Éteres


Éteres são compostos orgânicos, ou seja, que são formados de átomos de carbono. Eles pertencem à função oxigenada e possuem oxigênio entre os átomos de carbono.

Apresentam como propriedades físicas o fato de serem encontrados nos estados líquido, sólido ou gasoso. São muito inflamáveis e possuem cheiro muito intenso.

ÉteresFórmula geral dos éteres

Nomenclatura

A nomenclatura IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português), é a utilizada para dar nomes oficiais aos éteres.

O primeiro passo, é indicar o número de átomos de carbono através do prefixo:

1 - met, 2 - et, 3 - prop, 4 - but, 5 - pent, 6 - hex, 7 - hept, 8 - oct, 9 - non, 10 - dec.

De seguida, temos de identificar o oxigênio entre os carbonos e dividir o éter pelo lado que tem menos e mais carbono ao lado do oxigênio.

No lado do oxigênio que tem menos carbono, ou seja, cuja cadeia é menor, o sufixo é -oxi. Enquanto isso, no lado da cadeia maior, o sufixo é -ano.

Exemplo:

CH3 - O - CH2 - CH3

Do lado esquerdo do oxigênio, há apenas um átomo de carbono. Logo, o prefixo é met.

Do lado direito do oxigênio, são dois os átomos de carbono. Logo, o prefixo é et.

Assim, ao prefixo met (cadeia menor) é acrescido o sufixo -oxi, do qual resulta a palavra metoxi.

Ao prefixo et (cadeia maior) é acrescido o sufixo -ano, do qual resulta a palavra etano.

Juntos, formam o nome metoxi etano (CH3 - O - CH2 - CH3).

Mas há também a nomenclatura usual. Nesse caso, utilizamos a palavra éter e no lado do oxigênio que tem menos carbono, adicionamos o sufixo -il. Enquanto no lado com mais carbono, o sufixo é -ílico, formando assim o nome éter metil etílico.

Éteres e Ésteres

Tanto éteres como ésteres são funções orgânicas oxigenadas. A cadeia dos éteres é mais simples. Ele é composto por oxigênio entre duas cadeias de carbono.

Os ésteres são formados por oxigênio entre duas cadeias de carbono e hidrogênio ligado à hidroxila e carbonilo entre carbonos.

Os Éteres são um solvente, enquanto os ésteres é uma substância flavorizante.

Para que serve o Éter?

O éter, do grupo funcional dos éteres, tem a capacidade de dissolver substâncias. Assim, é utilizado em laboratórios como um solvente na extração de gorduras e também para dissolver graxas e tintas.

O éter dietílico (etoxi etano, de acordo com a nomenclatura oficial) é conhecido pela maioria das pessoas. Agindo como um anestésico (CH3 - CH2 - O - CH2 - CH3) ele deixou de ser utilizado por motivos de segurança. Isso porque ele é tóxico e altamente inflamável.

Classificação

Os éteres podem ser simétricos ou assimétricos.

Os éteres simétricos são ligados ao oxigênio por dois radicais idênticos. Enquanto os assimétricos são ligados por dois radicais diferentes.

Conheça todas as outras funções em Funções Orgânicas.