Ventos Alísios


Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Atuam diretamente no clima do planeta ocorrendo durante todo o ano em locais onde as temperaturas são mais altas e a pressão atmosférica é menor. Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio e as circulações de ar ocorrem por meio das diferenças de pressão atmosférica.

Ventos Alísios

No caso dos alísios, eles têm grande incidência na América central, sendo formados pelo deslocamento das massas de ar frio (zonas de alta pressão) dos trópicos para a zona equatorial (zonas de baixa pressão).

Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério norte os alísios sopram de nordeste para sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (oeste-leste). Já no hemisfério sul, o alísio do Sul, sopra de sudeste para noroeste (sentido Leste-Oeste).

Se você tem dúvida em relação aos pontos de orientação, leia os artigos:

Ventos Contra-Alísios

Os ventos contra-alísios fazem o sentido contrário, ou seja, sopram do Equador para os trópicos, de oeste para leste. São ventos secos que tem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. Por esse motivo, grandes áreas de deserto têm alta ocorrência dos contra-Alísios.

Zona de Convergência Intertropical

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma área que circunda a Terra próximo a linha do Equador donde apresenta todo o ano a atuação dos alísios uma vez que recebe maior incidência dos raios solares.

Saiba mais sobre o tema lendo os artigos: