Escultura Barroca
A escultura barroca elevou a arte à intensidade da perfeição. Integra o movimento barroco, que começou em Roma por volta de 1600 e foi difundido por toda a Europa.
Além da escultura, o estilo barroco influenciou a pintura, a arquitetura, a música e a literatura. Esse movimento foi impulsionado pela Igreja Católica e integrou a contra-reforma na arte.
Por esse motivo, o clero incentivou os artistas a apresentarem obras que induzissem abertamente ao drama na representação das cenas religiosas.
O objetivo central era reforçar a crença dos católicos da maneira mais convincente possível.
Na escultura, o barroco afetou de maneira direta os objetos. Fica evidente o melodrama nas cenas religiosas, o espiritualismo e, mais que tudo, a perfeição estética.
Características Gerais
- Onipresença e dinamismo
- Intensidade sem limites
- Evidência da violência e do drama
- Combinação da escultura com a arquitetura
- Criação de uma linguagem artística única inaugural na maneira de esculpir
- Sistematização da linha horizontal nas estátuas para complementar as partes superiores dos edifícios
- Efeitos extravagantes, com fortes curvas e decoração luxuosa
Barroco no Brasil
As manifestações do barroco chegam ao Brasil um século depois do início na Europa. Entre os séculos XVIII e XIX, a escultura é uma mistura da influência portuguesa, italiana, francesa e espanhola.
O principal representante da escultura barroca no Brasil é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).
O escultor de Ouro Preto (MG) é situado em um período de transição entre o barroco e o rococó. Há estudiosos que o classificam como representante do barroco mineiro.
Além de Ouro Preto, os traços barrocos também são encontrados em esculturas na Igreja e Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A obra foi edificada entre 1633 e 1691 e exibe anjos e pássaros talhados ao estilo do barroco português.
No Rio de Janeiro, o principal representante do barroco é Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813), conhecido como Mestre Valentim.
Barroco na Europa
O ponto de partida do barroco na Europa foi Roma. O chamado início do barroco é observado, principalmente, na Itália, entre 1600 e 1625. Também na Itália estão as principais manifestações do alto barroco, que ocorre entre 1625 e 1675.
O período denominado barroco tardio é observado, em especial, na França, entre 1675 e 1725. O fim do movimento, que passa a ser denominado rococó, também tem grande adesão na França, sendo registrado entre 1725 e 1800.
Bernini
Gian Lorenzo Bernini foi considerado o mais brilhante escultor barroco e um dos mais importantes e inovadores arquitetos que atuaram durante o movimento.
Foi o responsável pelas maiores esculturas de Roma no barroco. Atuou para oito papas. A escultura "O Êxtase de Santa Teresa" é considerada a sua obra-prima.
Arquitetura e Pintura Barroca
A arquitetura barroca ocorreu de maneiras diferentes na maioria dos países europeus e latinos.
Entre as características da arquitetura barroca estão a necessidade de demonstrar a exuberância das cenas religiosas e a imposição ao observador do cenário bíblico.
Já a pintura barroca é caracterizada pelo realismo místico, conteúdo emocional e sensualidade.
Leia também:
- Barroco
- Características do Barroco
- Arte Barroca
- Estilo Barroco
- Barroco no Brasil
- Barroco em Portugal
- Exercícios sobre Barroco
DIANA, Daniela. Escultura Barroca. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/escultura-barroca/. Acesso em: