Transporte Aéreo


O Transporte Aéreo é uma modalidade de transporte realizado pelo ar, através de veículos como os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. Esse tipo de transporte é utilizado para transportar cargas e pessoas, sendo considerado um dos transportes mais seguros. Seu uso foi intensificado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e atualmente é um dos transportes mais utilizados no mundo.

Transporte AéreoAvião no Pôr do Sol

A invenção da aeronave no início do século XX, foi atribuída ao brasileiro Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, e, desde então, os transportes aéreos se desenvolveram no mundo exponencialmente, o qual permitiu diminuir a distância espaço-tempo de modo rápido, seguro e cômodo.

Para saber mais sobre o inventor, acesse o link: Alberto Santos Dumont

Vantagens e Desvantagens

Apesar de percorrer grandes distâncias (nacionais e internacionais) em tempo reduzido, o transporte aéreo não é muito indicado para transportar grandes cargas. De tal modo, é indicado para transportar cargas pouco volumosas, sendo utilizado geralmente para transportes de produtos perecíveis, cargas urgentes e objetos valiosos.

Outra desvantagem do transporte aéreo são os altos custos de manutenção, implementação, fretes e combustíveis em relação aos outros meios de transportes. Além disso, o crescimento das empresas de transportes aéreos no mundo, a competitividade entre elas e a modernização dos aviões, tem levado ao aumento do trânsito aéreo bem como a superlotação de muitos aeroportos. Note que essa modalidade de transporte depende essencialmente das condições climáticas e atmosféricas,

Além de todas as desvantagens apontadas acima, o transporte aéreo apresenta grande impacto ambiental desde poluição atmosférica e sonora. Por sua vez, os transportes aéreos tem sido um dos mais utilizados atualmente mesmo tendo custos elevados, na medida em que transportam centenas de passageiros de uma só vez, são rápidos, cômodos, pontuais e seguros, além de possuírem grande liberdade de movimento.

Para saber mais: Meios de Transporte

Transporte Aéreo no Brasil

No Brasil, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), fundada em 1973, é a empresa pública federal responsável pela infraestrutura e administração dos transportes aéreos no país. Ela comanda 66 aeroportos no país com sede nas principais capitais do Brasil: Belém, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Embora seja um meio de transporte de custo elevado, o aumento de empresas e consequentemente a competitividade existente entre elas, aproxima cada dia mais, esse meio de transporte da realidade de muitos brasileiros. Assim, atualmente é possível encontrar uma passagem aérea por um preço compatível ou até mesmo inferior ao transporte rodoviário.

Dentre todos os aeroportos do Brasil, merecem destaque o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, seguido do aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, considerado um dos mais movimentados do país, em relação ao número de passageiros transportados.