Questões sobre fungos

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

Teste seus conhecimentos sobre fungos com 15 exercícios em diferentes níveis e tire suas dúvidas com os comentários nas resoluções.

Questões nível fácil

Questão 1

Alguns exemplos de fungos são:

a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.

Alternativa correta: b) cogumelos e mofos.

Os seres vivos são classificados em reinos de acordo com as características em comum para facilitar a identificação.

Cogumelos e mofos são fungos, que fazem parte do Reino Fungi, mas apresentam estruturas diferentes.

Os cogumelos se desenvolvem em locais úmidos de regiões com bosques. O mofo se desenvolve em locais úmidos pela multiplicação de fungos, sendo sua existência perceptível pelas manchas causadas.

Veja também: Fungos

Questão 2

Os organismos que compõem o reino fungi são unicelulares ou pluricelulares e apresentam uma célula

a) eucariótica.
b) procariótica.
c) nuclear.
d) plasmática.
e) citoplasmática.

Alternativa correta: a) eucariótica.

Os fungos sãos seres de células eucariontes, que podem ser unicelulares, como as leveduras, ou pluricelulares, como os cogumelos.

A célula eucarionte é caracterizada pelo material genético envolto em um núcleo bem definido.

Há também diversas organelas celulares que atuam em diferentes funções na célula. Toda essa estrutura complexa é delimitada por uma parede celular composta pela substância quitina.

Veja também: Células Eucariontes

Questão 3

Os fungos são seres heterotróficos, que significa:

a) pela clorofila produzem o próprio alimento.
b) pela fotossíntese produzem o próprio alimento.
c) pela quimiossíntese produzem o próprio alimento.
d) não sintetizam o próprio alimento.
e) não precisam de alimentos para sobreviver.

Alternativa correta: d) não sintetizam o próprio alimento.

Os fungos são seres heterotróficos, ou seja, dependem de outros organismos para se alimentarem e, assim, obterem nutrientes e energia.

Esses seres podem se alimentar de matéria orgânica, cuja digestão é feita por uma enzima chamada de exoenzima, pela decomposição de organismos mortos, captação de substâncias produzidas por outros seres ou captura de pequenos animais.

Portanto, os fungos podem ser classificados em decompositores, parasitas ou predadores.

Veja também: Seres Autótrofos e Heterótrofos

Questão 4

Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de

a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) mitocôndrias
e) clorofila

Alternativa correta: e) clorofila.

A clorofila é um pigmento encontrado principalmente nas folhas das plantas, mas também em algumas bactérias e algas, sendo responsável pela absorção de luz, que através da fotossíntese transforma-se em alimento para os seres fotossintetizantes.

Por não possuírem clorofila e nem fabricarem seu próprio alimento, os fungos dependem de outros organismos para sobreviver.

Veja também: Clorofila

Questão 5

Na cadeia alimentar, o nível trófico dos fungos é

a) produtor.
b) consumidor primário.
c) decompositor.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.

Alternativa correta: c) decompositor.

Na hierarquia da cadeia alimentar os fungos, juntamente com as bactérias, são os decompositores mais conhecidos. Sua alimentação consiste em matéria orgânica morta e excrementos.

Por não conseguirem produzir seu próprio alimento, esses seres heterótrofos utilizam enzimas para digerir o alimento obtido de uma fonte externa.

Os decompositores ocupam o último nível trófico, convertendo a matéria orgânica em substâncias minerais, que serão utilizadas pelos seres autótrofos, fechando assim o ciclo ao devolver a matéria ao meio ambiente.

Veja também: Nível Trófico

Questões nível médio

Questão 6

(UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:

a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir glicose para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.

Alternativa correta: d) Produzir glicose para obtenção de energia.

Os fungos são seres heterotróficos e, por isso, não são capazes de produzir alimento. A obtenção de nutrientes e energia é feita principalmente pela decomposição de outros organismos.

A glicose é produzida pela fotossíntese, onde os organismos que possuem a clorofila utilizam esse pigmento para captar a luz solar e utilizá-la para síntese de glicose, oxigênio e água, conforme a equação química a seguir.

12 espaço reto H com 2 subscrito reto O espaço mais espaço 6 espaço CO com 2 subscrito espaço seta para a direita com Luz sobrescrito espaço 6 espaço reto O com 2 subscrito espaço mais espaço reto C com 6 subscrito reto H com 12 subscrito reto O com 6 subscrito espaço mais espaço 6 espaço reto H com 2 subscrito reto O

Veja também: Fotossíntese

Questão 7

(Fuvest) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação:

a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.

Alternativa correta: c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.

Os fungos obtêm energia por meio da digestão extracorpórea, ou seja, alimentando-se de outros organismos. A energia obtida é armazenada na forma de glicogênio nas células, assim como acontece com os animais, pela polimerização da glicose.

As plantas são seres clorofilados, que são capazes de produzir o próprio alimento e a energia obtida é armazenada na forma de amido, um polissacarídeo formado a partir do excesso de glicose produzido na fotossíntese.

Veja também: Glicose

Questão 8

(PUC-RJ) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.

a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.

Alternativa correta: a) São autotróficos e realizam fotossíntese.

Na verdade, os seres pertencentes ao Reino Fungi são heterótrofos e, por isso, não são capazes de produzir seu próprio alimento.

Os seres autótrofos, como as plantas, possuem um pigmento chamado de clorofila, que é capaz de captar a luz e converter gás carbônico, água e energia luminosa em glicose e oxigênio, produzindo seu próprio alimento.

Veja também: Reino Fungi

Questão 9

(OBB) Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:

a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas pela ação de agentes antiretrovirais como o AZT
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças autoimunes
e) São causadas somente por fungos unicelulares

Alternativa correta: c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas.

As principais áreas do corpo atingidas pelas micoses são pele, unhas e cabelo.

A umidade é capaz de criar uma condição ideal para o desenvolvimento excessivo de fungos causadores de infecções superficiais de micose. Além dela, o calor e a baixa luminosidade são condições ambientais que também aumentam a probabilidade da doença.

Veja também: Doenças Causadas por Fungos

Questão 10

(PUC-SP) Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:

I. são organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica;
II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.

Assinale

a) se apenas uma das afirmações estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.

Alternativa correta: c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

I. CORRETA. O pioneirismo é atribuído a essa associação entre algas e fungos porque foram os primeiros organismos descobertos em diversas regiões.

II. ERRADA. As substâncias citadas são sintetizadas pela fotossíntese e apenas seres clorofilados, como as algas, podem realizar o processo.

III. CORRETA. A relação mutualística ocorre da seguinte forma: as algas sintetizam o alimento através da fotossíntese e fornece para os fungos. Já os fungos são responsáveis por manter a umidade nas algas impedindo que ocorra o ressecamento.

Veja também: Líquens

Questões nível difícil

Questão 11

(Vunesp) A parte comestível do cogumelo ("champignon") corresponde ao:

a) micélio monocariótico do Ascomiceto.
b) corpo de frutificação do Ascomiceto.
c) micélio monocariótico do Basidiomiceto.
d) corpo de frutificação do Basidiomiceto.
e) sorédio do fungo.

Alternativa correta: d) corpo de frutificação do Basidiomiceto.

O cogumelo champignon ou Agaricus bisporus pertence ao grupo dos basidiomicetos. O corpo de frutificação corresponde a um conjunto de hifas do basidioma, que trata-se da parte visível do fungo e é responsável pela reprodução.

O micélio é a parte do cogumelo que se desenvolve subterraneamente e o sorédio é uma estrutura formada pela união de algas e fungos.

Questão 12

(UFRS) As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos.

I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.
II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.
III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Alternativa correta: e) I, II e III.

I. CORRETA. A fermentação consiste no processo realizado por leveduras, que é capaz de transformar carboidratos em etanol e gás carbônico. O etanol é empregado na fabricação de bebidas alcoólicas e o gás carbônico é utilizado principalmente para fazer pães.

II. CORRETA. Certos tipos de fungos causadores de doenças são capazes de causar danos aos tecidos do corpo. Por isso, pessoas com o sistema imunológico debilitado são mais vulneráveis aos danos causados, pois a baixa resistência é propícia à proliferação.

III. CORRETA. Fungos do gênero Aspergillus são capazes de produzir essas micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas principalmente pelo aumento de umidade e temperatura em um mau armazenamento e secagem de grãos.

Veja também: Leveduras

Questão 13

(UDESC) Os fungos são um grupo único de organismos, diferente de todos os outros no seu comportamento e organização celular. Assinale a alternativa correta a respeito dos fungos.

a) Os basidiomicetos produzem meiósporos denominados de conídios que são sustentados em uma estrutura denominada basidiósporo.
b) Os deuteromicetos possuem um ciclo de vida com reprodução sexuada e outro com reprodução assexuada.
c) Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.
d) As paredes celulares das células fúngicas são formadas por glicanos e pectinas.

Alternativa correta: c) Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.

Ascósporos e ascos são característicos dos ascomicetos e os diferem dos demais fungos.

Os ascos, que possuem forma de saco, são as estruturas reprodutivas sexuadas onde se formam os ascósporos (esporos meióticos) dos ascomicetos e ocorre a troca genética.

Veja também: Esporos

Questão 14

(UFSCar) Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a

a) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microrganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
c) respiração anaeróbica, na qual os microrganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
e) reprodução vegetativa dos microrganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.

Alternativa correta: d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.

No processo de fermentação alcoólica as leveduras fermentam os açúcares por via anaeróbia.

A fermentação inicia com uma molécula de glicose, que é convertida em duas moléculas de ácido pirúvico. Cada molécula de ácido pirúvico (C3H4O3) produz álcool etílico (C2H5OH), também chamado de etanol, e gás carbônico (CO2).

Veja também: Fermentação

Questão 15

(Enem) Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde a retirada da mata e a queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema

a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita.
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoeceram.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.

Alternativa correta: b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.

A vassoura-de-bruxa é uma doença que atinge os cacaueiros pela disseminação do fungo conhecido como “moniliophthora perniciosa”.

Essa praga espalha-se pela proximidade dos pés de cacau, penetrando no tecido das plantas e invadindo os espaços entre as células do tecido, formando anomalias.

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Carolina Batista
Carolina Batista
Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).