Leveduras


As leveduras são tipos de fungos. São organismos unicelulares, que não fazem fotossíntese e, de modo geral, se reproduzem de modo assexuado.

Esses microrganismos se multiplicam rapidamente e realizam respiração anaeróbica, ou fermentação, sendo muito utilizados na produção de pães e bebidas alcoólicas.

LevedurasLeveduras realizando brotamento

Leveduras de Cerveja

Uma das espécies mais conhecidas de levedura é a Saccharomyces Cerevisiae, chamada popularmente como lêvedo ou levedura da cerveja.

A levedura da cerveja converte açúcar em álcool, por meio da fermentação, que é uma etapa da respiração anaeróbica. É esse processo que se utiliza na indústria de bebidas alcoólicas para fabricação de cervejas, além de outras como rum e uísque.

Fonte de Nutrientes

As leveduras são usadas por algumas pessoas em benefício da saúde. Elas têm alto valor proteico e são ricas em vitaminas do complexo B.

Além disso, possuem efeito importante no aparelho digestório ajudando no funcionamento dos intestinos, e exercem papel também na defesa do organismo contra agentes patogênicos.

Fermento Biológico

Outra utilização importante na indústria alimentícia é a fabricação de pães. O fermento biológico contém essas leveduras, que durante o processo de fermentação liberam o gás carbônico. Esse gás faz a massa aumentar de volume.

Características Gerais

As leveduras pertencem ao Reino Fungi. São organismos eucariotas (célula com núcleo diferenciado), heterotróficos (não fazem fotossíntese) e unicelulares.

Fermentação

As leveduras são organismos anaeróbicos facultativos. Isso significa dizer que podem realizar a respiração celular na presença de oxigênio (aeróbica) ou na sua ausência (anaeróbica). Quando o oxigênio está ausente, acontece a fermentação.

Através da fermentação, as leveduras quebram a molécula de glicose para produzir energia para sua célula. Nesse processo são formados gás carbônico e álcool, favorecendo a produção de produtos como pães e bebidas alcoólicas.

Leia também:

Reprodução Assexuada

Se reproduzem de forma assexuada, o que acontece geralmente por brotamento, também chamado gemulação. São formados gêmulas ou brotos, que tanto podem se separar da célula original como permanecer grudados, formando assim cadeias de células.

Também pode se reproduzir por fissão, ou seja, a célula-mãe se divide em duas células-filhas.