Citoesqueleto


O citoesqueleto é uma estrutura filamentosa formada por fibras proteicas e que está presente nas células eucariontes.

Estrutura

O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica que está presente no citoplasma das células. Ele se assemelha a uma rede, sendo formado por microtúbulos e microfilamentos (intermediários e de actina) constituídos de proteínas.

CitoesqueletoRepresentação da estrutura do citoesqueleto

Nos microtúbulos encontramos a proteína chamada de tubulina. Essas estruturas são as maiores e mais grossas que formam o citoesqueleto, sendo longas, firmes e ocas.

Nos filamentos de actina (ou microfilamentos), encontramos a própria actina e outras proteínas que estão ligadas a ela. São estruturas mais finas e flexíveis que atuam nos movimentos celulares.

Por fim, nos filamentos intermediários encontramos algumas proteínas fibrosas responsáveis pela estabilidade do tecido celular.

Saiba mais sobre as Organelas Celulares.

Funções

A principal função do citoesqueleto é dar sustentação e resistência. Além disso, ele está relacionado com o movimento celular, uma vez que auxilia na locomoção da célula, por exemplo das amebas (movimentos ameboides).

As proteínas presentes nos microtúbulos são responsáveis pela organização celular e pela formação dos cílios e flagelos.

Quanto aos movimentos intracelulares (dentro das células), o citoesqueleto auxilia no transporte das organelas dentro do citoplasma.

Quanto à sua função, ele se assemelha aos ossos e músculos do corpo posto que está relacionado com o deslocamento e a contração muscular. Em outras palavras, ele é o "esqueleto celular".

Sendo assim, o citoesqueleto colabora com a forma celular, o transporte de substâncias e a organização das organelas presentes na célula.

Saiba tudo sobre a célula com a leitura dos artigos: