Transporte Rodoviário
O Transporte Rodoviário é uma modalidade de transporte terrestre realizado por veículos automotores, tais como como carro, ônibus, caminhão, carreta, por meio de autoestradas e rodovias (vias de rodagem pavimentadas) regionais ou nacionais.
Eles transportam pessoas e cargas a curtas e médias distâncias, sendo o transporte mais utilizado e popular do Brasil e em muitos lugares do mundo.
Vantagens e desvantagens do transporte rodoviário
O transporte rodoviário é bem flexível em relação aos itinerários (permitindo acesso a muitas regiões) e ágil, embora não possua grande capacidade para o deslocamento de mercadorias e pessoas.
No entanto, o frete e a implementação desse tipo de transporte são mais baratos em relação aos outros, entretanto, ele possui alto custo de manutenção e de combustível.
Além disso, outra desvantagem do transporte rodoviário é que possui grande impacto ambiental, de forma que gera elevada poluição atmosférica e sonora causada pelos veículos automotores.
O congestionamento de veículos, o elevado número de roubos e/ou assaltos de caminhões de carga, além da precariedade de muitas rodovias, geram diversos problemas dentro dessa modalidade de transporte, o que leva ao aumento do número de acidentes.
Para saber mais sobre outras modalidades, veja também: Meios de Transporte
Transporte Rodoviário no Brasil
No Brasil, o meio de transporte terrestre mais utilizado é, sem dúvida, o rodoviário.
Em meados do século XX, desde o governo de Washington Luís, o transporte rodoviário foi intensificado diante do aquecimento econômico, sobretudo do mercado automobilístico, além da construção de diversas autoestradas pelo país, substituindo assim, e partes, as ferrovias e hidrovias.
Atualmente, o Brasil está entre os dez maiores países do mundo em extensão de rodovias pavimentadas.
Vale ressaltar que o Brasil possui muitas rodovias as quais conectam todas as regiões do país e, desde a década de 80, muitas delas sofreram o processo de privatização.
No total, são 1,8 milhões de quilômetros, onde 146 mil são de rodovias federais e estaduais asfaltadas e 54 mil dessa extensão está concentrada no sudeste do país.
No geral, as rodovias brasileiras apresentam muitos problemas, como a precariedade de suas construções e as elevadas taxas de pedágio.
Note que as Rodovias Federais interligam, geralmente, dois ou mais estados do país, enquanto as Rodovias Estaduais passam dentro de um estado somente.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão regulador dos transportes terrestres no Brasil.
Leia mais sobre outros tipos de transportes:
- Transporte fluvial
- Transporte lacustre
- Transporte marítimo
- Transporte aéreo
- Transporte dutoviário
- Transporte ferroviário
Classificação das Rodovias no Brasil
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), segundo o trajeto realizado, as rodovias são classificadas em:
- Rodovias Radiais: Indicadas pela nomenclatura BR-0XX, estas rodovias fazem conexão desde a Capital Federal, Brasília, em direção aos extremos do país, por exemplo, a BR-020.
- Rodovias Longitudinais: Com uma nomenclatura expressa por BR-1XX, esse tipo de rodovia representa aquelas construídas no sentido Norte-Sul, por exemplo, a BR-101.
- Rodovias Transversais: A nomenclatura desse tipo de rodovia é expressa por BR-2XX, e correspondem aquelas construídas no sentido Leste-Oeste, por exemplo, a BR-230.
- Rodovias Diagonais: Representadas por BR-3XX, essas rodovias apresentam duas direções, ou seja, são aquelas construídas de modo diagonal nos eixos Noroeste-Sudeste (BR-324) ou Nordeste-Sudoeste (BR-381).
- Rodovias de Ligação: Com a Nomenclatura BR-4XX, as rodovias de ligação correspondem as rodovias que conectam outras duas rodovias, por exemplo, a BR-470.
Para uma versão mais infantil sobre o tema, veja também: Meios de transporte - Kids
Transporte Rodoviário. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/transporte-rodoviario/. Acesso em: