Parasitismo

Parasitismo é uma relação ecológica desarmônica, ou seja, uma interação entre seres vivos na qual uma das partes se beneficia ao conseguir alimento enquanto a outra é prejudicada.

Características do Parasitismo

O parasita é um ser vivo que se associa a outro, que é chamado de hospedeiro. O parasita se utiliza do hospedeiro para se alimentar, causando-lhe doenças. Em muitos casos, os prejuízos causados não costumam ser muito graves, uma vez que se o hospedeiro morrer o parasita também morrerá.

Há portanto, do ponto vista ecológico, uma tendência de parasita e hospedeiro estarem adaptados um ao outro e assim ao longo das gerações a relação fica equilibrada, sendo chamada coadaptação.

Tipos de Parasitismo

Existem muitas formas diferentes de parasitismo, no entanto, os mais conhecidos são os exemplos da relação interespecífica, em que o parasita retira nutrientes do hospedeiro causando-lhe prejuízos. Conheça algumas

Parasitismo entre Animais

ParasitismoCarrapato parasita de seres humanos

Ectoparasitas - são os parasitas que se fixam à superfície do corpo do hospedeiro externamente, sugando-lhe nutrientes. Exemplos: carrapatos, pulgas e piolhos que parasitam animais e seres humanos.

ParasitismoTênia parasitando intestino humano

Endoparasitas - são os parasitas que se localizam dentro do corpo do hospedeiro sugando-lhe nutrientes e causando-lhe doenças. São os mais perigosos que podem levar à morte. Exemplos: vermes nematódeos ou platelmintos, como as tênias e lombrigas que parasitam humanos.

Os protozoários e vírus são também endoparasitas que se utilizam de vetores ou transmissores para chegarem aos seus hospedeiros. Exemplos são o vírus da dengue, os protozoários causadores da malária e da doença de Chagas, que usam insetos.

Leia também:

Parasitismo em Plantas

O parasitismo não acontece só entre animais, pode ser entre plantas, ou entre animais e plantas.

Parasitas Vegetais

ParasitismoPlanta parasita (laranja) sobre hospedeira

Algumas espécies de plantas parasitas que não realizam fotossíntese e possuem estruturas adaptadas, semelhantes à raízes, que penetram no tecido da planta hospedeira e sugam sua seiva elaborada. Podem levar a hospedeira à morte.

Há também plantas que fazem fotossíntese e parasitam outras, sugando-lhe a seiva bruta.

Parasitas Animais

ParasitismoPulgões parasitando planta e seu predador, a joaninha

Os pulgões se alimentam da seiva elaborada de algumas plantas, assim como outras pragas da agricultura, que aniquilam ou levam à morte as plantas.

Outros Tipos de Parasitismo

Pode acontecer parasitismo entre indivíduos da mesma espécie, quando um indivíduo se aproveita da ausência do outro para roubar-lhe o alimento.

Não se deve confundir com outras relações ecológicas desarmônicas que envolvem a alimentação, como o predatismo, em que uma espécie caça e captura a outra para se alimentar e a competição em que há disputa pelo alimento. No parasitismo, entretanto, não há confronto entre as partes, uma se aproveita da outra simplesmente.

Parasitismo de Ninhadas

ParasitismoCuco parasita sendo alimentado no ninho de seu hospedeiro

Há ainda outra situação interessante, conhecida como parasitismo de ninhada, na qual um animal se aproveita do ninho de outro de espécie diferente. Ocorre entre espécies de aves, peixes e insetos.

Isso acontece com os cucos, ave europeia da mesma família dos anus, que não tem esse comportamento. O cuco põem os ovos no ninho de outra ave que o cuida como se fosse dela, sem perceber.

Os filhotes de cuco costumam nascer antes, são maiores e expulsam os outros filhotes do ninho, sendo alimentados pelos pais adotivos até se tornarem independentes.

Atualizado em