O que é a Antropologia?

Daniela Diana

Antropologia é a ciência que estuda a diversidade cultural humana, onde ou quando ela esteja, tendo em vista que povoamos toda a face da Terra há milhões de anos.

Assim, o saber antropológico traça, em detalhes, os fatores que compõem as relações entre os indivíduos com o seu meio, levando em conta toda a especificidade cultural. Isso porque, o seu foco é, de fato, o conceito “Cultura”.

O Método Antropológico

A antropologia tem como objeto privilegiado de estudo costumes, crenças, hábitos, universo psíquico, mitos, rituais, processo histórico, linguagem, leis, relações de parentesco. Todos esses são aspectos subjetivos dos diferentes povos do planeta.

O método antropológico consiste, basicamente, na prática da etnografia (descrição do trabalho de campo) e etnologia (síntese dos conteúdos descritos em campo). Deste modo, por meio da análise crítica, é possível interpretar os fenômenos descritos.

Além disso, utiliza metodologias e conhecimentos comuns em pesquisas de outras áreas do conhecimento, tal como linguística, arqueologia, história, dentre outras.

Curiosidades

  • A palavra "antropologia" é de origem grega, formada pelos termos “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
  • Podemos encontrar relatos de valor antropológico desde a antiguidade clássica, nos escritos de autores gregos e romanos principalmente.
  • Até o século XVIII, o saber antropológico era constituído a partir dos textos de cronistas, viajantes, soldados, missionários e comerciantes.
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.