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Exercícios sobre cubismo na literatura (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

O cubismo na literatura foi uma tentativa de quebrar com as formas tradicionais de narrativa, fragmentando a linguagem e o tempo, assim como aconteceu nas artes visuais. Pratique seus conhecimentos sobre o assunto com as questões abaixo.

Questão 1

Texto 1

HÍPICA

Saltos records
Cavalos da Penha
Correm jóqueis de Higienópolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca
Chá
Na sala de cocktails

Texto II

Pintura de Pablo Picasso chamada Mulher no espelho, feita em 1932.

O poema "Hípica", de Oswald de Andrade, e a pintura "Mulher no Espelho", de Pablo Picasso, expressam traços do Cubismo em suas respectivas linguagens. Considerando as características do movimento, qual das alternativas abaixo melhor interpreta o uso do Cubismo nas duas obras?

a) Ambas as obras se dedicam à descrição realista e detalhada da alta sociedade, valorizando o luxo e a estética clássica.

b) O poema e a pintura apresentam estruturas tradicionais: o primeiro segue a métrica clássica e a segunda representa a figura feminina com naturalismo.

c) Tanto "Hípica" quanto "Mulher no Espelho" fragmentam a realidade e justapõem elementos díspares para provocar uma leitura múltipla e simultânea da cena.

d) A obra de Oswald de Andrade se distancia do Cubismo ao manter uma narrativa coesa, enquanto Picasso adere ao abstracionismo puro.

e) Apenas "Mulher no Espelho" apresenta elementos cubistas, já que "Hípica" utiliza linguagem romântica e sentimental para construir sua crítica social.

Gabarito explicado

A alternativa C é correta porque tanto o poema "Hípica", de Oswald de Andrade, quanto a pintura "Mulher no Espelho", de Picasso, apresentam características cubistas ao fragmentar a realidade e justapor elementos diversos, criando uma percepção múltipla e simultânea da cena.

O poema utiliza frases curtas, sem conexão linear, como flashes visuais, enquanto a pintura mostra a figura feminina sob diferentes ângulos ao mesmo tempo. Assim, ambos rompem com formas tradicionais de representação e sugerem uma nova maneira de ver e interpretar o mundo.

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Questão 2

Observe o poema a seguir.

Poema de Apollinaire, à esquerda, original, à direita, traduzido.

Disponível em: https://sarauparatodos.wordpress.com/2009/04/27/poesia-visual-de-apollinaire-aos-concretistas-guillaume-apollinaire-1898-1918/

O poema visual "La Cravate" de Guillaume Apollinaire e sua versão em português "A Gravata" ilustram aspectos formais e temáticos da literatura cubista. A partir da leitura dos textos, assinale a alternativa que melhor expressa uma característica do cubismo literário presente no poema.

a) Emprego de imagens simbólicas fixas que remetem a sentidos universais e abstratos.

b) Predomínio da musicalidade do verso por meio de aliterações e repetições sonoras.

c) Representação do objeto por múltiplas perspectivas e valorização da disposição gráfica.

d) Organização do poema em torno de uma sequência lógica e argumentativa sobre o tema.

e) Uso de uma linguagem concisa e objetiva para transmitir um conteúdo de crítica social direta.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra C. O cubismo literário, influenciado pelas artes plásticas, rompe com a linearidade textual tradicional e introduz múltiplas perspectivas na apresentação de ideias e objetos.

Em "La Cravate", a forma do poema imita visualmente uma gravata, revelando uma preocupação não apenas com o conteúdo verbal, mas com a disposição espacial das palavras, característica marcante da poesia cubista.

Questão 3

Leia um trecho da poesia de Ana Cristina César.

Trilha sonora ao fundo: piano no bordel, vozes barganhando
uma informação difícil. Agora silêncio; silêncio eletrônico,
produzido no sintetizador que antes construiu a ameaça das asas
batendo freneticamente.

[...]

O poema de Ana Cristina César apresenta uma justaposição de imagens sonoras e visuais desconexas em uma estrutura fragmentada. Essa forma de construção

a) Valoriza a clareza na progressão temática e o rigor formal da métrica clássica.

b) Apresenta uma sequência narrativa com começo, meio e fim linearmente organizados.

c) Combina elementos líricos e narrativos para enfatizar o sentimentalismo romântico.

d) Fragmenta a realidade em imagens simultâneas e sobrepostas, criando múltiplos ângulos de percepção.

e) Rejeita qualquer aproximação com as artes visuais, concentrando-se exclusivamente na linguagem verbal.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D.

O poema de Ana Cristina César utiliza uma linguagem fragmentada e justapõe cenas sonoras e visuais sem conexão lógica aparente, o que ecoa a proposta do cubismo literário: apresentar múltiplos pontos de vista simultaneamente e romper com a linearidade discursiva.

Tal como no cubismo visual, essa estética desafia a percepção tradicional, propondo uma experiência poética descontínua e multifacetada.

Questão 4

O cubismo foi um movimento de vanguarda que teve grande impacto nas artes visuais e posteriormente na literatura. Sobre sua origem, é correto afirmar:

a) Surgiu na Alemanha, como uma resposta ao expressionismo, buscando representar emoções intensas por meio de formas distorcidas.

b) Foi criado por escritores franceses em oposição ao simbolismo, com o objetivo de resgatar a clareza racional da linguagem.

c) Apareceu primeiro na literatura e só depois foi adaptado para a pintura, influenciado por poetas futuristas italianos.

d) Teve início na Rússia czarista, como parte do movimento construtivista, que defendia a arte funcional e industrial.

e) Originou-se na França no início do século XX, com artistas como Pablo Picasso e Georges Braque, que fragmentavam a forma para representar diferentes pontos de vista simultaneamente.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra E.

O cubismo surgiu na França no início do século XX, sendo desenvolvido principalmente por Pablo Picasso e Georges Braque nas artes visuais. Seu princípio fundamental era a decomposição e reconfiguração de formas para mostrar diferentes perspectivas de um mesmo objeto simultaneamente.

Embora tenha começado nas artes plásticas, influenciou fortemente outras linguagens, como a literatura, especialmente na obra de Guillaume Apollinaire.

Questão 5

Abaixo, estão cinco trechos extraídos de diferentes obras da literatura brasileira e portuguesa. Assinale aquele que apresenta traços característicos da estética cubista:

a) "Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá"

b) "Não sou nada / nunca serei nada / não posso querer ser nada"

c) "Uma flor nasceu no asfalto / Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego. / Uma flor ainda desbotada"

d) "Monjolo / Chorado do Bate-Pilão / Fazenda velha. Noite e dia / Bate-pilão."

e) "O meu nome é Severino, / como não tenho outro de pia. / Como há muitos Severinos, / que é santo de romaria,

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D.

O trecho “Monjolo / Chorado do Bate-Pilão...” apresenta repetição rítmica, fragmentação sintática e justaposição de imagens — elementos que evocam a linguagem cubista na poesia.

A repetição do som “Bate-pilão” funciona como uma batida constante, quase visual e sonora, criando um efeito de simultaneidade e descontinuidade que lembra os princípios do cubismo literário, como a decomposição do tempo e a repetição cíclica.

Questão 6

A literatura cubista rompe com a linearidade do discurso tradicional, incorporando fragmentação, sobreposição de imagens e recursos visuais. Com base nessa estética, assinale a alternativa que melhor representa uma característica da poesia cubista.

a) Construção de versos longos e contínuos que expressam uma emoção única e crescente.

b) Uso de imagens justapostas e de estruturas espaciais que transformam a leitura em experiência visual.

c) Preocupação com a moral e o enredo para transmitir uma mensagem educativa.

d) Organização estrita em estrofes regulares e rimas consonantes.

e) Redução da linguagem poética a formas coloquiais e populares, sem qualquer experimentação formal.

Gabarito explicado

A alternativa B é correta porque a literatura cubista busca romper com a linearidade lógica e explorar o poema como objeto visual, utilizando fragmentação, justaposição de imagens e arranjos gráficos para expressar simultaneidade e multiplicidade de sentidos.

Essa abordagem é visível em poetas como Guillaume Apollinaire e também em experiências modernas, como Ana Cristina César.

Questão 7

A poesia concreta, surgida no Brasil na década de 1950, compartilha com a poesia cubista algumas estratégias formais e conceituais. Considerando as características desses dois movimentos, assinale a alternativa que aponta para uma convergência entre o cubismo literário e o concretismo.

a) Ambos rejeitam a linearidade sintática e experimentam a fragmentação como forma de expandir o sentido poético.

b) Ambos mantêm o uso tradicional da métrica e da rima, mas com temas modernos e urbanos.

c) O concretismo retoma a estrutura clássica da poesia cubista, mas busca eliminar qualquer aspecto visual em favor da linguagem objetiva.

d) A poesia concreta, assim como a cubista, utiliza o verso livre como meio de retomar a subjetividade romântica.

e) Tanto o cubismo quanto o concretismo buscam a reconstrução da linguagem poética por meio de narrativas simbólicas e mitológicas.

Gabarito explicado

A alternativa A é correta porque tanto o cubismo literário quanto o concretismo desafiam a estrutura linear do discurso tradicional, promovendo a fragmentação da sintaxe e o uso de disposição gráfica para gerar múltiplas camadas de leitura.

Ambos movimentos pensam o poema como um objeto visual e espacial, onde forma e conteúdo se interpenetram.

As demais alternativas contêm elementos parcialmente verdadeiros, mas distorcem pontos centrais: o concretismo abandona métrica e rima (B), valoriza o visual (C), rompe com a subjetividade lírica (D) e evita narrativas simbólicas tradicionais (E).

Estude mais sobre o assunto em: cubismo.

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Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.