Transporte Marítimo


O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.

De tal modo, é o principal tipo de transporte internacional para a comercialização de diversos produtos, donde cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas.

Transporte MarítimoNavio de Carga

Nesse sentido, vale lembrar que o transporte marítimo é uma das modalidades mais antigas, de forma que foi muito importante desde a Antiguidade para o transporte de pessoas, bem como para o desenvolvimento do comércio.

Classificação

De acordo com o itinerário realizado, o transporte marítimo pode ser:

  • Cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, posto que é realizado somente entre os portos do território nacional.
  • Internacional: Também chamado de “Transporte de Longo Percurso”, o nome já indica que a distância é maior, sendo esse transporte realizado entre portos nacionais e internacionais.

Vantagens e Desvantagens

A despeito de ser um transporte lento, o transporte marítimo é muito utilizado para o transporte de cargas, uma vez que suporta grande quantidade e variedades de produtos, por um custo relativamente baixo, em relação a outros meios de transporte, por exemplo, o aéreo.

No tocante as desvantagens do transporte marítimo, podemos citar o tempo elevado de entrega de mercadorias, posto que passa pelos portos e alfândegas, distantes dos centros de produção e muitas vezes congestionados, além das chances de danos nas cargas transportadas.

Para saber mais: Meios de Transporte

Transporte Marítimo no Brasil

Fundada em 2002, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é o órgão responsável pela regulação e implementação de políticas públicas na área. Embora o país possua dimensões continentais e uma extensa costa litorânea, no Brasil, o transporte marítimo sofre com muitos problemas desde os altos custos de transporte, precariedade dos portos, fiscalização, burocracia, dentre outros. Por esses e outros motivos, ainda é uma modalidade de transporte pouco explorada no país, em comparação aos meios ferroviário e rodoviário.

Portos Marítimos no Brasil

Antes de mais nada vale destacar que os portos marítimos são construções realizadas para receber pessoas e mercadorias (exportação e importação), seja em navegação marítima nacional ou internacional. No Brasil, existem cerca de 40 portos públicos dos quais se destacam:

  • Porto de Santos: situado nas cidades litorâneas do estado de São Paulo, Santos e Guarujá, esse é o principal porto do país, o qual apresenta melhor infraestrutura e elevada movimentação, além de ser o maior da América Latina.
  • Porto de Itajaí: situado na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, é considerado o segundo maior porto do país em relação à movimentação de cargas. Movimenta muitos tipos de mercadorias, com destaque para os frangos congelados (maior porto exportador do Brasil).
  • Porto do Rio de Janeiro: Também um dos mais movimentados do país, está localizado na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Movimenta grande quantidade e variedade de cargas desde produtos eletrônicos, automobilísticos, siderúrgicos e petroquímicos.
  • Porto de Itaguaí: também chamado de “Porto de Sepetiba”, está situado na cidade de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores e mais movimentados portos da América Latina.
  • Porto de Vitória: um dos mais importantes do país, esse complexo portuário engloba o Porto de Vitória, Porto de Praia Mole e Porto de Barra do Riacho. Está localizado na capital do estado do Espírito Santo, Vitória, sendo administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
  • Porto de Paranaguá: localizado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, é o maior porto de produtos a granel da América Latina, sendo também o maior do país em exportação de produtos agrícolas, sobretudo da soja.
  • Porto de Rio Grande: Inaugurado em finais do século XIX, é considerado um dos principais portos da região sul do país, situado na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o qual liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico.