Colchetes ( [ ] )

Márcia Fernandes

O que é colchete?

Colchetes, ou parênteses retos, é um sinal gráfico que é usado na língua portuguesa para pontuar situações muito específicas. Ele também é utilizado nas áreas de exatas, tal como em expressões numéricas: { 20 . [ 2 ] 2 }.

Quando devo usar colchetes?

Os colchetes não são utilizados com muita frequência. Encontramos esse sinal em dicionários e o usamos apenas em alguns casos:

1. Nos dicionários. A transcrição fonética que alguns dicionários apresentam, é inserida entre colchetes. O mesmo acontece com a etimologia das palavras, também contida em alguns dicionários:

[´kazu] é a transcrição fonética de caso.

2. Na supressão de citações. Em citações, quando se omite uma parte do texto, utilizam-se as reticências entre colchetes (neste caso, em vez de colchetes, podemos optar pelo uso de parênteses):

“assim como os cronistas se debruçaram sobre a terra e o nativo com um espírito ao mesmo tempo ingênuo e prático, os missionários da Companhia de Jesus [...] uniram à sua fé [...] um zelo constante pela conversão do gentio [...].” (BOSI, 1994, p. 19)

3. Nas citações. Na inserção de informação própria em citação de autor, a informação que não faz parte do conteúdo original deve ser inserida entre colchetes:

“O ponto mais alto e mais equilibrado da prosa realista brasileira acha-se na ficção de Machado de Assis [que continua a impressionar mais de 100 anos depois da sua morte].” (BOSI, 1994, p. 174)

4. Nos casos em que os parênteses não podem ser utilizados. Para evitar a utilização duplicada de parênteses, utilizam-se colchetes, o que torna o sentido do texto mais compreensível:

A gramática divide-se em fonologia (estudo dos fonemas [da qual fazem parte ortoépia, prosódia e ortografia]).

Você também pode se interessar por: Sinais de pontuação.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.