Chorume


O chorume é um líquido escuro que resulta da decomposição da matéria orgânica do lixo.

Ele possui um cheiro forte e desagradável, sendo responsável por poluir o solo, águas subterrâneas e rios.

O chorume também é conhecido como líquido percolado ou lixiviado.

A composição do chorume é de matéria orgânica, metais pesados, substâncias tóxicas e excrementos de humanos e animais. Entre as substâncias tóxicas estão o cádmio, arsênio, cobre, mercúrio, cobalto e chumbo.

Lixão e formação de chorume

O chorume forma-se pela decomposição do lixo orgânico

A composição e quantidade do chorume produzido também varia conforme o ambiente e condições em que é formado. Isso também vai determinar o seu poder poluidor.

Causas e Formação do Chorume

Atualmente, o chorume é um problema ambiental que ocasiona a poluição do solo e da água.

A velocidade do crescimento populacional urbano e o estímulo dado ao consumismo, aumentam a produção de lixo, contribuindo para formação do chorume.

O lixo nem sempre tem o destino correto. Nos depósitos de lixo a céu aberto, o lixo se acumula sob o solo sem receber nenhum tipo de tratamento ou proteção.

O acúmulo de lixo no solo traz uma série de problemas não somente para o ecossistema, mas também para a sociedade.

A formação do chorume é o resultado da decomposição bacteriana da matéria orgânica. Além de gerar um mau cheiro típico, ele se infiltra no solo contaminando o lençol freático e os rios.

Saiba mais sobre Lixo Orgânico.

Tratamento do Chorume

O aterro sanitário é um sistema utilizado em áreas urbanas para a deposição de resíduos sólidos em uma menor área possível e reduzindo-os ao menor volume.

Nele, o lixo é depositado em camadas que são compactadas por tratores e cobertas com terra. O aterro tem o solo impermeabilizado e possui sistema de drenagem para captar o chorume e levá-lo ao tanque de equalização. A finalidade é reter os metais pesados e em seguida entrar no processo de biodegradação.

No tanque, ocorre a decantação, os materiais mais pesados se acumularam no fundo, formando uma camada de lodo. O líquido acima, caso já esteja em conformidade com as leis ambientais, poderá ser destinado aos rios.

O chorume que ficou acumulado pode ser usado para produção de biogás ou como adubo em composteiras.

Tratamento do chorume em aterro sanitário

Tratamento do chorume em aterro sanitário

Curiosidade

O necrochorume é um tipo de chorume resultante da decomposição de cadáveres em cemitérios. Ele também pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. Um cadáver adulto de 70 kg pode liberar até 30 litros de necrochorume durante o processo de putrefação do corpo.

Leia mais sobre a Poluição do Solo e Poluição da Água.