Peso e Massa


O Peso (P) e a Massa (m) são duas grandezas fundamentais nos estudos da física, as quais, na maioria das vezes, são utilizadas erroneamente como sinônimos, porém possuem propriedades distintas.

Assim, o peso caracteriza uma força resultante de atração dos corpos numa determinada interação gravitacional, o qual varia conforme a força de gravidade exercida sobre esse corpo; enquanto que a massa é uma grandeza invariável que designa a quantidade de matéria presente num corpo.

Assim, fica claro, que a massa de uma pessoa será sempre a mesma, independentemente do local onde ela esteja.

Por outro lado, o peso da pessoa varia de acordo com a força da gravidade atuante sobre ela, ou seja, qualquer indivíduo pesa um valor diferente no planeta Terra e no planeta Vênus, visto que esses locais possuem valores de gravidades distintas.

Nesse sentido, vale ressaltar que as frases comumente utilizadas para referir-se à massa corporal, como por exemplo, “Eu peso 60 kg”, “Qual seu peso?”, são incoerentes uma vez que os enunciados corretos são: “Minha massa é de 60 Kg” e “Qual a sua massa?”.

Peso

O Peso (P) é uma grandeza vetorial visto que apresenta intensidade, direção e sentido, sendo o produto da massa de um corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.

Dessa forma, diferentemente da massa, o peso é um valor variável. No Sistema Internacional (SI), a unidade padrão do Peso é representada em Newton (N). A partir disso, para calcular o peso dos corpos, utiliza-se a seguinte expressão:

P=m.g

Donde,

m: massa
g: aceleração da gravidade

Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2 , qual é o peso de um corpo de massa 60kg?

P= m.g
P= 60x10
P= 600 N

Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.

Por conseguinte, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta marte é de aproximadamente 3,70 m/s², qual é o peso de um corpo de massa 60kg?

P=m.g
P= 60x3,70
P= 222 N

Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta marte é de 222 N.

Leia mais:

Massa

A massa (m) é uma grandeza escalar positiva e invariável, a qual mede a inércia (propriedade dos corpos em permanecerem em movimento acelerado ou retardado) dos corpos, ou seja, a quantidade de matéria presente num corpo.

No Sistema Internacional (Si) a unidade padrão é representada em quilogramas (Kg) e, independentemente do local onde o corpo esteja (planeta, terra, plutão, lua ou sol), sua massa será sempre a mesma, diferentemente da grandeza peso, variável conforme a localização.

Leia também