🔥 Poupe agora com 30% OFF no TM+ e estude melhor o ano inteiro

Tratado de Tordesilhas: o que foi (resumo com mapa)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre os reino de Portugal e de Castela (Espanha), celebrado em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas, na Espanha.

Por este tratado, castelhanos e portugueses dividiram os territórios “descobertos” no contexto das Grandes Navegações. A divisão foi feita através de um meridiano a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago de Cabo Verde, na África. A parte oriental pertenceria a Portugal, e a ocidental, à Espanha.

História do Tratado de Tordesilhas

Os reinos de Castela (Espanha) e Portugal foram pioneiros na expansão marítimo-comercial no século XV e XVI.

Assim, havia uma disputa entre as duas coroas pela posse dos novos territórios. Desta maneira, os dois reinos assinaram vários tratados a fim de resolver a quem pertenceriam as novas terras.

O primeiro deles foi o Tratado de Alcáçovas (1479), que traçava um paralelo a partir das Ilhas Canárias. Dessa forma, as regiões descobertas ao norte seriam de Castela e as do sul, de Portugal.

No entanto, esta perspectiva mudou com a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492. Por isso, foram assinados a Bula Inter Coetera, em 1493, e o Tratado de Tordesilhas, em 1494, que substituíram o paralelo por um meridiano.

Em 4 de maio de 1493, o Papa Alexandre VI assinou a Bula Inter Coetera (do latim, “entre outros”). Este documento estabeleceu uma linha imaginária a 100 léguas a oeste do Arquipélago do Cabo Verde, na África. Assim, as terras localizadas a oeste do meridiano seriam espanholas e as que estivessem a leste, seriam portuguesas.

A Coroa portuguesa ficou descontente com o acordo, pois o limite estabelecido dificultava as navegações portuguesas no Oceano Atlântico. No ano seguinte, Dom João II, rei de Portugal, pediu a reformulação do tratado e conseguiu sua modificação em Tordesilhas.

O Tratado de Tordesilhas expandia as terras estabelecidas pela Bula Inter Coetera. A diplomacia portuguesa conseguiu que o limite do meridiano fosse aumentado de 100 para 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde na África.

mapa indicando a divisão dos territórios no Tratado de Tordesilhas

Diante da assinatura do Tratado de Tordesilhas, países como França, Holanda e Inglaterra questionaram a divisão de terras entre Castela e Portugal. Desta maneira, armaram expedições para atacar os territórios já ocupados por portugueses e espanhóis.

Fim do Tratado de Tordesilhas

O limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas caiu em desuso quando houve a União Ibérica (1580-1640). Nesse momento, tanto Portugal como suas possessões passaram a fazer parte da Coroa espanhola.

Os colonos portugueses não precisavam ficar somente na costa e começaram a se aventurar no interior do território. Com essa expansão, foi necessário refazer os limites das colônias americanas entre os dois países, o que ocorreu através do Tratado de Madri, em 1750.

Consequências do Tratado de Tordesilhas

Com o Tratado de Tordesilhas, os portugueses garantiram para si parte das terras americanas do Hemisfério Sul.

Aliás, para alguns historiadores, a insistência da parte do rei Dom João II em rever a Bula Inter Coetera é apontada como prova de que os portugueses sabiam que já havia terras nesta região.

Por isso, a expedição de Pedro Álvares Cabral, em 1500, teria também a missão de confirmar se esta suposição era verdadeira ou não.

Curiosidades sobre o Tratado de Tordesilhas

  • Na atual configuração do Brasil, a linha de Tordesilhas passaria da cidade de Belém (PA) à cidade Laguna (SC).
  • Considerando que uma légua marítima tinha 5,5 quilômetros, a linha do Tratado de Tordesilhas estaria a 2.035 quilômetros de Cabo Verde.

Para praticar: Atividades sobre o Tratado de Tordesilhas (para imprimir)

Veja também:

Formação do território brasileiro

Capitanias Hereditárias

Brasil Colônia

Referências Bibliográficas

CARTWRIGHT, Mark. Tratado de Tordesilhas. World History Encyclopedia, 11 de agosto de 2021. Tradução de Caio de Paula Carvalho. Disponível em: https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-19935/tratado-de-tordesilhas/ (acesso em 16/05/2024).

VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.