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Exercícios sobre as vanguardas europeias na literatura (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Teste seus conhecimentos sobre as principais características das vanguardas europeias, por meio de questões comentadas que ajudam a compreender melhor o seu impacto na produção artística e cultural.

Ideal para revisões escolares ou preparação para vestibulares.

Questão 1

Leia o texto de Augusto dos Anjos e observe o quadro de Edward Munch.

Texto I

Homem, carne sem luz, criatura cega,
Realidade geográfica infeliz,
O Universo calado te renega
E a tua própria boca te maldiz!

O nôumeno e o fenômeno, o alfa e o ômega
Amarguram-te. Hebdômadas hostis
Passam... Teu coração se desagrega,
Sangram-te os olhos, e, entretanto, ris!

Fruto injustificável dentre os frutos,
Montão de estercorária argila preta,
Excrescência de terra singular,

Deixa a tua alegria aos seres brutos,
Porque, na superfície do planeta,
Tu só tens um direito: — o de chorar!

"Homo Infimus", de Augusto dos Anjos.

Texto II

O Grito, de Edward Munch
"O Grito" (1983), de Edward Munch

Tanto na pintura de Munch quanto no poema de Augusto dos Anjos, observam-se características do Expressionismo. Assinale a alternativa que melhor expressa essa relação.

a) Ambos representam a exaltação da natureza e a integração harmoniosa do ser humano com o universo.

b) Há uma idealização do corpo humano como expressão de beleza e perfeição divina.

c) Revelam uma visão otimista da condição humana, com destaque para o progresso e a racionalidade.

d) Expressam angústia existencial e sofrimento humano por meio de distorções visuais e linguagem carregada de emoção.

e) Valorizam a neutralidade emocional e a descrição objetiva da realidade sensível.

Gabarito explicado

A alternativa D é a correta, porque tanto o quadro "O Grito", de Edvard Munch, quanto o soneto de Augusto dos Anjos revelam uma profunda angústia existencial e um sentimento de sofrimento humano, marcas do Expressionismo.

Na pintura, isso aparece nas formas distorcidas, nas cores vibrantes e na expressão desesperada da figura central. Já no poema, surge na linguagem carregada, nas imagens sombrias e na visão pessimista da existência.

Ambas as obras não buscam retratar a realidade objetiva, mas sim expressar emoções intensas e subjetivas, colocando para fora o drama interior do ser humano.

Questão 2

Leia o poema de Mário de Sá Caneiro, poeta português.

O resgate

A última ilusão foi partir os espelhos —
E nas salas ducais, os frisos de esculturas
Desfizeram-se em pó...Todas as bordaduras
Caíram de repente aos reposteiros velhos.

Atônito, parei na grande escadaria
Olhando as destroçadas, imperiais riquezas...
Dos lustres de cristal — as velas dʼouro, acesas,
Quebravam-se também sobre a tapeçaria...

Rasgavam-se cetins, abatiam-se escudos,
Estalavam de cor os grifos dos ornatos.
Pelas molduras dʼhonra, os lendários retratos
Sumiam-se de medo, a roçagar veludos...

Doido! Trazer ali os meus desdéns crispados!
Tectos e frescos, pouco a pouco, enegreciam;
Panos de Arrás do que não — Fui emurcheciam -
Velavam-se os brasões, subitamente errados...

Então, eu mesmo fui trancar todas as portas;
Fechei-me a Bronze eterno em meus salões ruídos...
— Se arranho o meu despeito entre vidros partidos,
Estilizei em Mim as douraduras mortas!

O poema apresenta características que o aproximam da arte cubista. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor identifica uma característica cubista presente no soneto.

a) Construção linear da narrativa poética, com forte apelo à lógica e à continuidade dos fatos.

b) Representação emocional e subjetiva de uma cena única, com foco no sentimentalismo romântico.

c) Fragmentação das imagens e sobreposição de planos e tempos, criando uma visão quebrada da realidade.

d) Exaltação da natureza como refúgio do eu lírico, com imagens idealizadas e harmônicas.

e) Busca de objetividade e clareza na descrição de um ambiente aristocrático e estável.

Gabarito explicado

A alternativa C é a correta, porque o poema de Sá-Carneiro apresenta fragmentação das imagens, quebra de linearidade temporal e uma justaposição de cenas e sensações que se dissolvem e se sobrepõem, características centrais do Cubismo literário.

Assim como no Cubismo visual, em que o objeto é decomposto em múltiplas perspectivas simultâneas, o poema cria uma cena em ruína onde os elementos — espelhos, cetins, retratos, brasões — se desmancham diante do eu lírico, revelando não uma narrativa contínua, mas sim uma experiência estética caleidoscópica e subjetiva, marcada pela desintegração da realidade e pelo reflexo interior do sujeito.

Questão 3

Trecho do Manifesto Futurista (1909), de Filippo Tommaso Marinetti

“Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.
[...]
Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida, com seu corpo adornado com grandes tubos como serpentes de hálito explosivo [...] é mais belo que a Vitória de Samotrácia.
[...]
Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de qualquer espécie, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista ou utilitária.
Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta [...] os navios multiformes, as locomotivas de peito largo, os aviões de hélice ruidosa [...]”

Com base no trecho e nos ideais do movimento futurista, assinale a alternativa correta.

a) O manifesto propõe uma valorização do passado clássico e das obras consagradas como forma de consolidar a identidade artística moderna.

b) O Futurismo exalta a contemplação e o equilíbrio emocional, elementos essenciais à arte simbólica do futuro.

c) A arte futurista busca o retorno às tradições morais e religiosas como forma de estabilidade em tempos de progresso.

d) O movimento celebra a modernidade, a velocidade e a ruptura com o passado, defendendo a destruição simbólica das instituições tradicionais.

e) O texto evidencia o desejo de conciliação entre a beleza antiga e os avanços da era industrial.

Gabarito explicado

O Futurismo propõe uma arte ativa, energética e revolucionária, marcada pela adoração da velocidade, da máquina e da juventude, com repúdio explícito ao passado, como museus e academias. O movimento traduz a estética da modernidade e da agressividade contra o conservadorismo cultural.

Questão 4

Leia o poema de Tristan Tzara.

Receita Para Fazer Um Poema Dadaísta
Pegue um jornal.
Pegue uma tesoura.
Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pensa dar ao seu poema.
Recorte o artigo.
Depois, recorte cuidadosamente todas as palavras que formam o artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Seguidamente, tire os recortes um por um.
Copie conscienciosamente pela ordem em que saem do saco.

O poema será parecido consigo.

E pronto: será um escritor infinitamente original e duma adorável sensibilidade, embora incompreendido pelo vulgo.

Com base no conteúdo e na forma do poema, identifique a alternativa que expressa a correta relação entre a característica vanguardista e a vanguarda a que ele pertence.

a) Criação literária baseada em regras fixas, lógica formal e fragmentação dos processos, conforme o cubismo.

b) Composição poética inspirada na harmonia da natureza e na exaltação do belo, conforme o fauvismo.

c) Experimentação com a linguagem por meio do acaso e da recusa à lógica convencional, conforme o dadaísmo.

d) Resgate das emoções como elemento potencial para construir sentido profundo, conforme o expressionismo.

e) Elaboração irracional de versos oníricos e sonoros, conforme o surrealismo.

Gabarito explicado

A alternativa C é correta, porque o poema de Tristan Tzara propõe uma criação baseada no acaso, ironizando os métodos tradicionais da poesia. Essa técnica reflete a estética do Dadaísmo, que rejeita a lógica, a ordem e a beleza clássica, valorizando o nonsense, a espontaneidade e a crítica às convenções artísticas. A "receita" para fazer um poema revela o espírito provocador e experimental típico do movimento.

Questão 5

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Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.