Propriedades Gerais da Matéria

Carolina Batista

As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição.

São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.

Lembre-se que matéria é tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço, e é formado por pequenas partículas (átomos e moléculas).

Podemos citar como exemplo de matéria a madeira, o ferro e o vidro. Confira a seguir as propriedades que são comuns a todos eles.

Massa

É uma grandeza invariável que representa a quantidade de matéria presente em um corpo. Independentemente de onde esteja o material, sua massa sempre será a mesma.

Vale lembrar que massa é diferente de peso, pois o peso é uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido), que resulta da multiplicação entre a massa de um corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.

Massa e peso
Massa e peso de um corpo em diferentes localizações

Como a aceleração da gravidade na Terra é de aproximadamente 10 m/s2, então um corpo com massa de 63,5 Kg possui peso de 635 N.

Extensão

Corresponde à capacidade que um corpo tem de ocupar um lugar no espaço, em qualquer estado físico, que é medida pelo volume.

Volume da matéria
Volume da matéria em diferentes estados físicos
  • Um sólido tem volume definido, pois suas partículas estão fortemente unidas.
  • Um líquido tem volume específico, mas assume a forma do recipiente em que é colocado.
  • Um gás preenche o volume total do recipiente que está, devido às suas partículas se movimentarem em todas as direções e com grande velocidade.

Inércia

O princípio da inércia indica que se um corpo estiver em repouso ou se movimentando em linha reta, ele tem a tendência de se manter nesse estado até que uma força aja sobre ele.

inércia
Uma moeda repousa sob um papel, mas ao tirá-lo, a moeda cai

Quando uma moeda é colocada em cima de um papel, ela se mantém em repouso. Ao tirar a folha, a moeda se movimenta e cai porque a força da gravidade agiu sobre ela.

Impenetrabilidade

Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

impenetrabilidade
Ao lançar uma bola em um recipiente com água o volume é modificado

Ao colocar um objeto em um recipiente com água, uma quantidade do líquido é deslocada, pois a impenetrabilidade indica que um corpo não pode ser atravessado. Sendo assim, a água e a bola não podem estar no mesmo espaço ao mesmo instante.

Divisibilidade

A divisibilidade da matéria permite que o objeto, mesmo ao ser fracionado em pequenas partes, mantenha as suas propriedades.

Divisibilidade
Um pão inteiro pode ser transformado em fatias

Um pão pode ser dividido por um método físico, como usar uma faca. As fatias criadas têm as mesmas características do pão inteiro, mas são porções menores.

Compressibilidade

Ao aplicarmos uma força, ou seja, exercermos uma pressão sobre a matéria, é possível reduzir o seu volume.

Compressibilidade
Um gás dentro de uma seringa tem seu volume reduzido ao ser comprimido

Quando um gás, como o ar, é comprimido, ele diminui o seu volume. Ao apertarmos o êmbolo de uma seringa até o fim, tapando o orifício, o ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido.

Elasticidade

Uma força aplicada ao material gera uma deformação, mas após cessada a força, o material tem a capacidade de voltar ao seu estado inicial.

elasticidade
Ao puxar uma mola ocorre uma deformação

A deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força aplicada. Sendo assim, quanto maior for a força aplicada, maior o comprimento que a mola pode atingir.

Indestrutibilidade

A matéria não pode ser criada ou destruída, apenas transformada. Essa é a lei de conservação das massas.

Indestrutibilidade
Uma fogueira transforma a madeira em cinzas e libera fumaça

Quando a madeira de uma fogueira queima, ocorre uma transformação da matéria. A combustão faz com que a fumaça seja produzida pela reação do carbono da madeira com o oxigênio do ar.

Descontinuidade

A matéria possui espaços vazios que representam a descontinuidade. Esses poros são os espaços entre as moléculas, que podem ser maiores ou menores.

descontinuidade
Rocha formada por grãos com espaços vazios entre eles

Ao observarmos alguns tipos de rocha bem de perto, podemos perceber que elas não são totalmente uniformes: são formadas de partículas com espaços vazios entre elas.

Para saber mais sobre a composição da matéria, não deixe de ler esses textos:

Propriedades gerais e específicas da matéria

Quando queremos diferenciar um material de outro, utilizamos as propriedades específicas, pois as propriedades gerais se aplicam a qualquer objeto.

As propriedades específicas caracterizam a matéria e servem para identificar os materiais de acordo com suas particularidades, que podem ser físicas, químicas, organolépticas ou funcionais.

Tipo Exemplos
Funcional Ácido, base, sal e óxido.
Física Densidade, solubilidade e magnetismo.
Química Oxidação, combustão e fermentação.
Organoléptica Cor, som, sabor e odor.

Estados físicos da matéria

A matéria pode se apresentar de diferentes formas na natureza. Esses estados ocorrem de acordo com a pressão, a temperatura e as forças que atuam nas moléculas do material.

Estado Descrição
Sólido Possui forma e volume bem definidos devido ao fato de as moléculas permanecerem fortemente unidas.
Líquido A forma é variável e o volume é constante porque as moléculas apresentam menor união e maior agitação.
Gasoso A forma e o volume são variáveis porque as partículas que formam a matéria apresentam pequena interação entre si e intensa movimentação.

Mudanças de estado físico da matéria

Quando uma substância recebe ou perde energia, ocorre uma mudança de estado físico.

Mudança Descrição
Fusão Passagem do estado sólido para o estado líquido.
Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso.
Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido.
Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido.
Sublimação Passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passar pelo estado líquido).

Quer testar seus conhecimentos? Então confira: Exercícios sobre Propriedades da Matéria, com questões de vestibulares e gabarito comentado por especialista!

Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).