Ciclone


O Ciclone é um fenômeno da natureza causada pelas massas de ar que se formam círculos nos centros de baixa pressão acompanhados de fortes tempestades. Nesse caso, a intensidade dos ventos é essencial para a formação dos ciclones, que podem chegar até 200 km/h, e podem variar no tocante ao sentido, ou seja, no hemisfério norte eles se formam no sentido anti-horário e no hemisfério sul é no sentido-horário. Note que os ciclones surgem quando as massas de ar superam 50 km/h.

Para saber mais: Tsunami

Formação dos Ciclones

A formação dos ciclones é decorrente da elevação das massas de ar quente para a atmosfera, enquanto as de ar frio descem, formando as nuvens que consequentemente precipitam em forma de chuvas.

CicloneCiclone

Tipos de Ciclone

Embora seja mais comum os ciclones se formarem em regiões de clima tropical, subtropical e equatorial, dependendo da latitude e do clima inserido, os ciclones podem ser:

  • Ciclone Tropical: ocorrem em locais de clima tropical, com altas taxas de umidade e elevadas temperaturas, sendo acompanhados de fortes tempestades de chuvas e ventos.
  • Ciclone Extratropical: ocorrem em regiões que apresentam latitudes médias, sendo acompanhadas por fortes tempestades. Recebem esse nome uma vez que ocorrem fora da faixa denominada tropical.
  • Ciclone Subtropical: acompanhado por ventos com altas velocidade, esse tipo de ciclone ocorre em locais de clima subtropical, os quais englobam características dos ciclones tropical e extratropical.
  • Ciclone Polar: ocorrem em locais de clima polar, ou seja, que apresentam baixas temperaturas e, consoante o local em que se desenvolvem, polo norte ou polo sul, são classificados em: ciclone ártico ou ciclone antártico.
  • Anticiclone: a diferença do ciclone e do anticiclone é que o último se formam em centros de alta pressão, associados às condições melhores de tempo, enquanto os ciclones ocorrem em centro de baixa pressão e agregam más condições temporais, por exemplo, as tempestades.
  • Furacão ou Tufão: os furacões ou tufões, são ciclones que se formam no oceano, caracterizando fenômenos violentos com ventos fortíssimos que atingem mais de 200km/h.
  • Tornado: Considerada um dos mais fortes fenômenos relacionados as movimentações das massas de ar, os tornados podem atingir até 400 km/h.

Leia mais em Triângulo das Bermudas