Plano de estudos Enem

Juliana Diana

Com tanta coisa para estudar, o estudante que se prepara para o Enem precisa se organizar e fazer um plano de estudo para tornar essa tarefa eficiente.

Mais importante do que fazer é seguir o cronograma determinado, ou seja, ser organizado e disciplinado.

Muita gente começa a estudar cheio de vontade e com o passar do tempo vai desanimando quando se dá conta do tanto que tem que estudar. Isso não vai acontecer com você se seguir a nossa dica e planificar tudo muito bem.

Dicas certeiras para montar o seu plano de estudos

Pessoa montando plano de estudos

  1. Um bom plano pode garantir o sucesso dos seus estudos. Por isso, ele deve ser adaptado à rotina de cada estudante (escola, trabalho, academia, aulas de línguas, etc.), além de considerar os ritmos individuais.
  2. Você tem que ter foco e dar prioridade aos estudos, afinal o Enem só acontece uma vez por ano. Como você tem outras coisas para fazer além de estudar, é preciso tentar conciliar tudo e descansar também.
  3. É preciso levar em conta que há pessoas que têm mais facilidade para absorver a matéria, outras que conseguem se concentrar durante mais horas do que outras, enfim, há uma série de fatores, tal como o sono, apenas para citar mais um.
  4. Dedique mais tempo às matérias em que você tem mais dificuldade. Além disso, reserve as horas do dia em que a sua capacidade de concentração é maior para esses conteúdos.
  5. Leve o tempo necessário para fazer um plano cuidadoso e adequado a sua vida. Lembre-se que há imprevistos, então, não deixe de estudar hoje com a promessa de que amanhã você consegue suprir o tempo perdido.

Aplicativos para fazer um plano de estudos

O objetivo aqui é tornar a tarefa de estudar eficiente. Você não perde tempo pensando se está no caminho certo e nem desanima.

Os aplicativos são uma boa opção para ajudar na organização e planejamento dos seus estudos, por isso, o Toda Matéria selecionou 5 aplicativos gratuitos que sugerimos pra você!

1. Google Agenda

Google agenda
Exemplo de plano de estudos feito no Google Agenda

O Google Agenda, também conhecido como Calendar, é um aplicativo que ajuda na organização e planejamento das atividades.

Ele possui uma interface simples e amigável, ou seja, é possível ter uma visualização rápida e fácil daquilo que foi programado. Além disso, você pode escolher como ver as informações: por dia, semana ou mês.

Uma das funcionalidades que o Google Agenda tem é a sincronização com o Gmail. A cada evento ele envia uma mensagem de alerta sobre a atividade que está próxima a acontecer.

Outra vantagem deste aplicativo é que ele funciona totalmente on-line, assim seus dados ficam sincronizados em todos equipamentos que estiverem com login da Google, como no smartphone, tablet e computador.

Por causa de suas funcionalidades ele pode ajudar você na organização do seu plano de estudos! Quer saber como? Veja no quadro abaixo as nossas dicas para você:

DicaComo usar
Separe um tempo de estudo para cada matériaVocê pode usar a opção por dia do Google Agenda e separar um determinado número de horas para cada matéria.
Separe as matérias por coresO uso de cores ajuda a deixar a agenda mais visual e você consegue identificar melhor a divisão do tempo de estudos em cada matéria.
Use lembretesPara aquelas matérias que exigem mais estudo você pode criar lembretes de um conteúdo específico.
Compartilhe com o grupo de estudosVocê pode compartilhar seu plano com seus amigos para que juntos possam estudar em grupo.

Para criar seu plano no Google Agenda.

2. Trello

Trello para plano de estudos
Exemplo de plano de estudos feito no Trello

O Trello é um aplicativo que permite criar diferentes cartões que você pode inserir tarefas a serem cumpridas. Com uma interface simples ele apresenta diferentes colunas que correspondem ao andamento da tarefa definida, assim você move de acordo com o fluxo de estudo.

Neste aplicativo é possível criar diferentes quadros, sendo que cada quadro pode conter vários cartões (cards). Por exemplo, você pode criar um quadro por matéria e dentro de cada quadro, adicionar cartões com os temas a serem estudados.

Outra vantagem do Trello é que ele é totalmente on-line, ou seja, não precisa se preocupar em salvar ou com medo de perder as informações.

Veja no quadro abaixo dicas de como usar o Trello no seu plano de estudos.

DicaComo usar
Crie um quadro para cada matériaSeparando os quadros por matéria você pode inserir um cartão para cada assunto a ser estudado.
Defina os tópicos de estudo nos cartõesEm cada cartão de estudo você pode criar uma checklist do que precisa ser estudado.
Utilize cores para cada etapa do estudoUtilizar cores nos cartões conforme o andamento do estudo.
Faça comentários e anotaçõesEm cada cartão registre informações e comentários sobre o tema estudado.
Compartilhe os quadros com grupo de estudosOs quadros podem ser compartilhados e cada um dos integrantes pode criar cartões com comentários.

Para criar seu quadro de atividades e plano de estudo no Trello.

3. Evernote

evernote plano de estudos
Exemplo de plano de estudos feito no Evernote

O Evernote é um aplicativo utilizado para fazer anotações e registrar informações de diferentes formatos, como imagens, links, textos, vídeos dentre outros.

Este aplicativo ajuda a gerenciar diferentes tipos de atividades e pode ser muito interessante para o planejamento de estudos. Ele permite que você crie diferentes cadernos virtuais e, em cada caderno é possível criar notas, etiquetas e, inclusive, anexar arquivos.

Ao criar as etiquetas fica mais fácil pesquisar as notas, pois ele possui uma ferramenta de busca dentro do aplicativo.

É um aplicativo que funciona on-line, o que ajuda na sincronização das informações em todos os dispositivos em que estiver logado. Porém, se estiver off-line também é possível registrar as informações, pois ele guarda as alterações para sincronizar quando estiver on-line novamente.

Veja as nossa dicas para você usar o Evernote no seu plano de estudos.

DicaComo usar
Crie um caderno para cada matériaCada caderno pode ter várias notas e etiquetas, assim você consegue identificar mais fácil o conteúdo para estudo.
Salve arquivos para leituraNas notas criadas, é possível anexar arquivos em diferentes formatos para leitura futura.
Crie etiquetasAs etiquetas correspondem às palavras-chave de cada assunto, assim defina termos importantes em cada nota e registre para facilitar uma possível busca.
Grave links de sites importantesSe você utiliza a internet como uma forma de complementar o estudo, salve os links nos cadernos como uma forma de registro e arquivo da fonte de estudo.

Para criar seu plano de estudo e elaborar os cadernos e notas no Evernote.

4. Google Keep

Google Keep para plano de estudos
Exemplo de plano de estudos feito no Google Keep

O Google Keep é outra ferramenta do Google que pode te ajudar na organização e planejamento do seu estudo, pois ele permite criar diversos lembretes de forma rápida e simples.

Neste aplicativo você pode criar cartões e fazer listas com itens que precisam ser estudados e ir clicando conforme for finalizando. Os cartões podem ser separados por cores, o que pode ajudar você a classificar os assuntos.

Ele possui uma ferramenta de busca que ajuda na pesquisa de termos e palavras que foram salvas. Além disso tudo, você ainda pode gravar lembretes em forma de áudio.

Por ser uma ferramenta on-line, ele sincroniza as informações em diferentes dispositivos, como no smartphone, tablet e computador.

Veja no quadro abaixo dicas de como o Google Keep pode ajudar no seu plano de estudos.

DicaComo usar
Crie um cartão para cada assuntoCrie um cartão para cada assunto a ser estudado, nele insira os tópicos em forma de lista.
Grave resumosDurante o estudo, grave em áudio um resumo do que você acabou de estudar. Isso ajuda a fixar o conteúdo.
Salve fotosSelecione fotos e imagens e grave nos cartões como forma de relacionar uma imagem a um conteúdo.
Elabore lista de temasEm cada cartão, crie um checklist de temas para estudar e, assim que finalizar a leitura, marque como concluído.

Para criar seus cartões e organizar seu plano de estudos no Google Keep.

5. Time Tune

Time Tune plano de estudos
Exemplo de plano de estudos feito no Time Tune

O Time Tune é um aplicativo para smartphone e tablet do sistema Android que ajuda na organização diárias das atividades e criação de rotina.

Este aplicativo permite o planejamento das atividades definindo o tempo de duração de cada tarefa além de poder repetir algumas delas, por exemplo aula de inglês toda quinta às 14h.

Também é possível criar lembretes personalizados, ou seja, o texto da mensagem que gostaria de receber em um determinado momento do dia. Além dos alarmes, que ajudam a manter a programação.

O uso de cores também é uma opção para ajudar na organização e distribuição das tarefas na rotina diária.

Veja no quadro abaixo dicas de como o Time Tune pode ajudar na sua organização de rotina e plano de estudos.

DicaComo usar
Defina um tempo de estudoCrie um período de tempo para cada assunto a ser estudado de acordo com a necessidade.
Crie lembretes e alarmesO uso de lembretes e alarmes periódicos ajuda a definir a rotina e intervalos para pausa e descanso.
Estipule um tempo real para cada atividadeDefina um período de tempo que você consiga cumprir.
Sincronize com a conta do e-mailAo vincular com uma conta do Google é possível ativar o backup automático e evitar que os dados sejam perdidos.

Para criar sua rotina de estudos pelo Time Tune.

E se eu começar e não conseguir cumprir?

Não desista!

Tudo é questão de adaptação. Se depois de montar o seu plano, pensando na sua rotina e em tanta coisa conforme a nossa orientação, você começou e não está dando certo, adapte o seu plano, concentre-se no que funcionou e no que não funcionou e experimente um novo plano.

Temos certeza que dessa vez você vai conseguir.

Quer ler mais sobre o Enem? Olha o que temos para você:

Bons estudos!

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.