Exercício de Sociologia para o 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Confira uma seleção de exercícios de Sociologia desenvolvidos especialmente para alunos do 3º ano do Ensino Médio. As questões abordam temas essenciais como desigualdade social, conceitos de cidadania e democracia, teorias sociológicas de autores como Marx, Weber, Bourdieu, entre outros.

Cada exercício vem acompanhado de gabarito comentado, para ajudar na compreensão dos conteúdos e reforçar o aprendizado de forma prática e objetiva. Bons estudos!

Questão 1

Sobre Desigualdade Social, considere as afirmações abaixo:

I. Existem várias causas para desigualdade social, entre elas: má distribuição de riqueza, ausência de oportunidade de trabalho, concepções sexistas ou etnocêntricas;

II. Com o surgimento de programas visando dar melhores condições de vida a população brasileira, pode-se dizer que no Brasil já não existe mais desigualdade social;

III. A forma de enfrentamento dos problemas climáticos apontam para existência de uma desigualdade social em nível global;

IV. As distinções salariais entre homens e mulheres são efeito da má distribuição de renda;

Marque a alternativa que contenha somente frases verdadeiras:

A) I e II;

B) Somente a IV;

C) I e III;

D) Nenhuma;

Gabarito explicado

Desigualdade social é a disparidade de condições de vida entre as pessoas. Existem vários fatores para a existência de tal disparidade, desde fatores econômicos, que revelam a má distribuição da riqueza, até a discriminação de grupos (discriminação racial, de gêneros etc).

Em específico, pode-se citar como fatores da desigualdade salarial entre homens e mulheres, a divisão do trabalho (uma vez que certos serviços são determinados socialmente para cada gênero) e o próprio machismo estrutural.

Outro aspecto que revela a existência de desigualdades é o fator climático. O agravamento dos problemas ambientais afetam de forma distinta as populações do mundo. Os países ou as comunidades que possuem baixo recurso apresentam mais dificuldades em se proteger ou se adaptar às mudanças climáticas.

O Brasil ainda é altamente desigual, mesmo com o investimento em programas assistenciais. Segundo a Fecomércio de São Paulo, o Brasil está em 14° no Ranking da Desigualdade, sendo o seu índice Gini (coeficiente que mede a concentração de renda da população) de 0,518, no ano de 2023.

Questão 2

Marx em seus escritos define duas classe sociais, como segue na citação:

Por_________________________ compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por_________________________, a classe dos assalariados modernos que, não tendo meios próprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver. (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010).

Complete as lacunas acima:

A) Ricos; Pobre.

B) Classe Média; Funcionários.

C) Investidores; Acionistas.

D) Burguesia; Proletariado.

Gabarito explicado

Marx compreende como sendo parte da burguesia, aqueles que detêm os meios de produção (fabris ou terras), sendo eles, por seu poder, quem determinam a forma de trabalho. Além disso, compreende como sendo parte do grupo operário ou proletário, todo aquele que apenas tem o seu corpo como ferramenta de trabalho, sendo este obrigado a vender a sua mão de obra para a burguesia.

Questão 3

Pierre Bourdieu observa que o Estado moderno detém o monopólio de dois tipos de violência, uma física ligada ao controle dos corpos, e outra que tem sua gênese nas relações cognitivas/ mentais que estruturam as relações dos agentes sociais, que é o poder de classificação. Esta violência é chamada por Bourdieu de:

A) Violência Espiritual.

B) Violência Simbólica.

C) Violência Étnica.

D) Violência de Guerra.

Gabarito explicado

Para Bourdieu os agente sociais não são apenas máquinas movidas por forças físicas, mas também por força cognitivas, sendo estas últimas o que determinam as relações sociais. Nesse sentido, Bourdieu retoma Durkheim, concordando com este quanto à ideia do Estado ser detentor do poder de classificação.

O Estado é aquele que determina os limites territoriais, as formas como as pessoas se comunicam, a maneira como elas pensam o mundo e o que deve ser conhecido sobre o mundo (por meio da educação). O Estado detém, então, o poder sobre as estruturas abstratas que regem as relações sociais, o que se caracteriza como violência simbólica.

Questão 4

A Constituição Federal brasileira de de 1988 ficou conhecida como constituição cidadã. Porém, o que quer dizer cidadania?

A) Cidadania é o conjunto de valores que um indivíduo elege para viver em uma sociedade.

B) Cidadania é um conjunto de documentos que permite um sujeito entrar ou sair de um país.

C) Cidadania é um conjunto de valores religiosos de um grupo social.

D) Cidadania é o conjunto de direitos e deveres constitucionais, que um indivíduo se beneficia e está submetido.

Gabarito explicado

Cidadania vai muito além do simples fato de se possuir documentos que comprovam a nacionalidade. A ideia de cidadania gira em torno do reconhecimento de que um indivíduo, perante um Estado, tem o poder de usufruir de direitos e o compromisso do exercício de certos deveres. Isso envolve uma série de aspectos a serem considerados, como o reconhecimento de sua liberdade civil; de sua capacidade de participar dos processos políticos, elegendo e sendo eleito; bem como, de ter acesso aos direitos básicos que implicam numa vida digna.

A Constituição Federal brasileira ficou conhecida como cidadã em virtude do espectro de direitos que ela abrange, tendo como alicerce os direitos humanos e o reconhecimento da necessidade de garantir a dignidade humana.

Questão 5

O conceito de democracia evoca a ideia de participação política, que por sua vez, está atrelada a, pelo menos, dois modos de participação: direta e indireta. A primeira se caracteriza pela ação efetiva e sem intermediação do povo na criação de leis, na administração do bem público e no julgamento. Já a segunda se dá por meio da escolha, por parte do povo, de representantes a serem eleitos periodicamente e que cumpram as funções relativas à administração pública.

No Brasil é comum nos referirmos aos mecanismos de representação indiretas, como as eleições de representantes para os poderes executivo e legislativo, porém, muito pouco se fala de mecanismos de participação política direta. Em vista disso, qual das alternativas abaixo cita três mecanismos relativos ao que seria uma participação direta da população e que estão presentes na Constituição de 1988?

A) Plebiscito, referendo e iniciativa popular.

B) Iniciativa Privada, eleição municipal e eleição estadual.

C) Senador, governador e presidente.

D) Designação, concurso e contratação.

Gabarito explicado

Na constituição de 1988 existem vários mecanismo de representação política direta. Os principais estão contidos no art. 14, incisos I, II, III, que se referem ao plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Questão 6

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para exercícios do 1º e 2º anos:

Exercício de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Exercício de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Referências Bibliográficas

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-1992). Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

FECOMERCIOSP. Um Brasil Gigante, Rico e Desigual. In: FECOMERCIO SP. Publicação 18 de Jul. 2024.

GALLIANO, G. Introdução à Sociologia. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 1981

JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

KUPPER, A. Sociologia Diálogos Compartilhados. São Paulo: FDT, 2015.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

SILVA, A., et al. Sociologia em Movimento. 2. ed. São Paulo, Moderna, 2016.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.