Características do Barroco

Daniela Diana

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.

Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

A linguagem desse movimento tentou unir os valores medievais aos da cultura grega e latina, os quais foram evidenciados com o Renascimento.

De modo geral, o barroco na literatura é marcado por características que evidenciam o jogo de palavras e de ideias. Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

Estilos Literários

Há dois estilos que marcam o barroco literário:

  • Cultismo: caracterizado pelo do "jogo de palavras", nesse estilo a linguagem é rebuscada e culta, chegando a ser extravagante. Nele, há a valorização de detalhes e dos pormenores.
  • Conceptismo: identificado pelo "jogo de ideias", o estilo conceptista trabalha com a imposição de conceitos e a definição de um raciocínio lógico. Portanto, tem como características o racionalismo e a retórica aprimorada.

Leia também:

Movimento Barroco

O Barroco engloba as manifestações artísticas do período compreendido entre o século XVII e XVIII.

Em Portugal, esse movimento artístico sofreu influência da Escola Lusitana e teve início com a morte de Camões, em 1580.

Já no Brasil, o marco inicial é a publicação da obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira. Trata-se de um poema épico onde pode ser observada a influência da obra de Camões.

Os principais representantes do barroco literário são Gregório de Matos (1623-1696) e o Padre Antônio Vieira (1608-1697).

No Brasil, são registrados o Barroco literário e arquitetônico na Bahia durante o século XVII e o Barroco Mineiro, no século XVIII. Esse último é considerado uma manifestação já tardia que coincide com o Arcadismo.

O principal nome do Barroco Mineiro é o escultor Aleijadinho.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.