Clorofila: entenda o que é e qual a sua função na fotossíntese

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

A clorofila é um pigmento verde encontrado em uma organela celular chamada cloroplastos. Encontradas, principalmente, nas folhas, mas também podem ocorrem em caules de ervas e cactos. Além das plantas, há clorofila em cianobactérias e em algas micro e macroscópicas.

Para que Serve a Clorofila?

A clorofila faz a absorção da energia luminosa, durante a fase clara da fotossíntese, e a transforma em energia química na forma de carboidratos.

Como é feita a absorção da luz?

Existem tipos diferentes de clorofila. Esses pigmentos absorvem comprimentos de ondas específicos e refletem outros. Por exemplo, as folhas, em geral, são verdes, pois refletem esse comprimento específico de onda, o da cor verde.

Desse modo, as cores que enxergamos nos objetos nada mais são do que reflexões de comprimentos específicos de onda. Um pimentão vermelho reflete o comprimento de onda dessa cor e assim por diante.

Espectro Eletromagnético: Comprimento e Frequências das 7 Ondas EletromagnéticasEspectro Eletromagnético

Vale lembrar que o espectro de luz visível compreende os comprimentos de onda desde 400 nm até 760 nm. Esse espectro comporta as cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho que são decompostas ao atravessar um prisma.

As clorofilas a e b absorvem melhor as faixas que vão do violeta ao azul (entre os 400 e 500 nm) e a do vermelho (por volta de 700 nm).

A principal diferença entre a clorofila a e a clorofila b é um grupo funcional presente no carbono 3 do anel 2 das moléculas. Na clorofila a existe um grupo metil, na clorofila b, em vez de metil, há um grupo aldeído.

Leia Também Espectro Eletromagnético.

Como é a Clorofila?

É uma molécula do grupo das porfirinas, similar à hemoglobina que confere a cor do sangue de muitos vertebrados. A clorofila é composta por anéis que possuem carbono, hidrogênio, nitrogênio e um átomo de magnésio ao centro.

Além dos anéis, há uma cadeia de fitol, um conjunto de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio formando essa cauda de alcóol isoprenoide monoinsaturado.

Existem 4 tipos: as clorofilas a e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.

ClorofilaMolécula de Clorofila, com o radical R, que muda conforme o tipo de clorofila: a ou b

Onde é encontrada?

As moléculas de clorofila são produzidas pelos cloroplastos. Estão concentradas nas membranas dos tilacoides, que são estruturas lamelares localizadas no interior dos cloroplastos.

Se quiser saber mais sobre os cloroplastos, leia o artigo.

Outros Pigmentos Associados

Os carotenoides são pigmentos acessórios de coloração amarelada à alaranjada. São encontrados junto às clorofilas no cloroplasto, em maior abundância nos xantoplastos, e auxiliam conferindo cor a algumas partes dos vegetais.

Beta Caroteno
Exemplo de Carotenoide

Possuem papel acessório na fotossíntese, pois absorvem comprimentos de onda diferentes daqueles captados pela clorofila. Dessa maneira, tornam a fotossíntese mais eficiente, captando e transferindo mais energia para a produção de carboidratos.

Carotenoides na alimentação

A zeaxantina presente no milho e o licopeno encontrado nos tomates são exemplos de carotenoides. Outro muito comum é o caroteno b, convertido em vitamina A no processo digestivo.

Assim sendo, o consumo de vegetais ricos em carotenoides é essencial. Alguns alimentos ricos nessa substância são:

  • Mamão;
  • Manga;
  • Cenoura;
  • Milho;
  • Tomate.
Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.