Lei da Oferta e da Procura
A Lei da Oferta e da Procura é um fenômeno que determina os preços dos produtos no mercado.
Basicamente, quando há muita oferta, os preços diminuem, e quando há muita procura por um produto e escassez do mesmo, os preços sobem.
Definição de Mercado, Oferta e Procura
Antes de tudo é preciso definir o que são mercado, oferta e procura:
- Mercado – o espaço onde as empresas oferecem seus produtos aos consumidores;
- Oferta – quando as empresas oferecem produtos ao mercado;
- Procura – quando os clientes querem comprar e consumir produtos.
Funcionamento da Lei da Oferta e da Procura
Procura
- Quando a demanda aumenta, o preço aumenta.
- Quando a demanda diminui, o preço também diminui.
Exemplo:
Queremos comprar uma garrafa d'água num dia de verão, na praia.
Muitas pessoas querem beber água e assim, a demanda por água, aumenta. Certamente, o comerciante vai vendê-la por um preço mais caro do que aquele do inverno ou se estivesse frio.
Oferta
- Quando a oferta aumenta, o preço diminui.
- Quando a oferta diminui, o preço aumenta.
Exemplo:
Continuemos com nossa garrafa d'água.
Se várias pessoas oferecessem garrafas d'água, o preço terá que diminuir, para que estas possam ser vendidas.
Por outro lado, se houvesse apenas uma pessoa vendendo água nesta praia, o preço a pagar por ela seria alto, porque todos estariam dispostos a pagar um bom preço para saciar a sede.
Variação dos Preços
Os preços tendem a variar por vários fatores. No entanto, quando muitas pessoas querem o mesmo produto, os preços tendem a aumentar.
Isso acontece porque os fabricantes sabem que o consumidor estará disposto a pagar mais dinheiro por um mesmo produto, se for difícil encontrá-lo.
Da mesma forma, quando ninguém deseja comprar determinado produto, o preço deste tende diminuir, pois somente assim, o fabricante poderá vendê-lo.
Ponto de Equilíbrio, Oferta e Procura

Idealmente, se a oferta fosse igual à demanda ou vice-versa, existiria o ponto de equilíbrio
Desta forma, o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda faria com que os preços ficassem num patamar razoável. Ou seja, nem muito caro e nem muito barato.
No entanto, os preços tendem a acompanhar valores parecidos, pois o consumidor não aceitaria pagar um preço extremamente alto ou baixo pelo mesmo produto.
Os teóricos liberais argumentam que a Lei da Oferta e da Procura é regida pela “mão invisível”. Segundo o liberalismo econômico, existe a “racionalidade da oferta” e a “racionalidade da procura” quando os preços são ajustados naturalmente.
Desta maneira, o mercado se autorregula, fazendo com que os preços possam ser acessíveis à maioria dos consumidores.
Leia mais:
BEZERRA, Juliana. Lei da Oferta e da Procura. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/lei-da-oferta-e-da-procura/. Acesso em: