas, chuvas escassas, estações do ano demarcam período de seca e chuva.

e) Vegetação de ervas, chuvas bem distribuídas, estações do ano de seca e chuva.

Gabarito explicado

Resposta correta: letra a - Vegetação predominantemente de gramíneas, chuvas distribuídas regularmente, estações do ano bem definidas.

Os Pampas Gaúchos também são conhecidos como Campos, Estepes ou Pradarias. É um bioma brasileiro que se localiza no Rio Grande do Sul, serve de pastagem e forrageamento de diversos animais silvestres.

Possui boa regularidade de chuvas e estações do ano bem definidas, um verão quente e chuvoso, inverno frio e seco, primavera úmida e fértil e um outono nublado e com menor crescimento vegetal.

Saiba mais:

Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.