Exercícios sobre a primeira geração do Romantismo brasileiro (com gabarito)
Confira a seguir os exercícios comentados sobre o Romantismo brasileiro.
Questão 1
A Primeira Geração Romântica brasileira teve como um de seus principais objetivos:
a) Criticar os valores da elite imperial e defender a luta de classes.
b) Celebrar a natureza e o indígena como símbolos da identidade nacional.
c) Trazer à tona o pessimismo existencial e o tédio da vida burguesa.
d) Enfatizar o papel do negro na construção da identidade literária brasileira.
e) Abordar temas urbanos e o crescimento das cidades.
A primeira geração romântica é conhecida como geração indianista. Essa geração buscava formar uma identidade nacional pós-Independência, valorizando elementos como a natureza exuberante e o indígena idealizado, considerado o “herói nacional”.
Questão 2
Leia o trecho a seguir, do poema I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias:
“Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi!
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.”
Assinale a alternativa correta.
a) O trecho retrata o negro como símbolo do sofrimento nacional.
b) Apresenta a figura do branco europeu como colonizador heroico.
c) O “canto de morte” demonstra o medo do indígena diante da guerra.
d) Valoriza o indígena como figura heroica, dotada de honra e bravura.
e) Demonstra a inferioridade do indígena frente aos guerreiros tupis.
A figura do indígena em I-Juca Pirama é idealizada, tratada como nobre e heroica, incorporando valores como a honra, o sacrifício e o orgulho, típicos do indianismo romântico. O poema é um dos textos mais simbólicos da proposta romântica da primeira geração.
Questão 3
Gonçalves Dias foi um dos principais escritores românticos do Brasil. O autor:
a) Foi um poeta da terceira geração romântica, marcado pelo cientificismo.
b) Destacou-se na prosa com obras realistas e críticas à sociedade urbana.
c) Sua obra é marcada por um estilo parnasiano e objetivo.
d) É autor de Canção do exílio, poema que expressa saudade da pátria.
e) Escreveu obras simbolistas que dialogam com o inconsciente.
Gonçalves Dias é o maior nome da primeira geração romântica no Brasil. Sua Canção do exílio é um ícone do nacionalismo literário, marcada pelo saudosismo da pátria e pela exaltação da natureza brasileira. O poema seria parodiado depois pelas gerações modernistas.
Questão 4
Leia o trecho do poema:
VI
Se as matas estrujo
Co os sons do Boré,
Mil arcos se encurvam,
Mil setas lá voam,
Mil gritos reboam,
Mil homens de pé
Eis surgem, respondem
Aos sons do Boré!
– Quem é mais valente,
– Mais forte quem é?
Sobre os recursos sonoros e rítmicos utilizados nesse fragmento, assinale a alternativa correta:
a) O ritmo é marcado pela ausência de repetições, priorizando a aleatoriedade sonora.
b) O uso de frases longas e vocabular sofisticado cria um ritmo lento e contemplativo.
c) A repetição anafórica de “Mil” e a sonoridade vibrante reforçam o caráter épico e coletivo da cena.
d) A ausência de musicalidade e de paralelismos torna o poema seco e descritivo.
e) A estrutura sintática invertida torna o trecho incompreensível e sem ritmo definido.
O uso da repetição de estruturas como “Mil arcos”, “Mil setas”, “Mil gritos” cria um ritmo cadenciado e crescente, conferindo intensidade sonora e impacto visual à cena. Além disso, a presença do paralelismo e da aliteração (sons repetidos) contribui para a musicalidade e o tom épico, reforçando o ambiente ritualístico e guerreiro indígena.
Questão 5
Para praticar mais: Exercícios sobre o romantismo (com respostas) e Exercícios sobre prosa no Romantismo (com questões resolvidas)
Para estudar mais, leia Romantismo no Brasil e Primeira Geração do Romantismo.
LUIS, Rodrigo. Exercícios sobre a primeira geração do Romantismo brasileiro (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-primeira-geracao-do-romantismo-brasileiro-com-gabarito/. Acesso em: