Clorofila
A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese. Também estão presentes nas cianobactérias e em organismos protistas (dinoflagelados, algas vermelhas) que são autótrofos.
Para que Serve a Clorofila?
A clorofila faz a absorção da energia luminosa, durante a fase clara da fotossíntese, que será transformada em energia química, sendo usada na produção dos carboidratos resultantes do processo.
Como é feita a absorção da luz?
As clorofilas a e b são substâncias que absorvem os comprimentos de onda correspondentes ao seu espectro de absorção e refletem os comprimentos de onda da sua cor, o verde. Desse modo, um pimentão verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro visível exceto o verde, o qual reflete. Já o pimentão vermelho, absorve todos os comprimentos menos o vermelho que ele reflete.
Espectro Eletromagnético
Vale lembrar que o espectro de luz visível compreende os comprimentos de onda desde 400 nm até 760 nm, composto pelas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho que são decompostas ao atravessar um prisma. As clorofilas a e b absorvem melhor as faixas que vão do violeta ao azul ( entre os 400 e 500 nm) e do vermelho (por volta de 700 nm).
Leia Também Espectro Eletromagnético.
Como é a Clorofila?
É uma molécula do grupo das porfirinas, assim como a hemoglobina (pigmento do sangue), composta por anéis que têm em sua composição carbono, hidrogênio e nitrogênio e o magnésio ao centro.Ligada a um dos anéis há uma cadeia de fitol (tipo de terpeno, com carbonos e hidrogênios).Existem 4 tipos: as clorofilasa e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.
Molécula de Clorofila, com o radical R, que muda de acordo com o tipo a ou b
Onde é encontrada?
As moléculas de clorofila são produzidas pelos cloroplastos. Estão concentradas nas membranas dos tilacoides, que são estruturas lamelares localizadas no interior dos cloroplastos.
Se quiser saber mais sobre os cloroplastos, leia o artigo.
Outros Pigmentos Associados
Os carotenoides são pigmentos amarelos e alaranjados, localizados junto às clorofilas nos cloroplastos e em grande quantidade nos xantoplastos, conferindo cor às flores, frutos e outras partes das plantas. Possuem papel acessório na fotossíntese, pois eles absorvem comprimentos de onda diferentes daqueles captados pela clorofila e transferem energia para ela.
Carotenoides na alimentação
A zeaxantina (milho), o licopeno (tomate) são tipos de carotenoides; outro muito comum é o caroteno b, que é convertido em vitamina A durante o processo digestivo dos animais, sendo portanto essencial a ingestão de vegetais que o contenha. Exemplos de alimentos ricos em carotenoides são: mamão, manga, cenoura, milho, tomate, entre outros.
Clorofila. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/clorofila/. Acesso em: