Doenças Causadas por Vírus

As doenças causadas por vírus, também chamadas de viroses, são aquelas que tem como agente etiológico diversos vírus.

Algumas das doenças virais, se não forem tratadas podem levar o paciente ao óbito. Geralmente, não possuem um tratamento específico, visto que o corpo produz anticorpos para combater o vírus.

1. AIDS (SIDA)

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ataca os sistemas circulatório e imunológico.

A doença é transmitida pelo contato sexual, pelo sangue e de mãe para filho. Como afeta o sistema imunológico, outras doenças podem surgir num estágio mais avançado como câncer, meningite, tuberculose, etc.

Saiba mais sobre a AIDS.

2. Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é causada pelo vírus varicela zoster (VZV), que causa uma infecção na pele. A transmissão acontece através do contato com as secreções dos portadores da doença.

É característico da doença o aparecimento de bolhas vermelhas no corpo e coceira. Dessa forma, o uso de alguns medicamentos que diminuam a coceira são indicados pelos especialistas.

3. Caxumba

A caxumba é causada pelo vírus do gênero Paramyxovirus, que ataca principalmente o sistema digestório. A transmissão ocorre pelo contato com secreções do doente e, ainda, ao compartilhar de objetos.

Embora seja comum o ataque às glândulas salivares, a caxumba pode acometer outras partes do corpo, como testículos, ovários e pâncreas.

Saiba o que são os vírus.

4. COVID-19

COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda, doença associada ao sistema respiratório e causada pelo SARS-CoV-2, um vírus da família coronavírus. Em 2020, o surto da doença foi classificado como uma pandemia, devido ao seu alto grau de disseminação.

Quando o coronavírus ataca o organismo causa manifestações que vão desde uma gripe comum até uma pneumonia fatal. Outros coronavírus também podem causar doenças respiratórias, é o caso do vírus SARS-CoV, que causou uma epidemia entre 2002 e 2003.

Você também pode se interessar pelas maiores pandemias da história da humanidade.

5. Dengue

A dengue é causada pelos vírus Den I ao IV do gênero Flavivírus, que atacam os sistemas circulatório e imunológico. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti, principal vetor.

A dengue hemorrágica é a manifestação mais grave da doença, quando o paciente apresenta hemorragia, problemas de circulação e aumento do fígado (hepatomegalia).

Saiba mais sobre a dengue.

6. Ebola

A febre hemorrágica é causada pelo vírus ebola, que ataca os sistemas circulatório e imunológico. Esse vírus pode ser transferido através do contato entre os seres humanos, animais e materiais infectados.

Acredita-se que os morcegos são o reservatório mais provável da doença do vírus Ebola. Essa zoonose tornou-se uma epidemia nos países da África Ocidental entre 2014 e 2015.

Saiba também o que é epidemia.

7. Febre Amarela

A febre amarela é causada pelo vírus do gênero Flavivírus, que ataca os sistemas circulatório e imunológico. A transmissão ocorre pela picada dos mosquitos vetores Aedes aegypti e Haemogogus.

Trata-se de uma doença infeciosa aguda, que é classificada como silvestre, quando ocorre em regiões florestais, ou urbana.

Saiba mais sobre o mosquito vetor Aedes aegypti.

8. Febre Chikungunya

A doença é causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que ataca os sistemas circulatório e imunológico. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti ou o Aedes albopictus.

Com o tempo, o nosso sistema imunológico produz anticorpos que combatem o vírus. Medicamentos como analgésicos e antitérmicos podem ser indicados para aliviar os sintomas.

Conheça a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya.

9. Febre Zika

O Zika vírus (ZKV) é o vírus causador da febre Zika. A transmissão do agente é feita pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Para prevenção é recomendado o uso de repelentes. Telas antimosquito e cuidado com os locais de transmissão (água parada, por exemplo), podem prevenir contra a doença.

Saiba mais sobre a Zika.

10. Gripe Comum

A gripe comum é causada pelo vírus Influenza, que ataca o sistema respiratório. A sua transmissão ocorre pelo contato direto com os portadores do vírus ou pelo compartilhamento de objetos.

A ingestão de líquidos para hidratação e uma alimentação rica em vitaminas (sobretudo a C) são eficazes no tratamento da gripe. Existe também a vacina contra a gripe que pode ser tomada anualmente.

Saiba mais sobre a gripe.

11. Hepatites virais

As hepatites virais são causadas pelos Hepatitis virus (A, B, C, D, E), que atacam o sistema digestório. A transmissão está relacionada com o consumo excessivo de álcool, consumo de alimentos contaminados e contato com portadores da doença.

As hepatites B e C podem ser transmitidas pelo sangue e contato sexual e, por isso, é importante usar preservativo durante o ato. No caso da hepatite B, existe uma vacina.

12. Herpes

O herpes é uma doença associada à pele e ao sistema genital. O herpes labial é causada pelo herpes simplex I e o herpes genital pelo herpes simplex II.

A transmissão ocorre pelo contacto com fluidos corporais ou feridas de uma pessoa infetada. Além disso, pode ser passada de mãe para filho e pelo contato sexual.

13. HPV

A infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) ataca o sistema genital. A transmissão ocorre pelo contato sexual com uma pessoa infectada.

O uso de preservativos é o método mais eficaz contra a doença. Fazer exame de rotina é muito importante para detectar a doença em sua fase inicial.

Conheça outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

14. Meningite

As meningites virais são causadas por diferentes vírus, entre eles, enterovírus, arbovírus, vírus do sarampo e vírus da caxumba. A transmissão ocorre pelo contato com os portadores da doença.

Além dos vírus, muitas bactérias podem causar a meningite e, por isso, existe também a meningite bacteriana.

15. Pneumonia

A pneumonia viral acomete o sistema respiratório, quando os vírus se instalam nos pulmões. Adenovírus, Varicela-zóster e Influenza são exemplos de vírus causadores da pneumonia.

A transmissão ocorre pelo ar e pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Também pode ser transmitida pelo compartilhamento de objetos.

16. Poliomielite

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença causada por um Poliovírus do gênero Enterovírus e da família Picornaviridae. A transmissão ocorre pela falta de saneamento básico, como água e alimentos contaminados. Pode também ser transmitida pelas secreções e fezes dos contaminados.

A prevenção é feita por meio da vacinação e evitar contato com as pessoas portadoras do vírus. Lavar bem as mãos, os alimentos e consumir água tratada também podem evitar o contágio.

Saiba mais sobre a poliomielite.

17. Raiva

A doença viral raiva que acomete seres humanos, também chamada de hidrofobia, é causada pelo Lyssavirus e afeta o sistema nervoso.

Animais, como cães, gatos e morcegos podem ser reservatórios da doença e a contaminação ocorre principalmente pela mordida, pois faz com que se tenha contato com a saliva do animal doente.

18. Rubéola

A rubéola é causada associada à pele, causada por vírus do gênero Rubivírus e família Togaviridae.

A transmissão ocorre pelo contato com as secreções dos portadores da doença e a prevenção é feita por meio das vacinas dupla viral ou tríplice viral, ambas tomadas na infância.

19. Sarampo

O sarampo é uma doença associada à pele, causada por vírus pertencente ao gênero Morbillivirus e família Paramyxoviridae. A transmissão ocorre pelo contato com as secreções do portador da doença, e ainda, pelo compartilhamento de objetos.

Durante a infância, a prevenção da doença é realizada através das vacinas tetra viral e a tríplice viral.

Saiba mais sobre o sarampo.

20. Varíola

A varíola é uma doença associada à pele, causada por vírus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.

A transmissão ocorre pelas secreções e saliva da pessoa infectada e, ainda, pelo compartilhamento de objetos. A prevenção é feita por meio da vacina contra varíola.

Saiba mais sobre a varíola.

Sintomas de viroses

Quando o organismo é invadido por um vírus causador de doença, os sintomas mais comuns para a virose são: dores musculares e de cabeça, febre, perda de apetite, vômito, diarreia e fraqueza.

Além dos sintomas gerais, as doenças podem se manifestar apresentando sintomas específicos, como:

  • Tosse, coriza e congestão nasal (gripe comum);
  • Inchaço na região do pescoço (caxumba);
  • Manchas avermelhadas e coceira (sarampo);
  • Pele e olhos amarelados (hepatite);
  • Verrugas, lesões e manchas na pele (HPV).

Vale ressaltar que para a identificação correta da doença e realização de um tratamento eficaz é necessário sempre a avaliação médica.

Tratamento para viroses

O tratamento das doenças causadas pelos vírus é realizado de acordo com o agente infecioso e a região do corpo afetada.

Para muitas viroses não existem vacinas e remédios contra ou um tratamento específico. Sendo assim, o próprio sistema imunológico cria anticorpos para combater o vírus.

Recomenda-se sempre uma boa alimentação, hidratação e repouso do paciente. Entretanto, medicamentos para aliviar os sintomas também podem ser receitados pelos médicos, como analgésicos, antitérmicos e antivirais.

Para saber mais sobre doenças, leia também: