Turbine seus estudos!
20% desconto com cupom RETAFINAL

Exercícios sobre estrutura do parágrafo (com gabarito explicado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Aprender a identificar a estrutura de um parágrafo é fundamental para a compreensão e produção de textos claros e bem organizados.

Nestes exercícios, você poderá praticar a identificação do tópico frasal, da ideia central e da progressão das ideias. Com gabaritos explicados, os exercícios ajudam a reforçar a interpretação e o entendimento de como cada parágrafo contribui para o desenvolvimento do conteúdo.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1, 2 E 3

Senado se mobiliza para a COP 30

A realização no Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), encontro mundial sobre mudanças climáticas, mobilizará a atenção dos senadores a partir de agosto. Desde o início de 2025 o Senado tem acompanhado os preparativos para o evento, que será realizado de 10 a 21 de novembro em Belém, e tem sido tema de diligências e audiências públicas.

A principal iniciativa do Senado foi a criação da Subcomissão Temporária para Acompanhamento dos Preparativos da COP 30, instalada em 7 de maio dentro da Comissão de Meio Ambiente (CMA). Com prazo de funcionamento de 300 dias, o colegiado tem a missão de fiscalizar as ações de planejamento, infraestrutura e logística para o evento, acompanhar a atuação de organismos públicos e da sociedade civil, apoiar a formulação de políticas públicas relacionadas ao legado da conferência e monitorar o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/30/senado-se-mobiliza-para-a-cop-30. Acesso em: 27 out. 2025.

Questão 1

No primeiro parágrafo, o autor apresenta informações sobre a realização da COP 30 no Brasil. Qual é a função estrutural predominante desse parágrafo dentro do texto?

A) Desenvolver um argumento de opinião sobre a importância da COP 30.

B) Introduzir o tema e situar o leitor no contexto do evento.

C) Desenvolver o texto com dados sobre a conferência.

D) Relatar opiniões de senadores sobre o meio ambiente.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) Introduzir o tema e situar o leitor no contexto do evento.

O primeiro parágrafo tem função introdutória — apresenta o tema (a COP 30), o local e o contexto, preparando o leitor para as informações detalhadas que virão nos parágrafos seguintes.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

O tópico frasal do primeiro parágrafo é:

A) a COP 30 será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém.

B) o evento será tema de audiências públicas.

C) desde o início de 2025 o Senado discute o evento.

D) a realização da COP 30 mobilizará a atenção dos senadores.

Gabarito explicado

Alternativa certa: D) a realização da COP 30 mobilizará a atenção dos senadores.

O tópico frasal apresenta a ideia central do parágrafo — o fato de que a COP 30 mobilizará a atenção dos senadores. As demais frases apenas desenvolvem e explicam essa ideia principal.

Questão 3

A ideia expressa pelo tópico frasal do primeiro parágrafo transmite:

A) uma informação geral sobre a relevância política da COP 30.

B) uma crítica ao comportamento dos senadores.

C) uma definição do que é a COP 30.

D) uma comparação entre o Senado e outros órgãos.

Gabarito explicado

Alternativa certa: A) uma informação geral sobre a relevância política da COP 30.

Neste caso, o tópico frasal tem função informativa, apresentando a importância e o impacto político da realização da COP 30 no Brasil. Não há opinião nem comparação, apenas informação introdutória.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 4 E 5

7 cafeterias brasileiras estão entre as 100 melhores da América do Sul

Sete endereços brasileiros entraram para a lista inaugural das 100 melhores cafeterias da América do Sul. O ranking The South America’s 100 Best Coffee Shops 2025 foi divulgado no sábado (25) e abrange cafeterias de São Paulo, Rio de Janeiro e de Curitiba.

A cafeteria nacional mais bem colocada é a Cupping Café, que ficou na 8ª posição. Sediada na Vila Madalena, na capital paulista, a cafeteria abriu em 2017 e foca em produtores de café especial do Brasil, como de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Além da loja, a Cupping faz a própria torrefação e fornece para outros negócios.

"É um novo reconhecimento da seriedade do nosso trabalho. Essa distinção por parte de um júri especializado é muito gratificante, já que boa parte deles é nossa referência. Também é muito importante estarmos ao lado de outras cafeterias brasileiras no ranking", diz Gabriel Penteado, barista e mestre de torras por trás da Cupping.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/7-cafeterias-brasileiras-estao-entre-as-100-melhores-da-america-do-sul/#goog_rewarded. Acesso em: 27 out. 2025.

Questão 4

A ideia central do primeiro parágrafo é:

A) o reconhecimento internacional de cafeterias brasileiras.

B) a importância da exportação de grãos nacionais.

C) a descrição do funcionamento do ranking.

D) a avaliação da qualidade dos cafés latino-americanos.

Gabarito explicado

Alternativa certa: A) o reconhecimento internacional de cafeterias brasileiras.

O parágrafo tem como núcleo informativo o fato de que cafeterias brasileiras receberam reconhecimento internacional. As demais alternativas tratam de assuntos que não aparecem ou não são o foco principal do trecho.

Questão 5

A progressão das ideias no texto segue a seguinte estrutura:

A) exemplificação → introdução → desenvolvimento.

B) introdução do fato principal → exemplificação → fechamento com declaração.

C) debate de ideias → contraposição → conclusão avaliativa.

D) crítica → exemplificação → relato pessoal.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) introdução do fato principal → exemplificação → fechamento com declaração.

O texto inicia apresentando o fato principal (as cafeterias reconhecidas), depois exemplifica com o caso da Cupping Café, e fecha com a fala do barista, o que constitui uma sequência típica de introdução, desenvolvimento e encerramento implícito.

Questão 6

“Através de diferentes levantamentos, a Índia é constantemente citada como um dos países mais poluídos do planeta. Calcutá e Déli aparecem no topo do ranking divulgado em 22 de outubro pela organização suíça IQAir, especializada em tecnologia contra a poluição do ar.”

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/cultura/noticia/2025/10/documentario-mostra-imagens-impressionantes-da-poluicao-na-india.ghtml. Acesso em: 28 out. 2025

O tópico frasal desse parágrafo é:

A) Calcutá e Déli aparecem no topo do ranking.

B) a Índia é constantemente citada como um dos países mais poluídos do planeta.

C) a IQAir é especializada em tecnologia contra a poluição do ar.

D) diferentes levantamentos são realizados para medir a poluição.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) A Índia é constantemente citada como um dos países mais poluídos do planeta.

O tópico frasal apresenta a ideia central: que a Índia é considerada um dos países mais poluídos do mundo. As demais informações detalham e exemplificam essa afirmação.

Questão 7

“Ao longo de 112 páginas sem divisões em capítulos, Carpinejar conduz o leitor por uma reflexão sobre libertação e reconexão baseada na ideia de que ‘jamais deve-se voltar a um lugar de onde se esforçou para sair’.”

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2025/10/7279678-autor-propoe-um-manual-do-desapego-no-livro-deixe-ir.html . Disponível em: 27 out. 2025

Nesse parágrafo, a estrutura é marcada por:

A) uma explicação do conteúdo da obra, o que o torna parte do desenvolvimento.

B) uma introdução ao tema principal da notícia.

C) um argumento pessoal do autor do texto.

D) uma descrição do local do evento.

Gabarito explicado

Alternativa certa: A) Uma explicação detalhada do conteúdo da obra, o que o torna parte do desenvolvimento.

O parágrafo aprofundou o tema introduzido, explicando a mensagem central do livro. Por isso, cumpre a função de desenvolvimento do texto.

Veja também:

Parágrafo: o que é, estrutura e quais os tipos (com exemplos)

Tópico frasal: o que é e como identificá-lo (com exemplos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).