8 brincadeiras com papel e caneta (para os momentos de tédio)
As brincadeiras com papel e caneta são uma forma simples e divertida de estimular a criatividade, o raciocínio rápido, a atenção e a cooperação entre os participantes. Além de combater o tédio, esses jogos promovem interação social e diversão, sem exigir materiais complexos — apenas papel, caneta e boas ideias!
1. Stop (ou Adedonha)
Objetivo: Preencher categorias com palavras que começam com a mesma letra.
Como jogar:
- Cada jogador desenha na sua folha uma tabela com colunas representando categorias como: nome, animal, objeto, cidade, fruta, etc.
- Um jogador diz o alfabeto mentalmente até outro dizer “STOP!”.
- A letra em que a pessoa parou será usada por todos para preencher as categorias.
- O primeiro a completar grita “STOP!” e todos param de escrever.
- Ganha quem somar mais pontos após várias rodadas.
- Pontuação:
- Palavra única: 10 pontos
- Palavra repetida: 5 pontos
- Palavra errada ou em branco: 0 pontos

2. Jogo da velha
Objetivo: Formar uma linha com três símbolos iguais (X ou O).
Como jogar:
- Desenhe uma grade 3x3.
- Jogador 1 fica com “X” e Jogador 2, com “O”.
- Alternando turnos, cada um marca uma célula vazia.
- Vence quem alinhar três símbolos na horizontal, vertical ou diagonal.
- Se todas as casas forem usadas sem vencedor, o jogo acaba em empate.

3. Complete o desenho
Objetivo: Transformar um rabisco aleatório em um desenho criativo.
Como jogar:
- O jogo pode ser feito com 2, 4 ou 6 jogadores.
- Com 2 jogadores: cada um faz um rabisco e o outro completa.
- Com 4 ou 6 jogadores: formam-se duplas ou equipes; cada participante faz uma parte do desenho e passa para o(s) colega(s) completar(em).
- Um jogador começa fazendo um rabisco simples: um círculo torto, uma linha curva, um zigue-zague, etc.
- O próximo jogador transforma aquele rabisco em um desenho completo ou adiciona mais detalhes.
- Repitam o processo até que todos tenham contribuído.
- No caso de duplas ou equipas, no final, comparem os resultados e escolham o desenho mais engraçado ou criativo.
- Para deixar mais emocionante, pode-se usar tempo limitado (ex.: 1 minuto por participante).
4. Detetive
Objetivo: Identificar quem é o “assassino” antes que ele “elimine” os outros jogadores.
Como jogar:
- Separe papéis para os personagens principais, de acordo com o número de jogadores:
- 1 detetive
- 1 assassino
- vítimas (os demais jogadores).
- Dobre os papéis e coloque-os em um recipiente. Cada jogador retira um papel sem mostrar para os outros.
- O “assassino”, secretamente, deve “eliminar” as vítimas piscando discretamente os olhos.
- Quando forem “eliminadas”, as vítimas devem anunciar em voz alta: "Morri!".
- O detetive deve prestar atenção aos movimentos e tentar identificar o assassino antes que ele “elimine” todos.
- A partida termina quando:
- o detetive descobre quem é o assassino, ou
- todas as vítimas são eliminadas.
5. Pique-palavra
Objetivo: Listar o máximo possível de palavras dentro de um tema no tempo determinado.
Como jogar:
- Escolha um tema (animais, comidas, países, objetos, etc).
- Defina um tempo — normalmente 1 minuto.
- Cada jogador escreve o maior número de palavras relacionadas ao tema.
- Ganha quem obtiver mais pontos após algumas rodadas.
- Pontuação:
- Palavras únicas: 2 pontos
- Palavras repetidas: 1 ponto
6. Jogo da forca
Objetivo: Adivinhar uma palavra antes que o boneco seja completado.
Como jogar:
- Um jogador pensa em uma palavra e desenha tracinhos representando cada letra.
- O outro tenta adivinhar a palavra dizendo uma letra de cada vez.
- Letras corretas são escritas nos tracinhos; letras erradas completam partes do boneco.
- Se o boneco for finalizado antes que a palavra seja adivinhada, o desafiante perde.
- Pode-se jogar com temas, como animais, comidas, filmes, etc.

7. História coletiva
Objetivo: Criar uma história surpreendente sem que os jogadores vejam o que os outros escreveram.
Como jogar:
- Uma folha deve circular entre todos os participantes.
- A sequência sugerida de escrita é:
- personagem principal
- local onde está
- o que está fazendo
- o que acontece em seguida
- como termina
- Após escrever um item, cada participante dobra a folha para esconder o que escreveu e passa ao próximo jogador.
- No fim, desdobrem toda a folha e leiam a história completa.
8. Duas verdades e uma mentira
Objetivo: Descobrir qual das três frases escritas é falsa.
Como jogar:
- Pode ser jogado por 2 pessoas ou mais. Quanto mais gente, mais divertido. Cada jogador recebe papel e caneta e escreve três frases sobre si, sendo 2 verdades e 1 mentira.
- Troca dos papéis:
- Com 2 jogadores: troquem os papéis diretamente.
- Com 3 ou mais jogadores: dobrem as folhas, misturem numa pilha e cada um pega um papel que não seja o seu.
- Quem estiver com cada papel lê as três frases em voz alta.
- O(s) ouvinte(s) tentam identificar qual é a mentira.
- O autor revela a resposta.
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FERNANDES, Márcia. 8 brincadeiras com papel e caneta (para os momentos de tédio). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-com-papel-e-caneta-para-os-momentos-de-tedio/. Acesso em:

