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8 brincadeiras com papel e caneta (para os momentos de tédio)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As brincadeiras com papel e caneta são uma forma simples e divertida de estimular a criatividade, o raciocínio rápido, a atenção e a cooperação entre os participantes. Além de combater o tédio, esses jogos promovem interação social e diversão, sem exigir materiais complexos — apenas papel, caneta e boas ideias!

1. Stop (ou Adedonha)

Objetivo: Preencher categorias com palavras que começam com a mesma letra.

Como jogar:

  1. Cada jogador desenha na sua folha uma tabela com colunas representando categorias como: nome, animal, objeto, cidade, fruta, etc.
  2. Um jogador diz o alfabeto mentalmente até outro dizer “STOP!”.
  3. A letra em que a pessoa parou será usada por todos para preencher as categorias.
  4. O primeiro a completar grita “STOP!” e todos param de escrever.
  5. Ganha quem somar mais pontos após várias rodadas.
  6. Pontuação:
    • Palavra única: 10 pontos
    • Palavra repetida: 5 pontos
    • Palavra errada ou em branco: 0 pontos

Exemplo ilustrativo de Stop (ou Adedonha).

2. Jogo da velha

Objetivo: Formar uma linha com três símbolos iguais (X ou O).

Como jogar:

  1. Desenhe uma grade 3x3.
  2. Jogador 1 fica com “X” e Jogador 2, com “O”.
  3. Alternando turnos, cada um marca uma célula vazia.
  4. Vence quem alinhar três símbolos na horizontal, vertical ou diagonal.
  5. Se todas as casas forem usadas sem vencedor, o jogo acaba em empate.

Jogo da velha exemplo ilustrativo.

3. Complete o desenho

Objetivo: Transformar um rabisco aleatório em um desenho criativo.

Como jogar:

  1. O jogo pode ser feito com 2, 4 ou 6 jogadores.
  2. Com 2 jogadores: cada um faz um rabisco e o outro completa.
  3. Com 4 ou 6 jogadores: formam-se duplas ou equipes; cada participante faz uma parte do desenho e passa para o(s) colega(s) completar(em).
  4. Um jogador começa fazendo um rabisco simples: um círculo torto, uma linha curva, um zigue-zague, etc.
  5. O próximo jogador transforma aquele rabisco em um desenho completo ou adiciona mais detalhes.
  6. Repitam o processo até que todos tenham contribuído.
  7. No caso de duplas ou equipas, no final, comparem os resultados e escolham o desenho mais engraçado ou criativo.
  8. Para deixar mais emocionante, pode-se usar tempo limitado (ex.: 1 minuto por participante).

4. Detetive

Objetivo: Identificar quem é o “assassino” antes que ele “elimine” os outros jogadores.

Como jogar:

  1. Separe papéis para os personagens principais, de acordo com o número de jogadores:
    • 1 detetive
    • 1 assassino
    • vítimas (os demais jogadores).
  2. Dobre os papéis e coloque-os em um recipiente. Cada jogador retira um papel sem mostrar para os outros.
  3. O “assassino”, secretamente, deve “eliminar” as vítimas piscando discretamente os olhos.
  4. Quando forem “eliminadas”, as vítimas devem anunciar em voz alta: "Morri!".
  5. O detetive deve prestar atenção aos movimentos e tentar identificar o assassino antes que ele “elimine” todos.
  6. A partida termina quando:
    • o detetive descobre quem é o assassino, ou
    • todas as vítimas são eliminadas.

5. Pique-palavra

Objetivo: Listar o máximo possível de palavras dentro de um tema no tempo determinado.

Como jogar:

  1. Escolha um tema (animais, comidas, países, objetos, etc).
  2. Defina um tempo — normalmente 1 minuto.
  3. Cada jogador escreve o maior número de palavras relacionadas ao tema.
  4. Ganha quem obtiver mais pontos após algumas rodadas.
  5. Pontuação:
    • Palavras únicas: 2 pontos
    • Palavras repetidas: 1 ponto

6. Jogo da forca

Objetivo: Adivinhar uma palavra antes que o boneco seja completado.

Como jogar:

  1. Um jogador pensa em uma palavra e desenha tracinhos representando cada letra.
  2. O outro tenta adivinhar a palavra dizendo uma letra de cada vez.
  3. Letras corretas são escritas nos tracinhos; letras erradas completam partes do boneco.
  4. Se o boneco for finalizado antes que a palavra seja adivinhada, o desafiante perde.
  5. Pode-se jogar com temas, como animais, comidas, filmes, etc.

Jogo da forca exemplo ilustrativo.

7. História coletiva

Objetivo: Criar uma história surpreendente sem que os jogadores vejam o que os outros escreveram.

Como jogar:

  1. Uma folha deve circular entre todos os participantes.
  2. A sequência sugerida de escrita é:
    • personagem principal
    • local onde está
    • o que está fazendo
    • o que acontece em seguida
    • como termina
  3. Após escrever um item, cada participante dobra a folha para esconder o que escreveu e passa ao próximo jogador.
  4. No fim, desdobrem toda a folha e leiam a história completa.

8. Duas verdades e uma mentira

Objetivo: Descobrir qual das três frases escritas é falsa.

Como jogar:

  1. Pode ser jogado por 2 pessoas ou mais. Quanto mais gente, mais divertido. Cada jogador recebe papel e caneta e escreve três frases sobre si, sendo 2 verdades e 1 mentira.
  2. Troca dos papéis:
    1. Com 2 jogadores: troquem os papéis diretamente.
    2. Com 3 ou mais jogadores: dobrem as folhas, misturem numa pilha e cada um pega um papel que não seja o seu.
  3. Quem estiver com cada papel lê as três frases em voz alta.
  4. O(s) ouvinte(s) tentam identificar qual é a mentira.
  5. O autor revela a resposta.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).