🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Exercícios sobre a primeira geração do Romantismo brasileiro (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Confira a seguir os exercícios comentados sobre o Romantismo brasileiro.

Questão 1

A Primeira Geração Romântica brasileira teve como um de seus principais objetivos:

a) Criticar os valores da elite imperial e defender a luta de classes.

b) Celebrar a natureza e o indígena como símbolos da identidade nacional.

c) Trazer à tona o pessimismo existencial e o tédio da vida burguesa.

d) Enfatizar o papel do negro na construção da identidade literária brasileira.

e) Abordar temas urbanos e o crescimento das cidades.

Gabarito explicado

A primeira geração romântica é conhecida como geração indianista. Essa geração buscava formar uma identidade nacional pós-Independência, valorizando elementos como a natureza exuberante e o indígena idealizado, considerado o “herói nacional”.

Questão 2

Leia o trecho a seguir, do poema I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias:

“Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi!
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.”

Assinale a alternativa correta.

a) O trecho retrata o negro como símbolo do sofrimento nacional.

b) Apresenta a figura do branco europeu como colonizador heroico.

c) O “canto de morte” demonstra o medo do indígena diante da guerra.

d) Valoriza o indígena como figura heroica, dotada de honra e bravura.

e) Demonstra a inferioridade do indígena frente aos guerreiros tupis.

Gabarito explicado

A figura do indígena em I-Juca Pirama é idealizada, tratada como nobre e heroica, incorporando valores como a honra, o sacrifício e o orgulho, típicos do indianismo romântico. O poema é um dos textos mais simbólicos da proposta romântica da primeira geração.

Questão 3

Gonçalves Dias foi um dos principais escritores românticos do Brasil. O autor:

a) Foi um poeta da terceira geração romântica, marcado pelo cientificismo.

b) Destacou-se na prosa com obras realistas e críticas à sociedade urbana.

c) Sua obra é marcada por um estilo parnasiano e objetivo.

d) É autor de Canção do exílio, poema que expressa saudade da pátria.

e) Escreveu obras simbolistas que dialogam com o inconsciente.

Gabarito explicado

Gonçalves Dias é o maior nome da primeira geração romântica no Brasil. Sua Canção do exílio é um ícone do nacionalismo literário, marcada pelo saudosismo da pátria e pela exaltação da natureza brasileira. O poema seria parodiado depois pelas gerações modernistas.

Questão 4

Leia o trecho do poema:

VI
Se as matas estrujo
Co os sons do Boré,
Mil arcos se encurvam,
Mil setas lá voam,
Mil gritos reboam,
Mil homens de pé
Eis surgem, respondem
Aos sons do Boré!
– Quem é mais valente,
– Mais forte quem é?

Sobre os recursos sonoros e rítmicos utilizados nesse fragmento, assinale a alternativa correta:

a) O ritmo é marcado pela ausência de repetições, priorizando a aleatoriedade sonora.

b) O uso de frases longas e vocabular sofisticado cria um ritmo lento e contemplativo.

c) A repetição anafórica de “Mil” e a sonoridade vibrante reforçam o caráter épico e coletivo da cena.

d) A ausência de musicalidade e de paralelismos torna o poema seco e descritivo.

e) A estrutura sintática invertida torna o trecho incompreensível e sem ritmo definido.

Gabarito explicado

O uso da repetição de estruturas como “Mil arcos”, “Mil setas”, “Mil gritos” cria um ritmo cadenciado e crescente, conferindo intensidade sonora e impacto visual à cena. Além disso, a presença do paralelismo e da aliteração (sons repetidos) contribui para a musicalidade e o tom épico, reforçando o ambiente ritualístico e guerreiro indígena.

Questão 5

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para praticar mais: Exercícios sobre o romantismo (com respostas) e Exercícios sobre prosa no Romantismo (com questões resolvidas)

Para estudar mais, leia Romantismo no Brasil e Primeira Geração do Romantismo.

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.