Ciclone: o que é e como se forma
O Ciclone é um fenômeno da natureza causada pelas massas de ar que se movimentam em círculos nos centros de baixa pressão, acompanhados de fortes tempestades.
Nesse caso, a intensidade dos ventos é essencial para a formação dos ciclones, que podem chegar até mais de 100 km/h, e podem variar de sentido.
No hemisfério norte, eles se formam no sentido anti-horário e no hemisfério sul é no sentido horário. Note que os ciclones surgem quando as massas de ar superam 50 km/h.
Formação dos Ciclones
Ciclones são tempestades muito grandes que se formam sobre os oceanos. Eles começam quando a água do mar fica muito quente, fazendo o ar sobre ela também esquentar e subir. Ao subir, esse ar quente cria um "vácuo", chamado zona de baixa pressão.
Em seguida, o ar ao redor dessa área de baixa pressão começa a se mover em direção a ela. Quando esse ar úmido é puxado para cima, ele começa a girar, formando uma grande nuvem em espiral.
Como esse fenômeno se forma no oceano, ao entrar no continente, uma grande quantidade de umidade é liberada na forma de violentas tempestades. Somado a isso, temos a velocidade do vento, que pode ultrapassar os 100 km/h, gerando uma grande destruição por onde passa.
Tipos de Ciclone
Embora seja mais comum os ciclones se formarem em regiões de clima tropical, subtropical e equatorial, dependendo da latitude e do clima inserido, os ciclones podem ser:
- Ciclone Tropical: ocorrem em locais de clima tropical com altas taxas de umidade e elevadas temperaturas, sendo acompanhados de fortes tempestades de chuvas e ventos.
- Ciclone Extratropical: ocorrem em regiões que apresentam latitudes médias, sendo acompanhadas por fortes tempestades. Recebem esse nome uma vez que ocorrem fora da faixa denominada tropical.
- Ciclone Subtropical: acompanhado por ventos com alta velocidade, esse tipo de ciclone ocorre em locais de clima subtropical, os quais englobam características dos ciclones tropical e extratropical.
- Ciclone Polar: ocorrem em locais de clima polar, ou seja, que apresentam baixas temperaturas e, consoante o local em que se desenvolvem, polo norte ou polo sul, são classificados em: ciclone ártico ou ciclone antártico.
- Anticiclone: a diferença do ciclone e do anticiclone é que o último se forma em centros de alta pressão, associados às condições melhores de tempo, enquanto os ciclones ocorrem em centro de baixa pressão e agregam más condições temporais, por exemplo, as tempestades.
- Furacão ou Tufão: os furacões ou tufões são ciclones que se formam no oceano, caracterizando fenômenos violentos com ventos fortíssimos que atingem mais de 200 km/h.
- Tornado: Considerada um dos mais fortes fenômenos relacionados as movimentações das massas de ar, os tornados podem atingir até 400 km/h.
Ciclones no Brasil
No Brasil, os ciclones estão ficando cada vez mais comuns, principalmente na região sul.
Nesta região, a Massa Polar Atlântica chega com maior intensidade, causando um choque térmico intenso com as massas de ar quentes que predominam no país.
Com o aquecimento global, esse processo tem se intensificado, gerando preocupações na população e nos governos locais.
Nos últimos anos vários ciclones atingiram a região, com destaque para o ciclone de 2023 que causou 50 mortes e deixou milhares de desabrigados.
Quer saber mais? Confira outros textos do Toda Matéria:
- Tsunami
- Impactos ambientais
- Desastres ambientais
- Desastres naturais
- Tornado
- La Niña
- Triângulo das Bermudas
- Vento: o que é, como se forma e tipos de ventos
MARQUES, Vinícius. Ciclone: o que é e como se forma. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ciclone/. Acesso em: