Transporte Lacustre


O Transporte Lacustre é uma das modalidades de meios de transporte aquático ou hidroviário, que ocorre através das hidrovias (vias de água).

É realizado pelo transporte denominado de “Cabotagem”, ou seja, não apresenta um curso longo, sendo esse transporte geralmente efetivado, em lagos, lagos e lagunas dentro do país.

Transporte LacustreTransporte Lacustre no Lago Dal, Caxemira, Índia

Da mesma forma que os outros tipos de transporte aquaviários, o transporte lacustre é feito por embarcações, desde barcos, balsas, dentre outros.

O termo “lacustre” deriva do latim (lacus) e significa “lago”, indicando que esse transporte é realizado por eles. Geralmente inclui o transporte de pessoas e cargas intercidades, embora seja um meio de transporte limitado, visto a quantidade de lagos navegáveis no mundo.

Transportes Aquáticos

Dentre os meios de transporte hidroviários, ou seja, realizado por hidrovias (vias de água), tem-se três tipos, segundo o local de transporte, sendo o transporte marítimo o mais utilizado no mundo:

  • Transporte Marítimo: realizado pelos mares e oceanos
  • Transporte Fluvial: realizado pelos rios
  • Transporte Lacustre: realizado pelos lagos

Para saber mais: Hidrovias

Vantagens e Desvantagens

Embora seja um transporte lento e pouco utilizado no comércio internacional visto a restrita quantidade e o tamanho dos lagos navegáveis no mundo, o transporte lacustre é vantajoso na medida em que é considerado um transporte barato, segundo os valores de manutenção de suas vias bem como o baixo nível de consumo de combustível.

Apesar de ser pouco flexível, posto que depende das vias preparadas para navegação (depois de analisadas aspectos como a localização, a profundidade e tamanho), o transporte lacustre não causa grande impacto ambiental.

Para saber sobre outras modalidades de transporte, acesse o link: Meios de Transporte

Transporte Lacustre no Brasil

Esse tipo de modalidade é pouco utilizado no Brasil, em detrimento dos transportes terrestres e aéreos. As vias lacustres do país que merecem destaque são: a Lagoa dos Patos em Porto Alegre, capital do rio Grande do Sul, que liga as cidades sulistas de Rio Grande e Porto Alegre.

É considerada a maior do país e a segunda maior da América do Sul, com área aproximada de 10.145 km². Além dela, a Lagoa Mirim, que conecta o sul do Brasil, com seu vizinho, o Uruguai, apresenta área de aproximadamente 3.750 km².

Transporte Lacustre no Mundo

Em relação aos outros tipos de transportes aquáticos, o transporte lacustre é o menos utilizado tanto no Brasil, como no mundo. Dentre os principais lagos navegáveis do mundo destacam-se: os Grandes Lagos da América do Norte, localizado na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, e o Lago Titicaca, localizado na Cordilheira dos Andes.

Os Grandes Lagos representam o maior conjunto de lagos do mundo, composto de cinco lagos, os quais formam um grande corpo de água doce. É constituído pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário e juntos, representam uma área total de aproximadamente 245 mil km².

Situado a 3821 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca, que liga a Bolívia ao Peru, é considerado o maior lago da América do Sul em relação ao volume de água, e apresenta uma área de 8300 km² aproximadamente.