Liquens


Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos).

Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose. Ela é tão importante para os liquens que a sua sobrevivência depende dela. Assim, é benéfica para os seus integrantes.

As algas são as responsáveis pela realização da fotossíntese. A partir daí, ela fornece substâncias orgânicas para os fungos. Por sua vez, os fungos mantêm a umidade e desta forma protegem as algas ao impedir que elas ressequem. É assim que os liquens conseguem viver.

Resistentes às variações climáticas, eles podem ser encontrados principalmente em rochas e em troncos de árvores.

Os principais tipos de liquens são:

  • Crostoso: semelhante a uma crosta
  • Folioso: semelhante a pequenas folhas
  • Fruticoso: semelhante a um arbusto

LiquensLiquen crostoso

LiquensLiquen folioso

LiquensLiquen fruticoso

Qual a sua Importância?

Na medida em que produzem ácidos orgânicos que consomem rochas, eles progressivamente beneficiam a boa formação do solo, porque acima de tudo eles produzem sais minerais.

Eles são considerados pioneiros porque são os primeiros organismos descobertos em certas regiões. Nessas regiões, onde as condições são melhoradas a partir da sua presença, é propiciado um melhor desenvolvimento para espécies posteriores.

Além disso, os liquens não são capazes de suportar a poluição. O fato de sobreviverem apenas em locais que estejam em bom estado ambiental faz com que eles sejam bioindicadores.

Leia também sobre:

Reprodução

Os liquens se reproduzem de forma assexuada.

Os esporos dos fungos, tal como pedaços do seu talo, podem ser transportados pelo vento ou pela chuva.

Após encontrar as condições necessária para que comecem a desenvolver, os esporos germinam.

E o que são Micorrizas?

As micorrizas também são associações mutualísticas. Nas micorrizas, as associações acontecem entre fungos e raízes de plantas vasculares.

Leia também Fungos e saiba mais sobre as algas em Reino Protista.