O que é o equilíbrio estático e dinâmico e quais suas diferenças
Equilíbrio é um conceito da física que indica que um corpo se mantém equilibrado a partir de uma velocidade constante, ou seja, quando a aceleração é nula. Por isso, quando há aceleração, consequentemente os corpos tendem a se desequilibrar.
O equilíbrio resulta da soma das forças, cujo resultado é igual a zero, e pode ser classificado como estático ou dinâmico.
Equilíbrio estático
Quando um corpo se encontra em equilíbrio estático significa que ele está em repouso, o que quer dizer que:
- A sua velocidade vetorial é nula;
- A aceleração do corpo em relação a um referencial inerte é nula;
- A soma de todas as forças que atuam no objeto é igual a zero;
No equilíbrio das forças, os somatórios das componentes vetoriais do sistema se anulam e também se verifica a ausência de torque, capaz de rotacionar o objeto.
Como exemplo de equilíbrio estático, podemos citar o que acontece com pontes, prédios e até mesmo uma pessoa.
O centro de gravidade é a região onde se aplica a resultante das forças que agem sobre o corpo, ou seja, concentra a força de gravidade atuando sobre ele. No ser humano, essa região se localiza dentro da barriga, na altura do umbigo.
Equilíbrio dinâmico
Quando um corpo se encontra em equilíbrio dinâmico significa que ele está em movimento retilíneo uniforme (MRU), o que quer dizer que a sua velocidade vetorial não é nula, mas sempre constante. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que o movimento de um corpo é uniforme e invariável.
Carros em movimento a uma velocidade constante são exemplos de equilíbrio dinâmico.
O equilíbrio dinâmico também é observado nas reações químicas. Quando um sistema reversível está em equilíbrio e sofre uma perturbação externa, o sistema age de forma a restabelecer a ordem, criando assim um novo estado de equilíbrio.
O movimento é dinâmico porque há um movimento de reagentes e produtos, ou seja, o equilíbrio é reversível.
Adquira mais conhecimento lendo um artigo sobre equilíbrio.
Tipos de equilíbrio
Existem 3 diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.
Equilíbrio estável: ocorre quando um corpo se movimenta, mas regressa à sua posição inicial, que é a chamada posição de equilíbrio. Exemplo: Um boneco “João bobo”, que depois de receber um soco volta a se equilibrar.
Equilíbrio instável: ocorre quando um corpo se movimenta e se distancia cada vez mais da sua posição de equilíbrio. Exemplo: Um pião girando até perder a sua força e se desequilibrar.
Equilíbrio indiferente: ocorre quando um corpo se movimenta e se mantém equilibrado independentemente da sua posição. Exemplo: Uma bola rolando em cima de uma mesa.
Leia também:
O que é o equilíbrio estático e dinâmico e quais suas diferenças. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/equilibrio-estatico-e-dinamico/. Acesso em: