Elementos de um mapa: quais são e como interpretá-los
Os mapas são representações cartográficas do mundo à nossa volta. São usados para retratar o planeta como um todo (mapas-múndi) ou apenas uma parte dele, como os mapas de continentes, países, regiões, cidades ou até mesmo bairros.
Podem representar apenas as fronteiras e limites de uma área, chamados de mapas políticos. Podem também ter tema em específico, como vegetação, clima, relevo, minérios, etc.
Qualquer que seja sua função, o autor deve sempre incluir os elementos necessários para a construção de um mapa, que são: título, escala, orientação, legenda e projeção.
Título
Indica o assunto ou tema do mapa em questão. Pode carregar outras informações necessárias para sua compreensão, como um subtítulo ou período histórico retratado. É o primeiro elemento que deve ser observado pelo leitor, pois só assim será possível compreender do que se trata o mapa observado.
Escala
Para retratar o mundo real em um mapa, devemos reduzir o tamanho da realidade para que ela caiba neste mapa. Portanto, a escala é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada.
Para calcularmos a escala (E), dividimos a distância no mapa (d) pelo tamanho na realidade (D), em centímetros:
Quão maior for o resultado, menor será a escala, pois apresentará menos detalhes. Quanto menor o resultado, maior a escala e mais detalhes este mapa terá. Por exemplo:
- Um mapa de escala 1:10.000 tem escala grande, pois a realidade foi reduzida 10 mil vezes, portanto tem muitos detalhes;
- Já um mapa de escala 1:2.000.000 possui escala pequena, pois foi reduzido 2 milhões de vezes, então possui poucos detalhes.
Orientação
Trata-se da representação dos pontos cardeais ou apenas do Norte. Normalmente, se localiza no canto do mapa, sendo representado por uma seta ou pela rosa-dos-ventos completa. Serve para que o leitor consiga se orientar e localizar adequadamente o que busca no mapa.
Legenda
Seu objetivo é auxiliar a leitura do mapa. A legenda traduz os símbolos e cores utilizados no mapa para que o leitor consiga identificar o que está representado mesmo que não tenha conhecimento prévio sobre o assunto.
Para isso, a legenda segue uma série de convenções, como o uso de âncoras para localizar portos, aviões para aeroportos, áreas vermelhas para maior temperatura em um local, entre outros exemplos.
Projeção
Costuma estar indicado próximo à escala, trata-se da forma escolhida para representar o planeta em um plano. Existem diversas técnicas para fazer isso e nenhuma delas é perfeita. Devido ao formato esférico do planeta, sempre haverá algum tipo de irregularidade no mapa (que é plano). Por isso, existem diversas projeções que buscam retratar melhor as distâncias, tamanhos, as áreas polares, equatoriais, etc.
Para saber mais:
- Mapas Temáticos
- Escala Cartográfica
- O que é Cartografia?
- Projeções Cartográficas
- Exercícios sobre rosa dos ventos (com gabarito)
MARQUES, Vinícius. Elementos de um mapa: quais são e como interpretá-los. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/elementos-de-um-mapa/. Acesso em: