Celtas

Juliana Bezerra

Os celtas são um povo da Antiguidade que habitaram regiões da Europa entre os séculos II e III a.C.

Existiam diversos povos que compartilhavam a língua e a cultura celtas, e assim, eles não formavam um povo único, vivendo em diversos lugares e sendo, muitas vezes, inimigos entre si. Essa fragmentação foi primordial para que os romanos os dominasse.

A influência celta é sentida até hoje através de festas, como o Halloween; lendas, como "Tristão e Isolda"; a música folclórica irlandesa e idiomas, como o galês e o gaélico.

Localização dos celtas

CeltasRegiões europeias onde viveram os celtas

Os celtas são originários da região da Europa Central, e se espalharam desde a Península Ibérica até à Península da Anatólia.

Ocuparam locais dos atuais países: Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, etc.

Organização social

A sociedade celta era organizada em tribos e muito desenvolvida para a época, com uma organização social, religiosa, política e econômica.

Havia várias etnias celtas das quais se destacam os bretões, os gauleses, os belgas, os escotos, os batavos, os eburões, os gálatas, os trinovantes e os caledônios.

Cada tribo, porém, era organizada por meio de clãs (famílias que compartilhavam as terras) e pautada numa sociedade hierárquica. Estavam divididos em:

  • Nobres
  • Homens livres
  • Servos
  • Artesãos
  • Escravos

Além deles, os chamados “druidas” eram os sacerdotes que possuíam grande prestígio na sociedade celta.

Economia celta

Na economia celta o comércio era praticado. Eles comercializavam produtos com outros povos da antiguidade. As técnicas agrícolas utilizadas por eles já eram muito avançadas para a época.

Cultura celta

A língua falada pelos celtas (língua céltica) era da família linguística indo-europeia. Uma vez que são os primeiros povos a usarem o ferro na Europa, os celtas foram considerados os propulsores da Idade do Ferro.

Eram grandes apreciadores das artes com destaque para o artesanato e a música.

Saiba mais sobre a Idade dos Metais.

Arte celta

CeltasExemplo de arte celta

Parte da arte celta é destacada pelos objetos de artesanato. O metal já era utilizado na fabricação de diversos utensílios, joias, artefatos sagrados, armas, armaduras, dentre outros.

Curioso notar que eles apreciavam o abstracionismo (arte abstrata) expressa em diversos desenhos geométricos e em forma de espirais.

A escultura celta possuía um caráter religioso, posto que era feita para espantar os maus espíritos ou ainda homenagear os deuses.

Música celta

A música celta era realizada por trovadores, druidas, bardos e dançarinos. Ela possuía um caráter religioso e geralmente eram acompanhadas por diversos instrumentos, como flautas, gaita de foles, harpas.

Atualmente, esse estilo é muito popular em diversos países europeus de origem celta fazendo parte da música folclórica irlandesa e escocesa. Hoje em dia há diversos festivais de música celta pelo mundo.

Religião e mitologia celtas

A religião dos celtas era politeísta, ou seja, eles acreditavam em diversos deuses relacionados com a natureza. Por esse motivo, muito misticismo envolve suas crenças.

Eles realizavam diversas cerimônias, festas e rituais em homenagem aos deuses e deusas. Em algumas cerimônias havia sacrifícios humanos.

Os druidas presidiam e conduziam diversos rituais. Note que muitos deuses celtas possuíam formas de animais. Destacam-se:

  • Deusa-mãe: deusa da natureza
  • Tan Hill: deus do fogo
  • Tailtiu e Macha: deusas da natureza
  • Epona: a deusa dos cavalos
  • Goibiniu: deus fabricante de cerveja

Você Sabia?

Muitas lendas com elementos celtas sobrevivem, como "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" e "Tristão e Isolda".

Alguns contos de fada que atualmente conhecemos são inspirados na mitologia celta, como, por exemplo, "Chapeuzinho Vermelho". Na história original, ela era o sol e o lobo era a noite.

A festa do Halloween tem origem num festival celta, o Samhain.

Símbolos Celtas

Existem diversos símbolos associados à cultura celta. Veja abaixo os mais importantes e seus significados:

Cruz Celta: representa o equilíbrio por meio da união entre os quatro elementos da natureza e do feminino com o masculino.

CeltasCruz Celta

Triskle: representa os elementos da natureza e era utilizado para evocação dos deuses.

CeltasTriskle

Nó Celta: representa a eternidade da vida, de forma que esse nó não apresenta início nem fim.

CeltasNó Celta

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.