Como fazer uma redação sobre fake news

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Fake news é um tema bastante atual e, por isso, um forte candidato à tema de redação em vestibulares, Enem e demais concursos.

O primeiro passo para fazer uma redação sobre fake news é saber exatamente o que elas são para que o seu texto não transmita informações erradas. Por isso, vamos começar pela definição do tema.

O que são fake news?

Fake news ou notícias falsas, em português, são exatamente isso, notícias enganosas sobre acontecimentos atuais, que se baseiam em mentiras e costumam ser partilhadas nas redes sociais com o intuito de viralizar e rapidamente disseminar sentimentos de revolta.

As consequências da sua divulgação podem ser graves: incentivo ao preconceito e à violência, aumento de surto de doenças, prejuízos morais ou financeiros de pessoas e empresas.

De acordo com o Reuters Institude Digital News Report, o Brasil está entre os três países que mais consome fake news, que são um tipo de crime para o qual a legislação ainda não prevê punição.

Exemplos de notícias falsas

Há muitas fake news relacionadas com a saúde. Nos últimos tempos, o coronavírus tem sido o seu alvo de predileção.

Assim, o Ministério da Saúde dedica uma seção do seu site para alertar as pessoas acerca das notícias falsas. Confira:

Vacina da gripe aumenta risco de adoecer por coronavírus

A notícia de que a vacina da gripe aumentaria o risco de contrair o novo coronavírus, aumentou as dificuldades enfrentadas pela campanha de vacinação contra a gripe.

Além das notícias falsas sobre imunização, que costumam surgir na época das campanhas de vacinação, com a pandemia, o fato de evitar aglomerações - acrescido do risco de ser infetado -, gerou mais medo na população.

Chá de limão com bicarbonato quente cura coronavírus

A esperança da cura do covid-19 através de remédio natural foi outra notícia prejudicial divulgada para as pessoas.

Isso porque, além de a informação não ter sido comprovada, a ingestão em excesso do chá do limão com o bicarbonato pode ser prejudicial para as pessoas.

Alimentos alcalinos evitam coronavírus

Mais uma notícia falsa que leva as pessoas a mudarem seu comportamento graças à esperança depositada nas alternativas naturais.

Esse tipo de notícia desvia a atenção das pessoas para as corretas recomendações de prevenção da doença.

Para você saber mais: Entenda o que são fake news (notícias falsas)

Como começar a escrever sobre fake news?

A primeira parte da redação é a introdução, que ocupa 25% de todo texto. Mas depois de saber o que são fake news, ainda é preciso definir o assunto da sua redação antes de começar a redigi-la.

Há várias coisas sobre as quais podemos tratar acerca das fake news, por exemplo: os perigos oferecidos, formas como elas são propagadas, como combatê-las. Qual delas você abordará no seu texto?

Delimite o tema, e entenda que assunto e tema são coisas diferentes. O assunto é fake news, mas existem várias possibilidades de dissertação sobre o mesmo, ou seja, as fake news abrangem diversos temas.

É importante lembrar que numa prova como o Enem, por exemplo, você não precisa se preocupar com a delimitação do assunto, pois a proposta da redação já traz exatamente isso.

Fique tranquilo quanto ao tema da redação no Enem, pois mesmo que não esteja muito à vontade com ele, saiba que pode escrever um texto tão bom quanto alguém que sabe mais a respeito. Como? Utilizando as informações constantes na proposta de redação.

É que com a proposta, são fornecidos alguns conteúdos muito úteis para o desenvolvimento do seu texto, como gráficos, dados estatísticos ou notícias, os quais podem e devem ser utilizados na sua redação, pois agregam valor.

Temas de redação sobre fake news e possíveis abordagens

Os perigos oferecidos para a saúde pelas fake news

As fake news têm sido uma grande preocupação na altura da pandemia de covid-19. Foi pensando nisso que o Instituto Questão de Ciência (IQC) começou a atuar para que a propagação de informações falsas não colocassem as pessoas em risco.

No que respeita a esse tema, uma redação poderia abordar como as informações erradas podem levar milhares de pessoas a acreditar em tratamentos de risco ou a adotar formas preventivas não comprovadas, além de induzir as pessoas a terem diversos comportamentos desaconselhados.

O papel da escola no combate as fake news

Sendo um tema tão atual, a escola não pode ficar alheia a um plano de ação. Uma dissertação em torno desse tema poderia abordar como os professores poderiam orientar os seus alunos da importância de verificação dos conteúdos recebidos antes de partilhá-los.

Além disso, aulas poderiam mostrar formas de detectar informações errôneas, apresentar sites que fazem essa verificação - Aos Fatos, Boatos.org - e, ainda, mostrar como é possível colaborar com eles.

Fake news e liberdade de expressão

Com esse tema, uma redação poderia trazer a reflexão acerca da liberdade de expressão e seus limites. Afinal, o direito de se expressar, não dá direito a prejudicar ou ofender outras pessoas, o que vai justamente ao encontro do propósito da liberdade de expressão.

Como desenvolver um bom texto?

Depois de delimitar o assunto na introdução, o passo seguinte é o desenvolvimento, que ocupa cerca de 50% do texto. Nessa altura, você precisa de dados para tornar a sua redação mais credível.

Por isso, pesquise em livros, jornais e sites fiáveis. Saiba que existem agências especialistas que trabalham na checagem da veracidade das notícias. É o caso da Agência Lupa, a primeira empresa especializada, no Brasil, na checagem de fatos.

No entanto, se chegar à redação do Enem e não tem possibilidade de pesquisar, os dados que constam na proposta o ajudam na tarefa. Acredite, sem receios que é possível fazer um bom trabalho apenas usando esse conteúdo.

As citações são mais uma forma de enriquecer o texto. Elas reforçam a ideia de que quem escreveu tem um bom conhecimento geral, pois conseguiu encontrar uma frase que se adaptasse aquela situação.

Exemplos de citação que podem ser utilizadas numa redação sobre fake news

"A única coisa que podemos ter certeza, é a incerteza." (Bauman)

Essa citação poderia ser utilizada numa redação sobre os perigos das notícias falsas, mostrando a necessidade de confirmar uma informação - que pode incitar revolta ou mudança de comportamento - antes de partilhá-la.

Não podemos dizer que algo é verdadeiro, porque foi lido em um lugar qualquer que tampouco conhecemos, ou que simplesmente nos disseram.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Kant)

A citação acima poderia fazer sentido num texto que abordasse o papel da escola no combate das fake news, transmitindo a importância do envolvimento da escola para orientar as pessoas a saber identificar fake news e como agir quando identificá-las.

O ato mais corajoso é pensar por você mesma. Em voz alta!” Coco Chanel

A mensagem de Coco Chanel, sobre a liberdade de expressão, faria todo o sentido numa redação com o tema da liberdade de expressão e fake news.

A liberdade que temos para nos expressar não significa que temos direito de falar o que quisermos, sem pensar nas suas consequências. Não temos direito de dizer mentiras - fake news são crime. Liberdade de expressão é expressar o que sentimos e o que pensamos, o que não nos dá direito a mentir ou enganar outras pessoas.

As citações podem ser utilizadas em qualquer parte da sua redação: introdução, desenvolvimento ou conclusão.

Como concluir a redação

A conclusão deve abranger 25% do texto, parte que deve ser dedicada a relacionar as suas ideais sobre o tema com as conclusões que se podem retirar de tudo o que expôs.

Essa exposição não deve ser repetitiva, afinal, este é o momento de apresentar a proposta de intervenção - cobrada na redação do Enem -, a qual deve contemplar soluções para o tema apresentado na sua redação.

Referências Bibliográficas

Ministério da Saúde - saude.gov.br

Agência de Jornalismo e Checagem Lupa

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).