Como fazer um Mapa Mental (com exemplos)

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Mapa mental, mapa da mente, mapa cognitivo ou modelo mental, é um tipo de diagrama que foi criado e sistematizado pelo psicólogo e escritor inglês Tony Buzan (1942-2019). Esse método facilitaria o entendimento e conexão entre diversos conceitos.

Através da produção de um diagrama, o mapa mental é algo que pode ser produzido no computador ou mesmo à mão. Isso vai de encontro com a preferência de cada um.

Hoje em dia existem diversos programas na internet em que é possível criar mapas mentais facilmente. Nesse caso, imprimi-los pode facilitar na hora de estudar para as provas.

Note que um mapa mental é um diagrama sobre um tema que, através de setas, vai se ramificando em subtemas e daí por diante. Por isso, nenhum conceito do mapa mental deve estar desconectado do resto.

Tendo isso em mente, confira abaixo os principais elementos que compõem um mapa mental.

1. Tema geral: geralmente fica no centro do mapa e se trata do tema central, por exemplo: Trovadorismo. Há alguns casos que encontramos ele na parte de cima do diagrama.

2. Temas relacionados: os subtemas que se ramificam do tema geral são tópicos que estão relacionados com ele. No caso de Trovadorismo, podemos pensar nas cantigas trovadorescas, nos principais autores, nas características desse movimento literário, etc.

3. Linhas e setas: as linhas ou setas são fundamentais na produção de um mapa mental. Com elas, os conceitos serão conectados e isso facilitará o entendimento.

4. Uso de imagens e cores: ainda que não seja fundamental, pode-se usar imagens no mapa mental. Convém elas não serem muito grandes e ocuparem uma parte significativa do espaço. Já as cores são muito usadas para destacar algumas informações. Pode-se utilizar diversas tonalidades no mapa mental, pois isso facilitará encontrar informações.

Exemplos de mapas mentais

Confira abaixo cinco exemplos de mapas mentais das matérias de ecologia, biologia, física, artes e espanhol.

Mapa mental sobre nicho ecológico
Mapa mental sobre nicho ecológico (Ecologia)
Mapa mental sobre o sistema respiratório
Mapa mental sobre o sistema respiratório (Biologia)
Mapa mental sobre as leis de newton
Mapa mental sobre as Leis de newton (Física)
mapa mental das vanguardas europeias
Mapa mental das vanguardas europeias (Artes)
mapa mental apócope, espanhol
Mapa mental sobre apócope (Espanhol)

Para que serve o mapa mental?

Os mapas mentais servem para estudar, organizar as informações, auxiliar na visualização de ideias e conceitos, aprender sobre algo novo de maneira mais visual, ou mesmo criar ideias novas.

Trata-se, assim, de um instrumento de apoio para a visualização e melhor consolidação de informações sobre determinado tema.

Como o mapa mental ajuda nos estudos?

Um mapa mental é um grande aliado na hora dos estudos. Com tanta informação, às vezes, fica complicado para o nosso cérebro conseguir memorizar todo o conteúdo das aulas e das apostilas.

Assim, algumas vantagens do mapa mental no processo de aprendizagem são:

  • Melhor organização e gestão das informações;
  • Ajuda a ter uma visão mais geral sobre um tema;
  • Auxilia na compreensão de um tema mais complexo;
  • Colabora com a fixação e memorização de conceitos;
  • Ajuda a conectar melhor as ideias e os conceitos.

Saiba mais sobre:

Atualizado em
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.