Barroco

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII.

Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca".

Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se por meio de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.

Características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade;
  • Valorização das sensações;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A arte barroca na Europa

O estilo barroco iniciou na Itália, sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, arquitetura, escultura, música e literatura.

O Barroco na Itália

A Itália foi considerada o berço do Renascimento e da arte barroca, onde diversos artistas se destacaram.

1. Caravaggio (1571-1610)

Caracterizado pelo rigor de suas obras, Caravaggio pintou temas religiosos onde explorava o contraste entre luz e sombras.

Destacam-se: "A Captura de Cristo", "Flagelação de Cristo", "A Morte da Virgem", "A Ceia de Emaús", "Davi com a cabeça de Golias", "Flagelação de Cristo".

A Ceia de Emaús
A Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio

2. Bernini (1598-1680)

Bernini foi um escultor e arquiteto italiano. Suas obras encontram-se em Roma e no Vaticano, entre elas: a "Praça de São Pedro", "Catedral de São Pedro", "O Êxtase de Santa Teresa", "Busto de Paulo V" e "Castelo de Santo Ângelo".

O êxtase de santa Teresa
O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini

3. Borromini (1599-1667)

Francesco Borromini foi arquiteto e escultor italiano. Entre suas obras destacam-se: a "Catedral de São Pedro", "Sant'Agnese in Agone", "Palazzo Spada", "Palazzo Barberini", "Sant'Ivo alla Sapienza" e a "Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane".

Sant'Ivo alla Sapienza
Sant'ivo alla Sapienza (1642-1660), de Borromini

4. Andrea Pozzo (1642-1709)

Pozzo foi arquiteto, pintor e decorador italiano. Entre suas obras estão: "Glorificação de Santo Inácio", "Anjo da Guarda", "A Apoteose de Hércules", o teto do "Salão Nobre do Palácio Liechtenstein", em Viena, e a "Falsa Cúpula de São Francisco Xavier".

falsa cúpula de São Francisco de Xavier
Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo

O Barroco na Espanha

A Espanha foi o centro dos poetas barrocos, dos quais se destacaram: Quevedo, Gôngora, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán.

Eles que fizeram a melhor literatura do século XVII, assimilada pelo resto da Europa a partir da segunda metade do século XVII.

Além da literatura, o barroco espanhol foi um dos mais marcantes desse período, onde se destaca o pintor Diego Velázquez e as obras: "As meninas", "Velha fritando ovos", "Retrato de um homem" e "Cristo Crucificado".

As meninas, de Diego Velázquez
As Meninas (1656), de Diego Velázquez

O Barroco em Portugal

Em Portugal, o barroco vai de 1508 a 1756. Padre Antônio Vieira é o principal autor do barroco literário no país, no entanto, passou a maior parte de sua vida no Brasil.

Sua principal obra "Os Sermões" constitui um mundo rico e contraditório. Revela sua inteligência voltada para as coisas sacras e, simultaneamente, para a vida social portuguesa e brasileira.

Vieira foi uma espécie de cronista da história imediata. Assim, ele elaborava os sermões usando a técnica medieval, explicitando as metáforas da linguagem bíblica.

Além de Vieira, merecem destaque: o padre Manuel Bernardes, D. Francisco Manuel de Melo, Francisco Rodrigues Lobo, freira Mariana Alcoforado e Antônio José da Silva.

Na pintura do barroco português, merece destaque a pintora Josefa de Óbidos, que embora tenha nascido na Espanha, viveu e desenvolveu sua arte em Portugal. Dentre suas obras mais destacadas estão: "Maria Madalena confortada pelos Anjos", "Calvário", "A Sagrada Família" e "Santa Maria Madalena".

Sagrada família, de Josefa de Óbidos
Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos

O Barroco no Brasil

O barroco no Brasil chegou por meio dos jesuítas, no fim do século XVI. Só partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através das igrejas.

Passada a fase do Barroco baiano, suntuoso e pesado, o estilo atingiu no século XVIII a província de Minas Gerais. Foi ali que Aleijadinho (1738-1814) elaborou uma arte profundamente nacional.

Paixão de Cristo Aleijadinho
Cena da Paixão de Cristo no Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (MG). Essa obra foi produzida por Aleijadinho entre 1796 e 1799

Nessa época, não havia no Brasil condições para o desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. O que se viu foi alguns escritores se espelhando nas fontes estrangeiras, geralmente nos portugueses e espanhóis.

Autores barrocos do Brasil

Os principais escritores brasileiros desse período foram:

  • Bento Teixeira (1561-1618)
  • Gregório de Matos (1633-1696)
  • Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
  • Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
  • Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

O contexto histórico do barroco: resumo

O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, após perder muitos fiéis.

A Companhia de Jesus, reconhecida pelo papa em 1540, passa a dominar quase que inteiramente o ensino. Ela exerceu um papel importante na difusão do pensamento católico aprovado no Concílio de Trento.

A Inquisição, que se estabeleceu na Espanha a partir de 1480, e em Portugal a partir de 1536, ameaçava a liberdade de pensamento. O clima era de austeridade e repressão.

Foi nesse contexto que se desenvolveu o barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica.

Em nenhuma época se produziu um número tão grande de igrejas e capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais.

Em quase todas as partes, a Igreja se associava ao Estado. Assim, a arquitetura barroca, antes só religiosa, surge também na construção de palácios, visando causar admiração e demonstrar seu poder.

Vídeo sobre Literatura Barroca no Brasil

Barroco no Brasil - Literatura Ver no YouTube

Leia também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.