Competição no Reino Animal


Competição é uma relação ecológica desarmônica ou negativa, na qual a interação ocorre entre indivíduos que procuram pelo mesmo recurso, geralmente quando há uma escassez desse recurso.

Competição Interespecífica

A competição interespecífica é uma interação entre duas espécies que gera prejuízos a uma delas ou ambas. De modo geral, a competição pode ser por recursos como: espaço, alimento ou nutrientes, luz, restos orgânicos, entre outros.

Competição no Reino AnimalHiena compete com urubus e um chacal pelo alimento

Duas espécies entram em competição quando os recursos não são suficientes para ambas, isso pode levar a um estado de equilíbrio, ou se for muito intensa pode fazer com que a espécie mais forte faça a outra procurar um novo espaço para viver ou outro alimento.

Muitas vezes duas espécies aparentadas ou morfologicamente semelhantes e com nichos semelhantes vivem em habitats diferentes. Isso quer dizer que a tendência é de haver separação ecológica entre elas, o que é chamado princípio da exclusão competitiva.

Um exemplo disso foi testado por Gause (por isso o princípio também é chamado Lei de Gause) que comparou as espécies de protozoários Paramecium caudatum e Paramecium aurelia.

Competição no Reino AnimalA exclusão competitiva acontece entre algumas espécies de paramécio

Quando estavam em culturas separadas o crescimento era normal, quando estavam na mesma cultura somente P. aurelia sobreviveu. Não houve ataques de uma espécie a outra, nem segregação de substâncias nocivas, simplesmente P.aurelia cresceu mais rápido porque venceu a competição pelo alimento escasso.

Quando vivem no mesmo habitat, as espécies possuem nichos ecológicos diferentes, ou seja, elas podem procurar alimento em horários diferentes ou até mesmo buscar alimentos diferentes. Desse modo, a tendência é de que haja a coexistência delas.

Geralmente, a exclusão competitiva acontece em ilhas ou em culturas laboratoriais onde é mais difícil mudar de lugar. Na natureza, onde os organismos podem migrar em situações de escassez de recursos, há maior probabilidade de coexistirem.

O conhecimento sobre a forma como as espécies se adaptam à competição é fundamental inclusive para os estudos de evolução, já que é um mecanismo de seleção natural.

Competição Intraespecífica

Quando numa população os indivíduos de dada espécie dispõem de poucos recursos disponíveis, acontece a competição intraespecífica.

Competição no Reino AnimalDuas zebras numa luta

Na busca por alimento alguns indivíduos obtêm os recursos necessários, enquanto outros não conseguem e acabam morrendo ou sendo expulsos do grupo. Geralmente são os mais jovens que sofrem essa pressão, ou ainda os mais doentes e debilitados.