Esgoto


Esgoto é um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos aglomerados populacionais.

Existem três tipos de esgoto: os domésticos, os pluviais e os industriais, para os quais são necessários sistemas específicos para cada tratamento em virtude de cada um deles conter resíduos diferentes.

Tipos

  • O esgoto doméstico, que vêm das residências, é destinado para escoamento da água do banho, da lavagem de roupas, de louças e da descarga do vaso sanitário.
  • O esgoto industrial é formado pelos resíduos das indústrias. O esgoto doméstico, assim como o esgoto industrial, necessitam de tratamento em estações próprias, para no fim do processo a água apresentar condições de voltar à natureza.
  • O esgoto pluvial, que coleta a água da chuva é direcionado para as galerias pluviais, que são os sistemas de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento das águas pluviais coletadas pelas bocas coletoras ou sarjetas. As galerias evitam acúmulos de águas nas vias públicas e levam a água até os rios, córregos e mares.

Tratamento e sua Importância

O sistema de coleta e tratamento do esgoto são importantes para a saúde da pública, pois evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças, além de preservar a natureza. O esgoto não tratado contém micro-organismos, resíduos tóxicos, bactérias e fungos.

O despejo do esgoto não tratado, nas águas dos rios, provoca a destruição do ecossistema, com a mortandade dos peixes e a destruição da flora.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o saneamento básico é o conjunto de serviços, instalações operacionais e infraestrutura de manejo das águas pluviais, drenagem, tratamento de resíduos sólidos, limpeza urbana, esgoto sanitário e abastecimento de água potável.

Está comprovado que existe uma relação direta entre a falta de saneamento e a taxa de mortalidade da população, causada por diarreia, hepatite, cólera, dengue, infecção na pele etc.

As doenças são transmitidas pela ingestão de água contaminada, pelo contato da pele com o solo contaminado ou através de parasitas e mosquitos transmissores de doenças.

Veja também: Rios Poluídos.

Formas de Tratamento

Existem várias modalidades de coleta de esgotos, a saber:

  • Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial é processado em um único coletor.
  • Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
  • Sistema Misto - recebe o esgoto sanitário e parte das águas pluviais.

No Brasil

Apenas 48,6% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto e, somente 39% dos esgotos do Brasil são tratados.

Sabesp

A Sabesp é a empresa responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgotos de mais de trezentos municípios no Estado de São Paulo. Assim, é uma das maiores empresas do mundo em número de beneficiados.

Estações de Tratamento

Conheça Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) da Sabesp:

  • ETE ABC - Iniciou sua operação em 1998 e beneficia cerca de 1,4 milhões de habitantes de Santo André, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Mauá e uma parte da cidade de São Paulo.
  • ETE Barueri - Iniciou sua operação em 1988 e beneficia cerca de 4,4 milhões de habitantes de Jandira, Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra e partes de Cotia e Embu.
  • ETE Parque Novo Mundo - Iniciou sua operação em 1998 e beneficia cerca de 1,2 milhões de habitantes de parte das zonas leste e norte do município de São Paulo.
  • ETE São Miguel - Iniciou sua operação em 1998 e beneficia cerca de 720 mil habitantes do extremo leste do município de São Paulo e parte das cidades de Guarulhos, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
  • ETE Suzano - Iniciou sua operação em 1982 e beneficia cerca de 720 mil habitantes de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.