Densidade


A Densidade é a concentração de matéria num determinado volume. Para medir essa propriedade física é preciso considerar a interação que há entre a massa de um material e o volume que ele ocupa.

Dois quilos de esponja pesam exatamente o mesmo que dois quilos de chumbo, ou seja, ambos pesam dois quilos. O que inconscientemente nos faz dizer que os dois quilos de chumbo pesam mais que os dois quilos de esponja é o fato de sabermos que o chumbo é mais pesado do que uma esponja.

A diferença está no volume de esponja e no volume de chumbo que temos de ter para obter o mesmo peso. É claro que terei um volume de esponja muito maior do que o volume de chumbo, afinal, o chumbo é mais concentrado, ou seja, a sua densidade é maior.

Como Calcular?

A densidade é calculada a partir da seguinte fórmula:

Densidade

em que:
d = densidade
m = massa
v = volume

A densidade é frequentemente expressa em grama por centímetro cúbico (g/cm3), mas também pode ser expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3) ou em grama por mililitro (g/mL).

Importa referir que tanto a temperatura como a pressão também interferem na densidade dos materiais. Por esse motivo, a água em estado sólido flutua na água que está em estado líquido, por exemplo.

Densidade Média dos Materiais em g/cm3
Acetona 0,8
Aço 7,8
Água 1,0
Alumínio 2,7
Chumbo 11,3
Cobre 8,9
Etanol 0,789
Ferro 7,86
Gasolina 0,72
Glicerina 1,26
Leite 1,03
Madeira 0,5
Mercúrio 13,6
Ouro 19,3

Densidade Absoluta e Densidade Relativa

Quando falamos simplesmente em densidade, estamos nos referindo à densidade absoluta, que como vimos, resulta da divisão da massa sobre o volume de um material.

A densidade relativa, por sua vez, respeita à relação comparativa entre a densidade de um material com a de outro. A fórmula é a seguinte:

Densidade

ou seja,

Densidade

Leia também:

Exercícios

1. Indique quais dos materiais abaixo flutuam na água:

a) acetona
b) leite
c) alumínio
d) gasolina
e) madeira

Acetona, gasolina e madeira, pois a densidade desses materiais é inferior à da água, de acordo com a tabela acima.

2. Sabendo que foi colocada a mesma quantidade de massa de etanol e mercúrio, cada um em um frasco que não está identificado, calcule as densidades e descubra o que contém em cada frasco.

Considerando que:
1.º a fórmula da densidade é d = m/v
2.º ambos os frascos contêm a mesma quantidade de massa
3.º a densidade do etanol é 0,789 e a de mercúrio é 13,6

Quanto maior a densidade, menor é o seu volume. Assim, se a densidade do mercúrio é superior a do etanol, logo, o frasco que contém etanol está mais cheio.

Saiba mais em: