Atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo (para imprimir)
O ensino de Filosofia para adolescentes com TEA deve priorizar clareza, previsibilidade e atividades sensoriais positivas, usando instruções simples e estruturadas. Ao trabalhar conceitos filosóficos por meio de situações concretas do cotidiano, favorece-se empatia, autonomia e reflexão moral. Estratégias visuais, corporais e lúdicas — como dramatizações, desenhos e jogos —, junto com apoios visuais e tempo extra, tornam o processo mais inclusivo e permitem que todos os alunos desenvolvam pensamento crítico e habilidades de diálogo.
Atividade 1
Atividade 2
Atividade 3
Atividade 4
Atividade 5
Veja também: Exercícios de Filosofia (com respostas explicadas)
Referências Bibliográficas
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 15. ed. São Paulo: Ática, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Marcia Sá Cavalcante Schuback. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 16. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
PLATÃO. A República. Tradução e Notas: Maria Helena da Rocha Pereira. 12 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
ORSI, Diogo. Atividades de filosofia adaptadas para alunos com autismo (para imprimir). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-de-filosofia-adaptadas-para-alunos-com-autismo-para-imprimir/. Acesso em:




