Deserto do Kalahari


O Deserto do Kalahari é um dos desertos do mundo que está localizado no continente africano. Com aproximadamente 900 mil km², ele é considerado o 5° maior deserto mundo e o segundo da África, depois do Deserto do Saara.

Deserto do KalahariDeserto do Kalahari

Devido a suas peculiaridades sob alguns fatores do clima, alguns pesquisadores não o consideram um deserto, posto que em algumas regiões apresenta chuvas e, portanto, uma vegetação e animais diversificados. Portanto, a paisagem do deserto pode ser uma ao norte e outra ao sul.

Saiba mais sobre os Desertos.​

Características

Localização

Deserto do KalahariÁLocalização do Deserto do Kalahari

O deserto do Kalahari está localizado no sul da África abrangendo três países: África do Sul, Botswana e Namíbia. Os limites do deserto são: ao norte com o rio Zambeze; a leste, com a planície de Transvaal e o Zimbábue; a oeste, com as montanhas da Namíbia; e, ao sul, com o rio Orange.

Clima

O Deserto do Kalahari apresenta o clima desértico e algumas peculiaridades, de forma que em algumas regiões, o índice pluviométrico é mais alto (250 mm) que outras, com presença de chuvas estivais (relativo ao verão).

A região mais seca, que apresenta o clima mais árido, é a região sudoeste, a qual está mais distante do mar e sofre com a Corrente de Benguela.

Além disso, possui grande amplitude térmica (diferença entre a mais alta e mais baixa temperatura) diária e anual, apresentando dias de verão que atingem os 50° C e outros, no inverno, que se aproximam do 0° C.

Animais

Os animais que habitam a região desértica do Kalahari são: suricatas, antílopes, hienas, girafas, leões, guepardos, gnus, além de alguns répteis, aves e insetos.

Vegetação

Decorrente da chuva que recebe anualmente, o deserto do Kalahari apresenta mais ao norte, uma vegetação arbórea e arvores esparsas com presença de vegetação xerófila. Além disso, as dunas do deserto são de coloração avermelhadas.

Povos

Alguns povos nômades se adaptaram ao clima hostil do deserto do Kalahari. Os mais importantes que habitam a região são os bosquímanos e khoikhoi. A alimentação deles é baseada nos animais que caçam. Além disso, alguns povos cultivam alguns vegetais e criam animais, sendo a pecuária a atividade mais produzida na região.

Importância Econômica

O deserto do Kalahari possui importância econômica na medida que nele são encontrados alguns minerais como carvão mineral e cobre e ainda, pedras preciosas, tal qual o diamante.

Localizada no nordeste do deserto do Kalahari está uma das maiores minas de diamantes do mundo, no Orapa no Makgadikgadi.

As atividades mineradoras no Kalahari têm resultado em diversos problemas ambientais, como a diminuição da fauna e flora e ainda o aumento da desertificação.


Curiosidades: Você Sabia?

Deserto do KalahariMonte Brandberg

Predominantemente plano, o ponto mais alto do deserto do Kalahari é a Monte Brandberg, localizado na Namíbia e que apresenta cerca de 2600 metros de altura.