Características do Período Mesolítico

O Período Mesolítico corresponde ao período de transição pré-histórica entre o Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) e o Neolítico (Idade da Pedra Polida). Essa transição aconteceu de forma lenta e gradual, sendo o mesolítico, o período que abrange essa mudança.

Características do Período MesolíticoCabana do Período Mesolítico, Escócia, Reino Unido

Note que enquanto o termo Paleolítico significa “Idade Antiga da Pedra” e o Neolítico “Idade Nova da Pedra”, o termo Mesolítico significa “Idade Média da Pedra” ou “Entre Pedras”.

Divisões do Mesolítico

Esse período é dividido em duas fases:

  • Epipaleolítico: corresponde à fase final e pós-glaciar do Paleolítico e fase inicial do mesolítico.
  • Protoneolítico: corresponde à fase final do mesolítico e início do neolítico.

Caraterísticas

Foi durante o fim do paleolítico e início do mesolítico (por volta de 10.000 a.C. até 5.000 a.C.) que a terra sofreu alterações geológicas e climáticas, o que levou à diversas transformações na vida do homem pré-histórico. Ocorreu uma das últimas glaciações e a temperatura ficou mais amena permitindo uma nova vida à população.

Desse modo, o homem nômade do paleolítico que vivia sua vida caminhando em busca de abrigo e comida, estava inserido num clima muito hostil, denominado de “Era do Gelo”. Assim, diante de tantas intempéries, para sobreviver, o homem do paleolítico habitava as cavernas para se proteger do frio extremo, bem como fugir dos animais ferozes.

Já no mesolítico, os homens, denominados de nômades estacionários (relativos às estações do ano) muitas vezes habitavam as cavernas durante o inverno e nos verões acampavam próximo aos rios, o que os levaram a aprender técnicas de pesca e a construírem novas ferramentas (anzóis, flechas, redes, arpões, etc.). Em resumo, a vida nas cavernas do paleolítico foi substituída pela vida ao ar livre.

Isso foi essencial para que eles começassem a se sedentarizarem (permanecerem num local), o que foi sendo resolvido gradualmente por fatores como a amenização do clima na Terra. De tal modo, no mesolítico eles já começam a construir pequenos abrigo de pedra, madeira, folhas.

Isso muda realmente, com a “Revolução do Neolítico”, donde o homem se sedentariza, e adquiri técnicas de agricultura, e começa a domesticar alguns de animais, além de construírem casas.

Destarte, foi durante o mesolítico que a descoberta do fogo proporcionou uma vida melhor aos homens, seja para espantar animais ferozes, iluminar as noites, proteger do frio, cozinhar, dentre outros.

Além disso, na Idade da Pedra (união entre o Paleolítico, Mesolítico e Neolítico) o homem utiliza a pedra como principal recurso para produzir ferramentas e outros utensílios necessários, que somente foi modificada mais tarde, na “Idade dos Metais”.

Embora o neolítico seja indicado como o período de construção de aldeias, divisão do trabalho (homens caçavam e mulheres cuidavam dos filhos) e organização social, é durante o mesolítico que o homem começa a se acostumar com as novas relações e aparição de núcleos familiares, os quais foram efetivadas mais tarde, no Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

Arte no Mesolítico

A arte no período mesolítico é um pouco diferente do período anterior, o Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, de forma que já começam a surgir uma arte ao ar-livre, desde esquemas abstratos, com o desenvolvimento da racionalização do homem, embora muitas representações desse período eram figurativas, sobretudo de figuras humanas.

Atualizado em