Exercícios sobre indústria cultural e cultura de massa

Pedro Menezes

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre indústria cultural e cultura de massas com respostas elaboradas por nossos professores especialistas.

Questão 1

As artes foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série. As obras de arte são mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo.
Marilena Chauí, Convite à Filosofia.

Segundo o texto, uma das características da indústria cultural é:

a)exploração comercial das obras de arte.
b) a valorização do artista e de sua obra de arte.
c) censura a obras com conteúdo crítico.
d) liberdade de criação artística.

Alternativa correta: a)exploração comercial das obras de arte.

A indústria cultural tem como característica a fabricação de produtos, que possuem elementos culturais, mas destinam-se ao mercado.

Assim, a relevância da obra é compreendida a partir de seu valor de mercado e da possibilidade de gerar lucro para que a comercializa.

Questão 2

Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, criadores do conceito de "indústria cultural", ela assume um caráter alienante, evitando que se desenvolva o pensamento crítico acerca das explorações sofridas no dia a dia.

De que forma é produzida essa alienação?

a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.
b) Criando grupos de proteção à cultura e desenvolvendo ações que combatem a homogeneidade da produção cultural.
c) Fazendo com que o trabalhador produza e consuma apenas a sua própria cultura, alheio as demais.
d) Homogeneizando a produção cultural a partir de critérios estipulados pelos governos nacionais.

Alternativa correta: a)Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.

Para os autores, a indústria cultural reproduz uma série de obras semelhantes que além de entreter sem que haja uma reflexão, transmitem ao consumidor a ideia de que não há alternativa para o cotidiano, mas que “no fim”, haverá um final feliz.

Questão 3

Sobre a indústria cultural identifique a alternativa incorreta:

a)Possibilita a democratização do acesso à obra de arte, mas, como efeito, gera o esvaziamento de sentido e perda de qualidade da produção artística.

b) A indústria cultural cria formas de dominação através da reprodução de um modelo alienante voltado para a conformidade com o cotidiano.
c) A arte voltada para as demandas do mercado tende a reproduzir a si mesma até a exaustão, como um produto que é comercializado enquanto houver consumidores.
d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.

Alternativa correta: d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.

Por ter como objetivo o mercado, os produtos culturais são de fácil assimilação e consumo. Assim, exigem o mínimo de esforço possível, restringindo a autonomia do artista e criando modelos homogêneos de produção destinados ao lucro.

Questão 4

(Unitins/2018) Para os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que:

I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudossatisfação que impede o desenvolvimento de uma visão crítica.

III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.

IV. A indústria cultural incentiva necessidades próprias do sistema vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.

É correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.
b) III e IV apenas.
c) I e II apenas.
d) II e III apenas.
e) I e IV apenas.

Alternativa correta: a) I, II, III e IV.

São características da Indústria cultural:

  • Padronização estética voltada para o consumo com a alienação do espectador como ferramenta de manutenção do sistema.
  • Diminuição do senso crítico e ausência de alternativas, gerando uma falsa satisfação e a necessidade de adequação ao sistema.
  • Homogeneização e perda das individualidades absorvidas pelos padrões vigentes.
  • Desumanização dos indivíduos, gerando um esvaziamento que tende a ser preenchido pelo consumo.

Assim, todas as alternativas apresentadas estão corretas.

Questão 5

Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. É esta, através das alterações que produz no modo de produção e na forma do trabalho humano, que determina um tipo particular de indústria (a cultural) e de cultura (a de massa), implantando numa e noutra os mesmos princípios em vigor na produção econômica em geral: o uso crescente da máquina e a submissão do ritmo humano de trabalho ao ritmo da máquina; a exploração do trabalhador; a divisão do trabalho.
Teixeira Coelho. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Para o autor, a indústria cultural e a cultura de massas está diretamente ligado ao modo de produção:

a)Tecnicista
b) Cientificista
c) Capitalista
d) Socialista

Alternativa correta: c) Capitalista
A produção cultural adequada ao modo de produção capitalista é o fundamento da indústria cultural e da cultura de massa. Assim, o objetivo central não é a qualidade do produto ou o grau de liberdade de criação, mas é voltado para a obtenção de lucro.

Questão 6

Para Walter Benjamin, a possibilidade de reprodução da obra de arte faz com que ela perca “aura”, assumindo uma nova função social.

Assim, a reprodutibilidade técnica da obra de arte permitiria:

a) a perda de sentido na produção artística.
b) a democratização do acesso à arte.
c) a falsificação de obras.
d) a valorização do artista.

Alternativa correta: b) a democratização do acesso à arte.

Em resposta à teoria desenvolvida por Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin em seu texto A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935) chama a atenção para a possibilidade de democratização da arte através das ferramentas para a sua reprodução.

A arte podendo ser copiada e reproduzida através do rádio, do cinema, da televisão ou da imprensa possibilita o alcance de um número muito maior de pessoas.

Assim, a arte perderia sua “aura”, deixaria de ser um ritual restrito a museus, teatros ou espaços sacralizados e tornaria de fácil acesso à classe social excluída desses espaços.

Questão 7

Cultura erudita, popular e de massa são perspectivas relacionadas às formas de produção, consumo e apropriação da produção artística, relacionadas respectivamente a:

a) classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.
b) maior qualidade, pouca qualidade e nenhuma qualidade.
c) manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo.
d) apreciação, consumo e reprodução.

Alternativa correta: a) classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.

A cultura erudita exige uma preparação e o capital cultural próprio das camadas dominantes. Já a cultura popular está fundamentada na manifestação dos costumes e tradições da sociedade. Enquanto a cultura de massa é a criação de produtos culturais voltadas para um consumo imediato e massificado (em grande escala).

Questão 8

Os meios de comunicação cumprem um papel ideológico importante para a manutenção do sistema através da cultura de massa. A padronização dos comportamentos e a aceitação ao modelo vigente é obtida a partir do:

a) pluralismo de ideias
b) controle da opinião pública
c) acesso amplo às obras de arte
d) marxismo cultural

Alternativa correta: b) controle da opinião pública

Os meios de comunicação são propriedades de grandes empresas que, no sistema capitalista, visam o lucro. Assim, o controle da opinião pública é uma ferramenta para a manutenção de seu mercado consumidor.

Os indivíduos controlados tendem a manter seu padrão de comportamento e consumo, gerando lucro e mantendo o sistema vigente.

Questão 9

Para Walter Benjamin, a propaganda é um reflexo da mudança ocorrida na relação dos indivíduos com a arte. Isso se dá porque a propaganda:

a) é uma nova forma de arte.
b) é utilizada como divulgação das exposições de arte.
c) se apropria de elementos exclusivos das artes para fins mercadológicos.
d) desenvolve o senso crítico e a seletividade daquilo que é consumido.

Alternativa correta: c) se apropria de elementos exclusivos das artes para fins mercadológicos.

A propaganda se apropria das expressões, das paixões e dos sentimentos que, antes, eram desenvolvidos através da obra de arte. Assim, criam um modelo para seduzir o espectador e gerar sua adesão às ideias propostas.

Assim, a propaganda torna-se uma ferramenta de propagação de ideologias, muitas vezes voltadas para o desenvolvimento do mercado.

Questão 10

(Enem/2016) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

a) legado social.
b) patrimônio político.
c) produto da moralidade.
d) conquista da humanidade.
e) ilusão da contemporaneidade.

Alternativa correta: e) ilusão da contemporaneidade.

Para os autores, a indústria cultural é responsável pela falsa sensação de liberdade de escolha gerada. A aparente variedade de produtos culturais esconde uma homogeneização dos conteúdos e o controle sobre as ações voltados para a manutenção do sistema vigente.

Assim, uma característica de nossos tempos é a alienação dos indivíduos, que vivem a ilusão de que são livres para escolher, mas, na verdade, só podem optar por padrões de vida e consumo previamente determinados pelo sistema.

Para continuar estudando, acesse:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).