Fimose


A fimose é uma condição que impede a exposição da glande do pênis, pois o prepúcio não apresenta abertura suficiente.

O prepúcio é a pele que recobre a glande, ao ser relativamente estreito não possibilita que deslize e exponha completamente a glande.

A fimose infantil é a mais comum e pode desaparecer até os 3 anos de idade de forma espontânea, pois a pele tende a descolar. Existem dois tipos de fimose:

  • Fimose fisiológica: ocorre ainda durante o desenvolvimento fetal, ou seja, possui origem congênita.
  • Fimose secundária: surge ao longo da vida, geralmente após quadros de infecções ou traumas.

Sintomas e consequências da fimose

Fimose
Diferenças anatômicas de um pênis normal e com fimose

Os sintomas da fimose são:

  • Dificuldades ao urinar;
  • Dor no momento da ereção;
  • Presença de secreções com mau cheiro;
  • Infecções;
  • Ardência e inchaço.

A fimose não interfere no crescimento normal do pênis. Porém, quando o prepúcio é bastante estreito pode comprometer a limpeza adequada do pênis. Isso pode originar acúmulo de sebo e um ambiente favorável ao desenvolvimento de vírus, fungos e bactérias.

Nesse caso, as consequências da fimose dão origem a infecções, candidíase, vulnerabilidade às Doenças Sexualmente Transmissíveis e até surgimento de câncer de pênis.

Tratamento da fimose

Existem várias opções para o tratamento da fimose, desde o uso de pomadas, exercícios e intervenções cirúrgicas. Eles variam conforme o grau e tipo de fimose do paciente.

As pomadas indicadas para o tratamento da fimose contribuem para amolecer e afinar o prepúcio, facilitando a passagem da glande. Elas podem ser usadas na infância e na fase adulta.

Os exercícios consistem em tentar movimentar o prepúcio até a exposição da glande, desde que não haja dor. Eles devem ser repetidos até 4 vezes durante o dia ou conforme as orientações do médico.

Quando o uso de pomadas e exercícios não é suficiente ou eficaz para tratar a fimose, é recomendável a cirurgia para remover o prepúcio, chamada de circuncisão ou postectomia.

Circuncisão
A circuncisão consiste na retira do prepúcio

Fimose feminina

A fimose também pode acometer as mulheres, porém é menos comum. Nesse caso, os pequenos lábios estão aderidos e cobrem a entrada do canal vaginal. Essa condição é mais comum em crianças até os 10 anos de idade.

As causas da fimose feminina não são ainda bem esclarecidas, acredita-se que tem relação com a baixa concentração de hormônios femininos.

O tratamento pode ser feito com uso de pomadas. A cirurgia é indicada quando a entrada da vagina fica completamente fechada.